Últimas notícias

Integração das políticas do Nordeste é fundamental para vencer a violência, diz Ricardo



O governador Ricardo Coutinho (PSB) voltou a falar sobre a necessidade dos governadores do Nordeste se reunirem para discutir a segurança pública. Segundo explicou, falta apenas definir uma data, mas todos os governadores estão dispostos a participar desta discussão. O dia ainda não foi definido.
"A gente propõe um dia, mas aí fica com dificuldade de um lado, um não pode, o outro não consegue, mas vamos fazer esta discussão. Aliás, vamos dar continuidade a esta discussão", disse.
As reuniões entre governadores da região são comuns, um marco, segundo Ricardo Coutinho, para a integração da política na região. "O Nordeste se tornou a principal referência em gestão coletiva no Brasil. Não há nenhuma postura no país similar à do fórum de governadores da região, que dão uma demonstração de integração e identidade regional", afirmou.
Ricardo destacou que em um período de 30 anos, entre 1980 e 2010, o perfil geográfico dos homicídios cometidos no Brasil mudou e o foco ficou voltado para a região. "Em 1980 mais da metade dos homicídios no Brasil foram cometidos na região Sudeste. O Nordeste foi responsável por apenas 20% deste índice. Em 2010 a situação era diferente. o Sudeste foi responsável por apenas 22% dos homicídios cometidos no país, enquanto que no Nordeste foram 55%. As coisas se inverteram", revelou.
Ele atribui esta inversão ao desmantelamento das forças de segurança e à falta de políticas públicas. "Na Paraíba, por exemplo, esse problema ocorreu e hoje estamos tentando recuperar isso. Temos que buscar realizar políticas públicas, não para fazer milagre ou magia, mas para reduzir indicadores na nossa região como um todo. É a integração das políticas de segurança de toda a região que vai ser fundamental para vencer a violência", concluiu.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!