quarta-feira, 22 de março de 2017

PERIGO! Estudante é esfaqueado a caminho da escola no Sertão por se negar a entregar celular a assaltante

Um estudante de 16 anos seguia para escola localizada no Bairro Santo Antônio, em Patos, quando sofreu uma facada no abdômen. O fato ocorreu na tarde desta terça-feira (21).

O fato aconteceu quando o adolescente caminhava já próximo da escola e foi abordado por um rapaz que anunciou o assalto pedindo o celular da vítima. O estudante teria se negado a entregar, então o assaltante esfaqueou a vítima com um único golpe.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) se deslocaram até o local para socorrer a vítima. De acordo com informações de um dos membros da equipe que estava na Unidade de Suporte Avançado (USA), ambulância do tipo UTI, a vítima teve uma perfuração bastante grave que chegou a expor vísceras.
Após os procedimentos cabíveis do SAMU, o estudante foi imediatamente encaminhado para o Hospital Regional de Patos onde passou por procedimento de urgência no bloco cirúrgico. Relatos dão conta que a vítima não corre risco de morte e está em observação.
Guarnições do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) realizaram diligências para tentar localizar o algoz, porém até o fechamento desta edição ninguém havia sido capturado.

Dupla é detida na PB com 25 bicicletas roubadas que eram vendidas na web

Duas pessoas foram detidas e 25 bicicletas foram apreendidas após uma ação da Polícia civil em uma oficina na cidade de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa, na terça-feira (21). De acordo com o delegado Tércio Chaves, as bicicletas seriam roubadas e as pessoas detidas foram indiciadas pelo crime de receptação.


Segundo o delegado, as bicicletas eram roubadas, estocadas na oficina e em seguida vendidas pela internet. “Nós tivemos a identificação dos veículos por parte de algumas vítimas que confirmaram a comercialização irregular. Começamos um trabalho de investigação, pois não é importante só achar as bicicletas anunciadas e sim chegar em outras e saber como o grupo agia. Aguardamos alguns dias, evoluímos a investigação e chegamos nesta oficina”, explicou.
Ainda de acordo com Tércio Chaves, os dois suspeitos compravam as bicicletas roubadas e faziam a comercialização no local. O delegado pede para que vítimas de roubo de bicicleta compareçam à Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio, na Central de Polícia Civil, em João Pessoa, e levem a nota fiscal do produto para que, caso tenha sido recuperada, a bicicleta seja devolvida aos donos.

Efraim Filho defende fim de foro privilegiado para todos os Poderes da República



“A minha convicção é a de que o foro privilegiado já cumpriu o seu papel histórico, na transição da ditadura à democracia, e não há mais motivos para permanecer na nossa Constituição”. Assim se pronunciou o deputado Efraim Filho, líder do Democratas na Câmara.
O deputado paraibano frisou que essa é a sua opinião pessoal sobre o tema, e lembrou que há diferentes correntes no debate. “Esse é um debate que tem de acontecer e eu acredito que cada parlamentar tem que entrar com a mente para convencer e ser convencido”, disse ele.
Na opinião do líder, porém, o foro privilegiado deveria ser extinto não apenas para funções no Legislativo, mas para todas as funções dos três Poderes da República, excetuando apenas os chefes destes Poderes.
“A preservação dos princípios constitucionais, da harmonia e independência dos Poderes, requer o foro privilegiado para os presidentes do Judiciário, Executivo e Legislativo, mas apenas eles”, opinou Efraim, revelando que, atualmente, há cerca de 22 mil funções com foro privilegiado no Brasil. “A prerrogativa de foro, que deveria ser exceção no país, está praticamente virando regra”, afirmou o deputado paraibano.
Efraim Filho relatou, no ano passado, a PEC 470/05 na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), cujo texto propõe o fim do foro privilegiado para deputados federais e senadores. Ele deu parecer favorável à matéria e a outras onze propostas de emenda à Constituição, apensadas, que tratavam do mesmo tema. A CCJC ainda não votou o relatório do líder.
Questionado sobre a possibilidade de os parlamentares retirarem as assinaturas do requerimento que propõe o fim do foro privilegiado, Efraim disse não acreditar nessa hipótese. “Eu acredito que não tem retorno. É irreversível a discussão dessa matéria. Temos hoje uma vigilância da sociedade e da imprensa que acompanham os passos do Congresso, e não dá para recuar mais em temas como esse”, finalizou ele.

Mundial de kart e cursos profissionalizantes são destaques da agenda de Márcia em Brasília


Nesta terça-feira (21), a prefeita de Conde, Márcia Lucena (PSB), participou de reuniões no Ministério do Trabalho, Ministério do Esporte e na Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Na pauta, a criação de cursos profissionalizantes no município e a Olimpíada Mundial de Kart foram destaques.
No Ministério do Trabalho, a gestora debateu parcerias de cursos profissionalizantes para diversos segmentos sociais no município.
"Nós levamos uma proposta de convênio de vários cursos para diversos segmentos sociais de Conde, envolvendo as mulheres, a juventude, a população Lgbt, os inscritos no CadÚnico, enfim, e o ministro acolheu muito bem e de forma muito positiva nosso projeto e eu estou muito confiante que vai dar certo isso. Além de que ele se comprometeu a partilhar com nosso município algumas inovações que terão no ministério" informou.
Já no Ministério do Esporte, Márcia informou que a reunião foi pautada em torno da Olimpíada Mundial de Kart que acontecerá em novembro de 2018 e que a cidade pretende sediar.
"Nós levamos essa proposta de participar como proponente do evento mundial de kart que acontecerá em novembro de 2018 e junto com o Circuito Paladino nós esperamos trazer pro Conde esse evento que envolve 60 países. O ministro ficou empolgado, foi super solícito e informou que já no mês de maio nos dará o posicionamento sobre essa parceria no valor de R$ 1,3 milhão" pontuou.
Na Funasa, Márcia Lucena informou que existem convênios na cidade sobre os quais eles não tinham conhecimento por conta de não ter sido repassado nada pela gestão anterior, então a reunião serviu para elucidar alguns pontos destes convênios.
"O presidente da Funasa nos passou as informações que precisávamos a respeito de convênios que o município tem e estão paralisados simplesmente por não termos sido informados sobre eles e não tínhamos nem por onde procurar já que são diretos entre o ministério e o município, então ele chamou a atenção para o quanto à cidade é prejudicada quando acontece isso e se colocou disponível para nos ajudar" destacou.
Também participaram das reuniões o secretário de Planejamento de Conde, Flávio Tavares, o deputado federal Wilson Filho, a Secretária de Estado de Representação em Brasília, Maria Suely Santiago e o Secretário Executivo de Representação Institucional do Estado da Paraíba, Adauto Fernandes.
Nesta quarta-feira (22), a prefeita Márcia Lucena visita os ministérios das Cidades e do Turismo.

Oposição na Câmara realiza vistoria em hospital da PMJP com bancada desfalcada



A bancada de oposição ao prefeito Luciano Cartaxo (PSD) na Câmara Municipal de João Pessoa segue o cronograma de fiscalização e vistoria de obras e visitou nesta quarta-feira (22) o Hospital Santa Isabel.
Estiverem presentes o líder da oposição  Bruno Farias (PPS), os vereadores Eduardo Carneiro (PRTB), Humberto Pontes (PTdoB), Tanilson Soares (PSB), Tibério Limeira (PSB), Sandra Marrocos (PSB), Leo Bezerra (PSB) e Marcos Henriques (PT). O vereador João dos Santos (PR) não compareceu.
Para o líder da oposição, “As denúncias apontavam para a falta de trombolíticos, necessário para pacientes que sofrem infarto, e a máquina de hemodinâmica que não foi instalada, que ajuda também no tratamento, colocando o paciente infartado em uma situação complicada”.
Os parlamentares já vistoriaram este ano as obras da Beira-Rio para verificar o atraso na conclusão da obras e questionar a gestão municipal sobre dúvidas na concepção do projeto.
Outro local que também já foi vistoriado pela oposição foi a barreira do Cabo Branco. Os vereadores foram até lá para verificar o efeito das chuvas na erosão e ouviram os pleitos do grupo Amigos da Barreira, que há anos cobra intervenções efetivas no local.

Dia Mundial da Água: Conde realiza atividades nas escolas municipais






Oito escolas da cidade de Conde participam hoje pela manhã e à tarde de ações especiais referentes à passagem nesta quarta-feira (22) do Dia Mundial da Água. As oficinas com crianças e adolescentes serão realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente do município em parceria com a Secretaria de Educação e discutirão o tema central “A água em minha vida”.
A secretária Aurora Costa, do Meio Ambiente, informa que as ações programadas para esta quarta-feira  têm o objetivo de estimular o conhecimento através de diálogos, pesquisas e debates sobre a importância da preservação da água, como evitar desperdício, além de demonstrar aos estudantes sua importância para a vida da sociedade nos aspectos culturais e econômicos.
“O tema central das oficinas que acontecerão hoje terão como tema ‘A água em minha vida’ e serão bastante lúdicas, com muitas brincadeiras”, informa a secretária Aurora, para quem “é preciso cada vez mais despertar a consciência das crianças e da juventude para a necessidade de cuidarmos da água como o bem realmente de grande importância para a vida de todo mundo”, comentou.
Pela manhã, acontecem oficinas em Jacumã (Escola Geni Rufino), Ademário Régis (Escola José Mariz), Conde Centro (Escola João Ribeiro) e Mituaçu (Escola Ovídio Tavares). À tarde, as atividades se realizam em Dona Antônia (Escola Reginaldo Claudino), Guruji (Escola Lina Rodrigues), Boa Água (Escola Abelardo Alves de Azevedo) e Pousada (Escola Manoel Paulino).

Show com a banda "Os Gonzagas" e Feira de Escambo e Mangai são os destaques das comemorações do aniversário de 54 anos do município de Conde

  Feira de Escambo e Mangai e show com a banda “Os Gonzagas” são destaques nas comemorações dos 54 anos de Conde               ...