segunda-feira, 20 de março de 2017

Couto diz que festa da Transposição com Lula e Dilma foi sinal de novo momento



O deputado federal Luiz Couto (PT) avaliou neste domingo, 19, que a festa da Inauguração Popular da Transposição das águas do Rio São Francisco, realizada à tarde em Monteiro, no Cariri da Paraíba, foi o sinal de um novo momento para a política e a democracia brasileiras. "Senti que ali houve um sinal de um novo momento. E ele mesmo, Lula, diz que se for candidato será para ganhar e não apenas para concorrer".
O comentário de Luiz Couto tomou como base o intenso nível de participação popular no evento, que reuniu mais de 50 mil pessoas na cidade de Monteiro. A praça no Centro do município foi tomada por uma multidão que aplaudiu e entoou refrões de elevação ao ex-presidente Lula, chamado de guerreiro do povo brasileiro, e à ex-presidenta Dilma Rousseff.
"O povo foi pagando sua própria passagem. Esteve lá para pedir Lula presidente já e dizer "Fora, Temer". O povo foi agradecer porque aquilo que Lula prometeu, ele cumpriu. Foi um momento de alegria, de agradecimento, com a benção inicial do Padre Djaci Brasileiro e o povo ficou cheio de energia. Saí de lá também muito mais energizado para continuar combatendo esse governo golpista que não conseguiu sequer ter contato com o povo. Só quem estava disposto a bater palmas, pôde chegar perto de Temer", alfinetou Luiz Couto.
Além do parlamentar federal petista, participaram da solenidade os deputados Jeová Campos, Zé Paulo, Doda de Tião, João Gonçalves, Galego Sousa, Inácio Falcão, Anísio Maia, Frei Anastácio, Estela Bezerra, Genival Matias, Adriano Galdino, Hervázio Bezerra e João Henrique. O ex-deputado Charles Camaraense, o deputado licenciado, Buba Germano, a vice-governadora Lígia Feliciano, o deputado federal Damião Feliciano, os senadores Lindemberg Vieira, Gleisi Hoffmann, José Pimentel, Vanessa Grazziotin, ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, os governadores Rui Costa (Bahia); Flávio Dino (Maranhão); Camilo Santana (Ceará) e Wellington Dias (Piauí), o ex-ministro Jacques Wagner, entres outras autoridades políticas, prefeitos, vereadores e lideranças.
 

Veneziano acompanha Ricardo em entrega de obra rodoviária no Brejo

 
O deputado federal Veneziano Vita do Rêgo (PMDB-PB) participou, na última sexta (17), da entrega da Restauração da PB-111, trecho entre Araruna - PB e Cacimba de Dentro, junto com o Governador Ricardo Coutinho, Prefeito Nelinho Costa, Deputado Estadual Tião Gomes, a ex-Deputada e atual Suplente de Senadora Nilda Gondim e demais autoridades do município.
 
Veneziano também vistoriou as obras da construção do Hospital Regional Estadual de Cacimba de Dentro, que conta com emenda de R$ 1 milhão de sua autoria.
 
Segundo Veneziano, a Restauração da PB-111 interliga os municípios de Araruna e Cacimba de Dentro ao entroncamento da PB-105, com 37,3 km, contabilizando a 120ª obra rodoviária da atual administração. "Esse tipo de obra traz um grande alcance social e econômico na região, gerando mais emprego e renda e melhoria da qualidade de vida da população local", disse Veneziano.
 
Na vistoria às obras do Hospital Regional Estadual de Cacimba de Dentro, Veneziano estava ao lado do prefeito Nelinho. Segundo ele, a verba fruto de emenda de sua autoria será usada numa obra que, quando concluída, integrará a Rede Estadual de Hospitais e será responsável por atender pacientes de toda uma região onde fica a cidade de Cacimba de Dentro, no Agreste do Estado.
 
Além dos moradores de Cacimba de Dentro, Veneziano lembrou que moradores de municípios como Araruna, Casserengue, Cuité, Damião, Solânia, dentre outros, frequentemente tem que se deslocar cerca de 80 km até o Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, quando necessitam de um atendimento mais especializado.

Pedro defende reforma da máquina pública, antes da reforma da previdência

 
O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) defendeu que o Governo Federal faça a reforma na máquina pública, antes de realizar reformas como a da previdência e a trabalhista. Para o deputado, é necessário cortar gastos e privilégios e não cortar amparo social, prejudicando diretamente a população.
 
"Não voto a favor da reforma da previdência na forma proposta pelo Governo. Assim como está claro que é preciso reformar, também é óbvio que existem outras reformas mais urgentes. Redução do custo da Câmara, do Senado, da Presidência, das Assembleias, Câmara de Vereadores, Judiciário", afirmou o deputado.
 
Dentro da reforma da previdência, o deputado se posiciona contra as modificações nas aposentadorias dos agricultores, porém reconhece a necessidade de mudança em outros aspectos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 287). Para Pedro, mexer na aposentadoria do trabalhador rural é contribuir para as desigualdades sociais.
 
"Estaremos reformando um instrumento de combate às desigualdades, um deles é a aposentadoria do trabalhador rural. Não contem comigo para alterar isso, porque para mim seria uma distorção enorme, mexer em um ponto que afeta o lado mais frágil de uma camada social", afirmou o parlamentar.
 
Outro ponto questionado pelo deputado é quanto a idade mínima. "Eu não concordo com a idade mínima de 65 anos, a gente pode trabalhar nisso. A Previdência Social é um instrumento de combate à desigualdade e precisamos avaliar com cuidado qualquer modificação", disse o deputado.
 
De acordo com Pedro, o PSDB está elaborando um documento para expor a opinião da bancada sobre as mudanças expostas na PEC. "O PSDB se preocupou com as reformas e realizou palestras com especialistas sobre os temas. Estamos produzindo um documento para colocar as posições do partido, de todos os quesitos que estão sendo abordados", disse.

Sine oferta 191 vagas de emprego em cinco cidades da Paraíba

Cinco cidades da Paraíba estão com 191 vagas de emprego estão sendo ofertadas nesta segunda-feira (20), pelo Sistema Nacional de Empregos na Paraíba (Sine). As oportunidades estão distribuídas nas cidades de João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Guarabira e Cajazeiras.

saiba mais

Entre as vagas ofertadas estão técnico de manutenção industrial, operador de caixa, torneiro mecânico, inspetor técnico de qualidade e promotor de vendas. Para as pessoas com deficiência tem oportunidade de emprego como auxiliar de linha de produção.

Os interessados devem procurar a sede do Sine Municipal das respectivas cidades, munidos de documentos como RG, CPF e Carteira de Trabalho. Confira abaixo a lista com todas as vagas de trabalho disponíveis.

Sine João Pessoa
30- auxiliar de linha de produção (pessoas com deficiência)
01-carpinteiro
06-costureira em geral
02-mecânico de automóvel
01-montador
01-operador de caixa
05-representante comercial
01-torneiro mecânico
50-técnico de manutenção industrial (curso técnico)
02-vendedor pracista

Sine Campina Grande
01- atendente de farmácia
01- auxiliar e escritório
05- auxiliar de limpeza
04- fiscal e transporte
01- inspetor técnico de qualidade
01- jardineiro
01- manicuro
15- pedreiro (pessoas c/deficiência)
10- servente de pedreiro (pessoas c/deficiência)
01- técnico de telefonia
06- vendedor pracista
01- vendedor porta a porta

Sine Santa Rita
05- ajustador mecânico
05- cozinheiro geral
05- eletricista
05- soldador
03- telefonista

Sine Cajazeiras
01- promotor de vendas
01- vendedor pracista

Sine Guarabira
20- costureira em geral

Presidente do PSDB na PB defende fim do foro privilegiado para autoridades

 
O presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, declarou nesta segunda-feira (20) que é favorável ao fim do foro privilegiado para autoridades. “Essa é a posição do partido e também a minha. A bancada foi orientada a assinar o requerimento para colocar o tema em debate no Senado” afirmou.
 
O tucano reconheceu como legítima a cobrança da sociedade em querer o fim do foro especial por prerrogativa de função e disse que o PSDB já definiu que será favorável  à proposta de emenda Constitucional, de autoria do senador Álvaro Dias (PV-PR), já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
 
“O fim do foro privilegiado é, sem dúvida, uma das principais cobranças da sociedade após os escândalos da Lava Jato e o Congresso saberá ouvir a voz das ruas”, ressaltou Ruy, que considera o debate um avanço das conquistas sociais.
 

Levantamento aponta que gestão anterior deixou 34 obras inacabadas em Conde; 80% delas com os convênios vencidos


A Prefeitura Municipal de Conde, através da Secretaria de Infraestrutura, realizou um mapeamento de todas as obras municipais que se encontram paralisadas na cidade. O intuito do levantamento, de acordo com o secretário de Infraestrutura Fabiano Medeiros é tentar conseguir aditivo de prazo pelo governo federal para que as obras sejam retomadas.

Fabiano ainda informou que a prefeita Márcia Lucena viajou à Brasília para realizar reuniões nos Ministérios na busca da dilatação do prazo para o retorno das obras que são essenciais ao Conde.

"Estamos fazendo um levantamento de todas as obras paralisadas na cidade que foram herdadas da gestão passada. São cerca de 34 convênios onde em média 80% delas se encontram com o prazo de validade vencido, ou seja, os recursos destinados para a obra estão bloqueados. Então a prefeita Márcia viajou para Brasília para buscar o retorno destas obras com aditivo de prazo pelo governo federal," explicou.

Fabiano ainda informou que as obras que se encontravam ainda dentro do prazo já foram retomadas pela prefeitura.

"Outras obras que os prazos ainda estão em condição vigente, nós já começamos a retomar as obras como é o caso do abastecimento de água do distrito de Gurugi e as UBS de Mata da Chica e do Centro de Conde" revelou.

Com relação a outro anseio da população, a UPA da cidade, o secretário declarou que além do prazo determinado para a obra, a gestão anterior ainda teve uma dilatação de 210 dias, mas mesmo assim, o prazo para a conclusão da unidade de saúde venceu.

"A UPA nós encontramos ela com o convênio vencido apesar do aditivo de 210 dias, então a prefeita Márcia também vai tentar em Brasília ver se consegue mais um aditivo de prazo para que possamos dar continuidade a UPA. Também está sendo feita uma auditoria,

pois foi verificado desvio de finalidade de verba e precisamos de uma parecer técnico para saber se esse desvio é legal" pontuou.

O secretário ainda destacou a transferência que a gestão de Márcia Lucena está trazendo para a cidade de Conde.

"A prefeita e todos nós que fazemos parte do secretariado estamos preocupados com a legalidade das obras, por isso procuramos prestar esclarecimento à população de Conde pra que eles entendam que ninguém vai deixar nenhum 'elefante branco', mas que precisamos primeiramente saber exatamente o que acontece no nosso município" concluiu.

Prefeitura de João Pessoa paga folha de março nos dias 30 e 31

Os servidores da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) receberão os salários do mês de março nas próximas quinta e sexta-feiras, dias 30 e 31, respectivamente. O anúncio foi feito pelo prefeito Luciano Cartaxo.
Na segunda-feira (30), recebem a remuneração os aposentados e pensionistas da administração municipal. No dia seguinte será a vez dos servidores da ativa de todas as secretarias e demais órgãos da gestão.

Mulher é baleada e adolescentes são agredidos durante assalto a ônibus em JP

Uma mulher de 53 anos e dois adolescentes de 16 foram feridos por bandidos durante assalto a um ônibus, na madrugada desse domingo (19), em João Pessoa.
Segundo a Polícia Militar, o crime foi praticado por dois homens e uma mulher. O trio pegou o transporte coletivo no bairro Altiplano e, ao chegar à Avenida Beira-Rio, anunciou o assalto. “Uma passageira que iria descer do ônibus acabou sendo baleada, pois os criminosos acharam que ela queria escapar do assalto”, informou o capitão Sousa, do 1º Batalhão da PM. Dois adolescentes que também estavam no ônibus foram agredidos com coronhadas.
As vítimas foram levadas para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Segundo boletim divulgado na manhã desta segunda-feira (20), um adolescente recebeu alta no fim da noite. O outro menor e mulher seguiam internados, em situação regular.
Testemunhas informaram à Polícia Militar que os bandidos fugiram com direção à Lagoa do Parque Solon de Lucena. Segundo a PM, eles roubaram pertences dos passageiros. Rondas foram realizadas na região, mas nenhum suspeito foi preso.

Suspeito é espancado por fiéis após tentar roubar igreja evangélica na PB


Um homem terminou preso, na noite desse domingo (19), após tentar roubar uma igreja evangélica no bairro São José, na cidade de Campina Grande, a 130 quilômetros de João Pessoa. 

De acordo com informações do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), o suspeito violou a porta da igreja e tentou roubar uma TV de 60 polegadas. Nesse momento, o homem foi detido e espancado pela população, que acionou a polícia.

O suspeito foi preso e autuado por furto após ser conduzido à delegacia para prestar depoimento. 

A ocorrência foi registrada por volta das 23h20.

Jovem é preso escondido em rio após roubar carro e trocar tiros com a polícia na Grande JP


Um jovem de 21 anos acabou preso, na noite desse domingo (19), escondido dentro do rio Jacaré, em Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, após participar de um roubo a veículo no bairro do Bessa, na Capital. Além dele, outro jovem é procurado pela polícia suspeito de ter participado do crime.

De acordo com informações da Polícia Militar, o automóvel foi visto por um policial, que iniciou uma perseguição à dupla. Na fuga, a dupla realizou disparos contra a viatura da polícia. Os jovens abandonaram o automóvel nas proximidades do Pôr do sol de Jacaré, e tentaram fugir a pé. Um deles foi preso escondido dentro do rio, entre os barcos. O outro conseguiu fugir. 

O carro foi recuperado e o jovem preso conduzido à Central de Polícia, em João Pessoa, juntamente com a vítima para prestar depoimento. A polícia também apreendeu três celulares em poder do suspeito.

A polícia realizou buscas pela região, mas até o fechamento desta matéria o outro suspeito não havia sido preso.

Em visita a Monteiro, Lula manda recado para adversários: “Eles peçam a Deus para eu não ser candidato”

Apesar dos rumores de que a visita do ex-presidente Lula à Paraíba, neste domingo (19), serviria como lançamento da sua pré-candidatura à Presidência não terem sido confirmados, o ex-presidente não evitou falar de 2018 e, durante discurso, mandou recado para os seus opositores.
“Se eles quiserem brigar comigo, vão brigar comigo nas ruas desse país. Eu aprendi a andar de pescoço esticado, cabeça erguida e se vocês que querem me prejudicar, criem vergonha e não prejudiquem o Brasil. Eles peçam a Deus para eu não ser candidato, porque se eu for é para ganhar e trazer de volta à alegria deste país”, disse Lula.
O ex-presidente relembrou a luta até o início da transposição, e disse que foi o primeiro governo a pensar verdadeiramente na viabilidade da obra.
“Quando eu me elegi, fiquei pensando em fazer a transposição, mas nunca prometi, como outros fizeram. Teve presidente que chegava em um estado e falava que era a favor da transposição, chegava em outro estado dizia que era contra. Tivemos que provar que o povo nordestino era o verdadeiro dono do Rio São Francisco. O meu governo foi o primeiro que pensou de verdade na transposição. E não é porque eu sou bonzinho, é porque eu já carreguei lata d’Água na cabeça”, afirmou.
Lula agradeceu a todos que apoiaram e trabalharam pela transposição, mas não esquivou-se de tecer críticas ao Governo Federal. Segundo o petista, desde o impeachment de Dilma Rousseff que o eixo norte da obra está paralisado.
“Temos que ficar apertos. O Eixo Norte está parado desde que aconteceu o golpe. Eles não sabem o sofrimento do povo trabalhador. Eles dizem que eu venho no nordeste porque o povo é ignorante. Ignorante são eles. Eu nunca tirei nada de ninguém. E eu quero que o povo nordestino seja tratado com dignidade e respeito. Não sei quanto tempo de vida eu tenho, mas ainda que eu tenha um minuto, vou dedica-lo a levantar a moral do povo pobre deste país”, terminou.
Ao lado de Dilma, dos senadores Lindbergh Farias, Gleisi Hoffmann, Humberto Costa, dos governadores Ricardo Coutinho, Rui Costa (BA), e do ex-governador Jarques Wagner (BA) e o prefeito de São Paulo Fernando Haddad, além de deputados, prefeitos e autoridades, os petistas participaram de ato público para comemorar a inauguração das obras do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco. Na ocasião, Dilma e Lula receberam a Medalha Epitácio Pessoa, a mais alta comenda da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). 

Prefeita de Conde discute medidas para ampliar a segurança no município

  A prefeita de Conde Márcia Lucena reuniu-se na manhã desta terça-feira (5) com autoridades policiais do Estado para discutir a amp...