quarta-feira, 15 de março de 2017

Menino de 14 anos tira a própria vida por meio de enforcamento na Paraíba

 
Um Menino de 14 anos tirou a própria vida por meio de enforcamento, na tarde da última segunda-feira (13), em João Pessoa. A Vítima tinha vários parentes que residem nas Cidades de Bonito de Santa Fé e Monte Horebe, no Sertão da Paraíba.
De acordo com informações, os pais do garoto residem atualmente na Capital. Ainda não se sabe o motivo que levou o Menino a cometer o tresloucado gesto. A Vítima foi sepultada nesta terça-feira (14) com muitas lágrimas e comoção.

Falha em bomba faz água chegar à Paraíba pela metade, diz MP


 
Uma das duas bombas da Estação Elevatória 6, em Sertânia, município de Pernambuco, que joga a água para a Paraíba. sofreu trepidação além do normal e, para evitar dano maior, ela foi retirada e encaminhada para a fábrica, em São Paulo, para correção da vibração. Por isso, a vazão da água para a Paraíba está em 4,5 metros cúbicos por segundo (sendo feita por uma bomba) e não os nove metros cúbicos previstos no projeto. A informação é do procurador de Justiça Francisco Sagres. 
 
Membros do Comitê de Gestão da Crise Hídrica do Ministério Público da Paraíba participaram, essa semana, de uma reunião no Ministério da Integração Nacional, em Brasília, sobre a transposição do rio São Francisco. Além do procurador de Justiça Francisco Sagres, participaram o procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, e o responsável pelo projeto da transposição, Antônio de Pádua.
 
De acordo com o procurador Francisco Sagres, entre os assuntos abordados estava a questão das bombas da Estação Elevatório 6, em Sertânia, que jogam a água para a Paraíba. Ele salientou que não existem duas bombas quebradas.
 
Ele ressaltou que a bomba encaminhada a São Paulo deve retornar da fábrica em 10 dias, o que vai proporcionar uma vazão de nove metros cúbicos. “A fábrica já está trabalhando na bomba e tudo está sendo acompanhado por um engenheiro mecânico”, acrescentou Sagres. O procurador informou ainda que essa situação ocorreu antes da inauguração da transposição, ocorrida em Monteiro, na última sexta-feira (10).
 
Ainda segundo o procurador, a barragem de Barreiro, em Pernambuco, está enchendo gradativamente, para evitar qualquer dano, já que, no início do mês, houve um vazamento. Porém quando a barragem, juntamente com os reservatórios de Campos e Barro Branco, estiver cheia, a água vai fluir naturalmente, sem necessitar de bomba.
 
Francisco Sagres disse ainda que nada disso vai alterar o prazo para a água chegar a Campina Grande. Ele ressaltou que o açude de Poções já está quase cheio e, dentro de dois dias, as águas devem passar pelo sangradouro. “Esclarecemos à população que nada de anormal está acontecendo. Tudo transcorre normalmente”, concluiu.
 
Na próxima semana, o procurador Francisco Sagres vai visitar o município de Monteiro e os açudes de Poções e Camalaú para acompanhar a situação.
 
 
ParlamentoPB com MPPB

Delegacia da Mulher na PB comemora 30 com sessão especial na Assembleia


Os 30 anos da implantação da 1ª Delegacia da Mulher na Paraíba foram comemorados durante uma sessão especial no Plenário José Mariz na Assembleia Legislativa do Estado. A sessão, de propositura da deputada Estela Bezerra (PSB), contou com a presença do secretario da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, do delegado Geral da Polícia Civil, João Alves Albuquerque, da coordenadora das Delegacias da Mulher, delegada Maisa Felix, além de outras autoridades e policiais civis. 
 
A deputada Estela Bezerra justificou a homenagem falando das lutas enfrentadas pelas mulheres que durante muitos anos foram vítimas da violência porque a sociedade tratava esses crimes com negligência e até com naturalidade. “As Deams, Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher são o resultado de uma luta histórica das mulheres por igualdade de direitos e proteção, sendo a primeira política pública específica e jurídica ao enfrentamento da violência contra a mulher”, disse a deputada.
 
A primeira Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da Paraíba foi criada no ano de 1987, na cidade de João Pessoa, a terceira do Brasil. Hoje são 13 Deams, duas em João Pessoa, Picuí, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Bayeux, Cabedelo, Guarabira, Santa Rita, Monteiro, Patos e Mamanguape, além de dois Núcleos de Atendimento à Mulher instalados nas cidades de Queimadas e Esperança. A equipe é formada por delegadas, agentes de investigação, escrivães e psicólogos, preparados para um atendimento humanizado as vítimas de violência.
 
Receber esta homenagem, segundo a delegada Maísa Felix, foi um momento de muita felicidade. “O reconhecimento da maior representação que é o Poder Legislativo a nossa instituição que há 30 anos vem lutando todos os dias incansavelmente para fortalecer as políticas públicas de combate a violência doméstica é muito importante. Isso só mostra que estamos no caminho certo e nos motiva ainda mais a continuar amparando estas vítimas que têm procurado a nossa delegacia. As mulheres hoje não se calam, elas acreditam nos programas que vêm sendo desenvolvidos para elas”, falou a coordenadora das Deams.
 

Aguinaldo conversa com líderes e diz que Reforma da Previdência é necessária


O líder do Governo na Câmara, o deputado Aguinaldo Ribeiro começou a conversar separadamente com os líderes dos partidos na Casa sobre a proposta de reforma da previdência. O Primeiro encontro foi com o líder do PMDB, deputado Baleia Rossi, seguido do líder do PSDB, Ricardo Tripoli. A agenda continua com o PSB e o PSD. 
 
"Esse é o momento de diálogo. Vamos ouvir os parlamentares e tirar as dúvidas. Esse é o momento de mais ouvir do que falar. Essa reforma tem muitos detalhes que precisam ser esclarecidos. Há muitas dúvidas e alguma desinformação", pontuou. 
 
O mesmo tema foi discutido no café da manhã na residência oficial do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, com a presença do ministro Antônio Imbassay, da Secretaria de Governo da Presidência da República. 
 
Ainda pela manhã, o líder participou de uma reunião no Palácio do Planalto com o ministro Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Também participaram da reunião o Secretário Nacional da Previdência, Marcelo Caetano, o presidente da Comissão da Reforma da Previdência, Carlos Marun (PMDB-MS) e o relator da proposta Arthur Maia. 
 
Aguinaldo disse que a reforma da previdência  é necessária para garantir o desenvolvimento do país. 
 
"Essa reforma não  está sendo proposta porque desejamos, mas porque é necessária para que o Brasil continue solvente" , disse.

Secretaria de Educação promove concurso de redação nas escolas municipais de Conde.


 
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Conde, está realizando nas escolas da rede municipal de ensino, um concurso de desenho e redação com a temática “Mulheres”. O concurso faz parte das ações do “Março da Cidadania”, promovida pela Coordenadoria de Mulheres em comemoração ao mês da mulher. Os desenhos e redações devem ser entregues na sede da Secretaria até a próxima sexta-feira (17).
Os alunos matriculados no Ensino Fundamental I (anos iniciais) e EJA (Ciclos I e II) participam da categoria desenho, com o tema “Uma Mulher em Atividade”. Os matriculados no Ensino Fundamental II (anos finais) e da EJA (Ciclos III e IV) vão participar na categoria redação dissertativa, onde o aluno vai escrever um texto com no mínimo 25 e no máximo 30 linhas com o tema “Mulher que Faz História”.
De acordo com a Secretária de Educação, Professora Cida Uchôa, “o concurso tem como objetivo, homenagear as mulheres, além de revelar os talentos existentes nas escolas e estimular o debate e a reflexão sobre o tema”, disse.
Depois que as turmas finalizarem as produções dos desenhos e das redações, cada escola vai criar internamente uma comissão que vai selecionar os três melhores desenhos e redações e entregar na Secretaria de Educação para que sejam avaliados pela comissão julgadora do concurso. Haverá uma premiação para os três primeiros colocados nas duas categorias. O resultado final será divulgado no dia 24 de março, durante uma solenidade na sede da SEDEC.

Dupla com fardamento da Cagepa realiza arrastão em mercadinho na PB

Dois homens, usando o fardamento da Cagepa, realizaram, nessa terça-feira (14), arrastão a um mercadinho no bairro Sandra Cavalcante, em Campina Grande, a 130 quilômetros de João Pessoa.

De acordo com informações do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), a dupla chegou ao estabelecimento em uma motocicleta armada com revólveres. Dentro do estabelecimento, os suspeitos roubaram todo o dinheiro do caixa, um celular de um cliente e maços de cigarro. A quantia roubada não foi divulgada.

Após o assalto, os homens fugiram em direção ao bairro do Tambor.

A polícia foi acionada e iniciou buscas na região, mas até o fechamento desta matéria ninguém havia sido pre
so.

Corpo de jovem é achado mutilado e com marcas de tiros em riacho na PB

Um jovem de 18 anos foi encontrado morto em um riacho localizado entre os municípios de Olivedos e Pocinhos, Agreste paraibano, na madrugada desta quarta-feira (15).

Segundo divulgado pelo Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) da Polícia Militar, o corpo apresentava um corte na região do tórax e a traqueia estava exposta. De acordo com a perícia, isso significa que os criminosos tentaram decapitar a vítima.
O jovem também foi atingido por quatro tiros e teve uma das orelhas decepadas. A perícia mostrou que as armas de fogo usadas para balear a vítima foram uma espingarda calibre 12 e uma arma portátil calibre 38.
Ainda conforme a Polícia Militar, o corpo da vítima foi encontrado por um caçador, a 1.500 metros de distância do local onde ela morava. Até a publicação desta matéria, não havia informações sobre motivação ou identidade de suspeitos.

Municipalização do trânsito está na fase final na cidade de Conde



 
Os trâmites para a municipalização do trânsito na cidade de Conde já estão avançados, com toda a parte burocrática concluída, restando apenas mais uma visita técnica do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) para que este possa vistoriar as adequações realizadas na cidade, emitir e encaminhar a autorização junto ao Conselho Nacional de Trânsito.
De acordo com informações do comandante da Guarda Municipal de Conde, Sérgio Carneiro, após essa vistoria, leva cerca de 15 dias para que o Contran emita a autorização para a municipalização. 
"Já existia uma lei de trânsito na nossa cidade, mas ela não estava adequada a nossa realidade atual, então nós readequamos essa lei, fizemos todas as adequações no município e entramos em contato com os órgãos de regulamentação de trânsito, concluindo desta forma o processo de legislação, estamos agora esperando a nova visita do Cetran para poder receber essa autorização junto ao Contran" declarou. 
Ainda segundo Sérgio, a população de Conde vinha sofrendo por conta do caos instalado no trânsito do município e, com a municipalização, além da regulamentação do trafego na cidade, haverá mais rapidez na resolução das ocorrências no trânsito. 
"Todos esses anos nós padecemos com o trânsito caótico da nossa cidade e com a municipalização vai ser diferente. A equipe será composta por agentes da guarda municipal que já orientam o trânsito onde o fluxo é mais intenso e essa fiscalização foi permitida através do Estatuto das Guardas Municipais e por decisão do Supremo Tribunal Federal, que concedeu à guarda municipal a atribuição de também orientar e fiscalizar o trânsito, então há legitimidade para tal ação" informou Sérgio Carneiro. 
A municipalização do Trânsito envolve a estruturação administrativa, a preparação técnica e a adequação legal de um município às normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e ao disposto no Código de Trânsito Brasileiro.

Prefeita de Conde discute medidas para ampliar a segurança no município

  A prefeita de Conde Márcia Lucena reuniu-se na manhã desta terça-feira (5) com autoridades policiais do Estado para discutir a amp...