terça-feira, 7 de março de 2017

No Conde semana da mulher ganha programação especial confira




Hoje pela manhã esteve em entrevista ao nosso sistema de rádio J.A a coordenadora  da mulher a jovem Jaciara. Que nos trouxe as informações necessárias de como será feita a programação do dia internacional da mulher na cidade de Conde .
Jacira diz que amanhã haverá encontro das mulheres na Praça Pedro Alves inicio das atividades as 7:00 com um delicioso café da manhã ao som de Cida Alves que vai tocar musicas agosto da mulherada a programação segue.
A partir das 9hs estaremos na sessão solene especial na casa do povo ou seja na Câmara Municipal de Conde Casa Comendador Cícero Leite. Em seguida Faremos  atividades nas escolas, onde  envolveremos os alunos e professores nessas atividades. Essa ação será estendida durante todo o mês de Março oferecendo  assistência as mulheres , contaremos com a feira da cidadania nos dias 09 e 10 e  neste sábado além do movimento  cidadania, receberemos o Empreender  contaremos com uma equipe do banco de sangue do Hemocentro, onde  as pessoas poderão esta verificando sua saúde fazendo alguns testes de sangue e quem quiser salvar vidas aproveita para fazer sua doação de sangue. Esta é uma parceria da secretária da mulher.

Dias 11 e 13 estaremos no Conjunto Ademário Régis e Assentamento dona Antônia e localidades vizinhas com palestra sobre violência da mulher e com disponibilidade de serviço  da advogada Maísa, na associação local, já na Pousada  do Conde na associação dia 25 com uma atividade importante


A Câmara Municipal Casa Comendador Cícero Leite da cidade de Conde na Paraíba marcará o dia internacional da mulher com uma sessão solene especial, será realizada neste dia 08 as 7:00 da manhã. Com a participação da Coordenadora da Mulher Jacira. 

O IPAM de Conde disponibiliza informes de rendimentos para Declaração de Imposto de Renda 2017

 
A direção do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Conde (IPAM), informa a todos os beneficiários que já estão disponíveis na sede do órgão, os Comprovantes de Rendimento Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na fonte. De acordo com o comunicado emitido pelo órgão, os comprovantes são de extrema importância para a Declaração de Imposto de Renda de Pessoas Físicas. Segue na íntegra o comunicado emitido pelo Instituto:
IMPOSTO DE RENDA 2017 – IPAM DISPONIBILIZA INFORMES DE RENDIMENTOS

“O Instituto de Previdência e Assistência do Município de Conde comunica aos seus beneficiários que já se encontram disponíveis os Comprovantes de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte para efeito de Declaração de Imposto de Renda de Pessoas Físicas do Exercício 2017, Ano-Calendário 2016.
Os comprovantes serão retirados na sede do Instituto, localizado à Rua Ovídio Alves, 277, Centro, Conde-PB, no horário de 07h30min às 12h30min h.”.
            A entrega da Declaração de Imposto de Renda 2017 começou no último dia 02 de março e encerra no dia 28 de abril. Neste ano, precisam entregar a Declaração de Imposto de Renda 2016 (ano base), as pessoas físicas residentes no Brasil que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2016. O valor aumentou 1,54% em relação ao ano passado, embora a tabela do Imposto de Renda não tenha sofrido correções em 2016.
Informações da SECOMD

8ª edição da Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agro ecologia chega esse ano ao Brejo paraibano

A oitava edição da Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agro ecologia chega esse ano ao Brejo paraibano. A expectativa é de que mais de 5 mil camponesas se reúnam em Alagoa Nova, nesta quarta-feira (8). Na pauta, há reivindicações como a cultura e o fim do estupro e contra a reforma da Previdência Social.


A marcha também vai lembrar o papel histórico e as conquistas das mulheres agricultoras. A concentração será no Parque Manoel Pereira, que fica no bairro Mário Lima, a partir das 8h.
Haverá animação e acolhida às caravanas, além da apresentação de uma peça, encenada pelo Grupo de Teatro Amador do Polo da Borborema. Este ano, o espetáculo tratará sobre o estupro, com a peça “Zefinha não tem culpa!”.
Por volta das 10h, a marcha deve ganhar as ruas da cidade seguindo pela Rua João Pessoa, com destino à Praça João Pessoa, próximo à Igreja Matriz de Santa Ana, no Centro. A atividade contará com a participação da cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá, que fará o show de encerramento do evento e a animação antes da caminhada.

Na Paraíba campanha de vacinação começa ainda este mês

O calendário de vacinação deste ano será iniciado, neste mês, pelo Ministério da Saúde, com a realização da campanha nacional para imunização do público adolescente, principalmente contra o HPV e Meningocócica C (conjugada). Na oportunidade, as autoridades de Saúde também irão reforçar as indicações já estabelecidas na rotina de vacinação.
Este ano, a vacina HPV segue para as meninas de 9 e menores de 15 anos. A novidade é que ela será ampliada para os meninos de 12 a 13 anos de idade.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, tanto a HPV, quanto a Meningocócica C são disponíveis o ano todo. Ela lembrou que o objetivo da iniciativa é o de prevenir casos de cânceres de pênis, de orofaringe e verrugas genitais. “Além disso, por serem responsáveis pela transmissão do vírus em suas parceiras, ao receberem a vacina, os homens colaborarão com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres, prevenindo também casos de cânceres de boca, orofaringe, bem como verrugas genitais”, explicou.

A partir deste ano, a vacina HPV também estará disponível para homens e mulheres convivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico ou radioterápico, de 9 a 26 anos. Para este grupo é fundamental a prescrição médica para atendimento nos serviços do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie). Já o reforço da vacina meningocócica C (conjugada) estará disponível para adolescentes (meninos e meninas) de 12 a 13 anos de idade. Campanha Nacional Contra Influenza
 O Ministério da Saúde preparou a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza no período de 10 de abril a 19 de maio, sendo 6 de maio o dia de mobilização nacional. O público-alvo da campanha corresponde a 54,3 milhões de pessoas – para tal, serão disponibilizadas 59,7 milhões de doses da vacina. Na Paraíba, a população alvo corresponde a 1.069.972 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.
Para este ano, outra novidade é a inclusão dos professores do ensino básico (Ensino Regular, Especial e/ou Educação de Jovens e Adultos) e superior das escolas públicas e privadas.

Além dos professores, serão vacinados indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Segundo semestre
No período de 11 a 22 de setembro, sendo 16 de setembro o dia de mobilização nacional, as atividades seguem com a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e de Adolescentes menores de 15 anos de idade.

Absurdo: Despejo de esgoto clandestino nas praias de J.Pessoa prefeitura é notificada

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) convocou a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) para prestar esclarecimentos, nesta terça-feira (7), sobre o esgoto que vem sendo lançado de forma clandestina na orla marítima de João Pessoa, poluindo principalmente as praias de Tambaú, Manaíra, Cabo Branco e Bessa. O conselheiro Nominando Diniz disse que notificou a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) a comparecer, amanhã, para passar a questão a limpo e para que se chegue à solução para o problema.
Na sua defesa junto ao TCE, a prefeitura tem responsabilizado a Companhia de Águas e Esgoto do Estado (Cagepa) pelo despejo de esgoto na orla, mas a Cagepa afirma que a competência para fiscalizar a irregularidade é da prefeitura, por se tratar da rede de galerias pluviais.
A reunião no TCE nesta terça-feira (7) será presidida pelo presidente do TCE, conselheiro André Carlo Torres. A medida foi acertada entre os conselheiros Nominando Diniz, que é relator das contas de 2017 da PMJP, e o conselheiro Marcos Costa, relator das contas da Cagepa. Ambos os relatores estarão presentes nessa reunião.
Os esgotos estão sendo lançados principalmente em três pontos do trecho entre Bessa e Cabo Branco, segundo explicou o conselheiro Nominando. O primeiro despejo ocorre em frente ao Bar do Cuscuz, em Cabo Branco; outro em frente ao Hotel Verde Green, entre Tambaú e Manaíra; e ainda no Bessa. Nominando ressaltou que o problema tem trazido prejuízos ambientais e à saúde pública, com a poluição das praias pessoenses.
A Cagepa cuida da rede de esgotos e a prefeitura da rede de galerias pluviais. Os problemas citados pelo Tribunal de Contas são em galerias pluviais, portanto, de competência da prefeitura”, esclareceu o diretor da Cagepa.
José Mota acredita que as galerias pluviais da prefeitura devem estar recebendo esgotos por meio de ligações irregulares.

Prefeito da cidade de Alhandra convoca mais 32 aprovados no concurso público

Renato Mendes (DEM), prefeito da cidade de Alhandra na Paraíba, convocou através do Diário Oficial do Município, publicado nesta segunda-feira (6), mais 32 aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura Municipal nos dias 21 e 28 de agosto de 2016, pela administração passada, no intuito de preencher 300 vagas, para cargos de nível fundamental incompleto, médio, técnico e superior.
Em pouco mais de dois meses de gestão, o prefeito já soma 83 convocações para preenchimento de vagas, em detrimento da gestão anterior que realizou o Concurso há mais de seis meses e não convocou um nome sequer.
Os primeiros convocados foram na área de educação, a segunda convocação foi para supervisores escolares e médico psiquiatra. Nesta terceira convocação auxiliares de serviços gerais e motoristas tiveram seus nomes oficializados.
“Até 31 de dezembro do ano passado a administração que realizou esse concurso não chamou nenhum aprovado. Mas, não teremos nossa gestão inviabilizada por isso, estamos cumprindo a lei, sem esperar os dois anos da validade do concurso e já convocamos 83 aprovados. Amanhã serão mais 28 nomes convocados, totalizando 111 vagas preenchidas das 300 disponibilizadas”, disse o prefeito Renato Mendes.
De acordo com o Diário Oficial, os convocados terão 30 dias úteis para realizar os exames médicos e apresentar a documentação necessária na Secretaria da Administração Municipal, situada na Rua Presidente João Pessoa, 66, Centro, Alhandra, no Litoral Sul paraibano, a partir da nomeação dos candidatos publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado da Paraíba – FAMUP, munidos de dois documentos originais e duas cópias da documentação a que se referem o item 3 (três) do Edital do Concurso, a fim de obterem, caso cumpram os requisitos exigidos, a posse nos cargos descritos.
As convocações relacionadas abaixo, seguem a ordem de classificação do Concurso Público realizado de acordo com o Edital nº 01/2016, com resultado final homologado através do Decreto Municipal Nº 00202/2016 Alhandra, em 23 de dezembro de 2016, publicado no Diário Oficial dos Municípios – FAMUP, no dia 30 de dezembro de 2016.
A documentação comprobatória deverá ser entregue em envelope, mediante a apresentação dos originais para posterior análise.
O não comparecimento do candidato nomeado no período de 30 (trinta) dias, munido da documentação exigida no Edital implica na perda da vaga.
Os candidatos relacionados no Edital passarão por avaliação médica realizada por Junta Médica Oficial onde deverão ser apresentados todos os exames Solicitados.

agradecimentos ao Portal do Litoral pelas informações

Inscrições gratuita para curso de manutenção para computadores

Começam, nesta terça-feira (7), as inscrições para o curso gratuito de manutenção para notebook e computador na Estação Cabo Branco, em João Pessoa. Para se inscrever é necessário apenas levar um livro literário para ser doado ao projeto Troca de Livro e Conhecimento e preencher a ficha com dados pessoais, na recepção do prédio administrativo.

São oferecidas 40 vagas, sendo 20 para notebook e 20 para computadores, para estudantes na faixa etária de 15 anos. O curso dá direito a certificado de conclusão. As aulas acontecem nas terças e quintas-feiras (para notebook) e quartas e sextas-feiras (para computadores), na Estação das Artes, prédio localizado ao lado da Estação Cabo Branco.
O objetivo do curso é oferecer aperfeiçoamento aos profissionais de diversas áreas para que possam desde problemas simples até o manuseio de programas e instalações físicas de computadores. Como resultado das aulas, o curso também pretende melhorar a qualidade do ensino na área de Informática e capacitar os alunos para o mercado de trabalho.
O curso será ministrado pelo técnico em informática da Estação Cabo Branco, Adriano Marques. Durante o curso serão abordados aspectos como instalação elétrica, tipos de processadores, instalação de Sistemas Operacionais, solução de problemas domésticos básicos e outros aspectos.

02 crianças têm mortes súbitas e Saúde aponta suspeitas de envenenamento

A Secretaria da Saúde de Itabaiana, Agreste paraibano, a 89 km de João Pessoa, investiga a morte súbita de duas crianças, ocorridas nos dias 18 e 25 de fevereiro. Elas faleceram horas após darem entrada no Hospital Regional da cidade. As crianças eram primas e moravam na comunidade Cariatá, que fica na Zona Rural, entre Itabaiana e Mogeiro. Nessa segunda-feira (6), uma garota de 11 anos da mesma comunidade passou mal e foi socorrida para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Ela está internada na Unidade de Terapia Intensiva, em estado gravíssimo.

De acordo com a secretária da Saúde em Itabaiana, Soraia Galdino, a situação tem preocupado e deixado órgãos públicos em alerta. Ela disse que aguarda laudo da causa da morte das duas crianças, mas adiantou que existe a suspeita de envenenamento.
“Parece envenenamento, pois são mortes muito súbitas. Familiares das duas crianças que morreram contaram que elas estavam bem e, de repente, passaram mal. Tiveram vômitos, calafrios e dores de cabeça e, pouco tempo depois, já desfaleceram. A primeira vítima, uma menina de seis anos, chegou a relatar que estava sem enxergar. Isso aconteceu no sábado, dia 18. Uma semana depois, no dia 25, o primo dela, de nove anos, também faleceu”, explicou Soraia Galdino.
Nessa segunda-feira, uma menina de 11 anos também passou mal. Ela foi levada para o Hospital Regional de Itabaiana e, em seguida, transferida para o Trauma de Campina Grande. A criança deu entrada às 22h e, até a publicação desta matéria, seguia internada na UTI em estado gravíssimo. Segundo a médica Noadja Andrade, que acompanha a paciente, a menina teve duas paradas cardíacas só na manhã desta terça-feira (7).
“A mãe conta que a criança apresentou quadro convulsivo e sonolência logo após comer um biscoito e se queixar de gosto ruim. Ela deu entrada ontem à noite no hospital e o quadro evolui de forma muito grave”, informou a médica.
Investigação
Segundo Soraia Galdino, foram colhidas amostras da água encanada e também do trecho do Rio Paraíba próximo à comunidade. O procedimento foi realizado nessa segunda-feira (6), em ação conjunta das vigilâncias Epidemiológica, Ambiental e Sanitária.
“A análise será em João Pessoa e o prazo para resultado normalmente é de 20 dias, mas estamos tentando apressar esse laudo. Estou na Capital justamente para pedir o apoio da Secretaria de Estado da Saúde nesse caso”, informou.
Ainda de acordo com a secretária, a situação tem preocupado tanto os órgãos públicos, quanto a população. “É uma situação muito triste e está todo mundo bem abalado. Mas o que podemos garantir é que estamos investigando as causas desses sintomas e acompanhando tudo para que cheguemos numa resolução da situação”, finalizou.
Portal Correio

Show com a banda "Os Gonzagas" e Feira de Escambo e Mangai são os destaques das comemorações do aniversário de 54 anos do município de Conde

  Feira de Escambo e Mangai e show com a banda “Os Gonzagas” são destaques nas comemorações dos 54 anos de Conde               ...