sábado, 25 de fevereiro de 2017

Diabéticos poderão ficar curados da doença segundo estudos

Uma nova dieta com pequenos ciclos de jejum consegue fazer o pâncreas afetado pelo diabetes recuperar suas funções, afirmam pesquisadores americanos. Experimentos com cobaias mostraram que quando o órgão - que ajuda a controlar a taxa de açúcar no organismo - se regenerou, os sintomas da doença desapareceram.
O estudo, feito por um grupo da Universidade do Sul da Califórnia, foi publicado na revista científica "Cell".
Segundo os cientistas, a dieta consegue "reiniciar" o corpo e a descoberta é "potencialmente animadora" porque pode converter-se num novo tratamento do diabetes.
Eles afirmam, no entanto, que as pessoas não devem experimentar a dieta sem acompanhamento médico.
No experimento, ratos foram submetidos a um "regime que simula o jejum", explicam os pesquisadores.
Durante cinco dias, as cobaias receberam alimentos com poucas calorias, poucas proteínas, pobres em carboidratos e ricos em gordura insaturada como azeite de oliva, óleo de milho e de canola, castanha do Pará, amêndoa, salmão, sementes de linhaça e abacate, entre outros.
É um regime parecido com uma dieta vegetariana à base de nozes e sopas - mas com 800 a 1.100 calorias diárias.
Depois, as cobaias passaram 25 dias comendo de tudo, sem restrições.
Estudos anteriores já haviam indicado que esta dieta pode também retardar o ritmo do envelhecimento.

Vamos ver o que abre o que fecha nesse feriadão de carnaval

No período de Carnaval algumas instituições adotam horários diferentes de funcionamento em João Pessoa. Os bancos, Correios e o governo de Estado só voltam a funcionar quarta-feira (1º), a partir do meio-dia. Já na prefeitura, o ponto facultativo é válido até as 14h da quarta-feira. As escolas municipais e estudais só voltam a ter aulas na quinta-feira (2).
Segundo o Sindilojas, o comércio funciona normalmente na segunda (27), mas fecha na terça (28) e as atividades voltam ao meio-dia da quarta. Já alguns shoppings fecham na segunda e terça, enquanto os principais da cidade apresentam horário diferenciado. Os trens que fazem a rota de João Pessoa para Cabedelo e para Santa Rita funcionam normalmente no sábado, mas domingo, segunda e terça ficam parados.
Escolas estaduais fecham na segunda e terça
Órgãos públicos
A prefeitura de João Pessoa declarou ponto facultativo na segunda e terça de Carnaval e na manhã da Quarta-feira de Cinzas, retornando apenas às 14h do primeiro dia de março. O governo estadual informou no Diário Oficial a mesma medida, com a diferença de que as atividades retornam ao meio-dia da quarta.
As escolas das redes de ensino municipal e estadual só retomam as aulas na quinta (2) e sexta-feira (3).
Bancos e correios
Os bancos não funcionam do sábado até a quarta-feira de manhã, recomeçando suas atividades apenas às 12h da quarta-feira. As agências dos Correios também seguem o mesmo horário, mas algumas agências terceirizadas funcionam no sábado (25).
Shoppings
O Manaíra e o Mangabeira Shopping funcionam normalmente durante o feriado. Neste sábado, abrem às 10h e fecham às 22h30, e no domingo, funcionam das 12h às 22h. De segunda a quarta-feira, abrem das 10h às 22h, tanto a área de lazer quanto as lojas.
Na beira-mar de Manaíra, o Mag Shopping abre sua praça de alimentação ao meio dia e as lojas às 13h na segunda e terça. Na quarta-feira todo o shopping abre ao meio-dia. Todos os dias o cinema funciona apenas a partir das 13h.
Os shoppings Sul e Cidade, respectivamente nos Bancários e no Centro, fecham na segunda e terça. Na quarta-feira os dois abrem a praça de alimentação às 11h, mas o Sul só abre as lojas às 13h, enquanto o Cidade abre as lojas ao meio-dia.
No Centro, o Tambiá Shopping abre a partir das 12h no domingo e na segunda-feira, fecha na terça (exceto cinemas) e abre às 12h de quarta.
Trens
Os trens que fazem a rota João Pessoa/ Cabedelo e João Pessoa/Santa Rita funcionam das 4h25 às 13h55 no sábado, mas no domingo, segunda e terça ficam sem funcionar. O primeiro trem da quarta-feira saí às 6h34 de João Pessoa para Cabedelo e às 6h58 para Santa Rita.
G1PB

Melhor carnaval de Jacuma e bem tradicional



Prefeitura de Conde divulga programação do Carnaval 2017

A Prefeita de Conde Márcia Lucena, trás a programação oficial do carnaval 2017 em Jacumã. O evento chamado de “Carnaval Cultural” será realizado entre os dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro. O Conde aposta em um carnaval democrático e popular, seguindo as tradições da festa com blocos de rua, shows e muita animação. A programação deste ano vai oferecer a população, folia no centro da cidade, em Jacumã, Tabatinga e Tambaba.
Márcia destacou sobre a parceira da prefeitura com a iniciativa privada para a realização do evento. “Nós vamos ter uma parte que é paga, para poder financiar uma parte que é livre, aberta, segura e bonita para toda a população, vamos ter muita alegria e muito colorido para o nosso carnaval”, ressaltou a prefeita.
No centro de Conde serão realizadas apresentações com orquestras de frevo, desfile de estandartes e no sábado de carnaval (25), o desfile do Bloco Cafuçú. Nas praias de Tabatinga e Tambaba, a animação ficará por conta dos blocos Nandão e Pega na Biluca, que vão animar os foliões nos dias 27 e 28 de fevereiro, respectivamente. Em Jacumã, a festa será realizada em dois espaços, um palco com atrações culturais, orquestras e bandas de samba e a partir das 22h, shows realizados na quadra, uma parceria da Prefeitura com a iniciativa provada, além dos tradicionais desfiles de blocos, que ocorrem na avenida principal de Jacumã, que este ano recebeu o nome de “Corredor da Folia”.
                Durante os dias de festa, os foliões que quiserem ter acesso aos shows realizados na quadra, deverão pagar o valor de R$ 20,00 por noite.
Mobilidade durante os dias de festa
                A Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento, preparou algumas modificações no trânsito que dá acesso aos principais corredores da região de Jacumã. Estas mudanças têm como principal objetivo, oferecer um melhor fluxo no tráfego de veículos, que durante o período carnavalesco, aumenta consideravelmente.
                Para o desfile dos blocos, no Corredor da Folia, o trânsito na Rua Ilza Ribeiro (principal de Jacumã), será fechado das 12h00min a 00h00min, no trecho que vai da Quitanda Ceasa (esquina com a Rua do Arpoador) até o segundo posto de gasolina (esquina com a Rua Sebastião Ribeiro). Os moradores deste trecho poderão acessar com seus veículos das 00h00min às 12h00min, durante todos os dias de carnaval. Para que o acesso seja liberado, o morador deve se deslocar até um dos postos da Guarda Municipal e apresentem um comprovante de residência e a placa do veículo a ser autorizado. No caso de visitantes que tenham alugado algum imóvel para a temporada, deve ser apresentado também, o contrato de locação.
                A SEPLAN criou um binário que contará com duas ruas de mão única, a Rua Antônio Ribeiro (sentido Sul) e a Rua João Alves dos Santos (Sentido João Pessoa), as demais ruas que fazem parte do binário, funcionarão no esquema de mão dupla, são elas: Rua Abílio dos Santos Ribeiro, Antônio Ribeiro, João Alves dos Santos, Professora Maria Almeida, Etelvina do Nascimento Freira, Rua do Arpoador e Rua da Praia (contorno da Pousada do Inglês). A Secretaria ressalta que será proibido estacionar veículos em todas as ruas que compõe o binário em Jacumã. Os foliões que quiserem ter acesso ao comércio local, a Rua do Beco da Boêmia será fechada para circulação de veículos das 12h00min a 00h00min, no trecho que vai do Corredor da Folia (Rua Ilza Ribeiro) até as áreas dos palcos 1 e 2 (Quadra e Palco Cultural). No período inverso, o acesso será liberado, para facilitar o acesso de moradores, comerciantes e a logística em geral (carga/descarga).
                Os foliões que quiserem utilizar o transporte público, a empresa Santa Maria, responsável pelos ônibus que circulam no município vai disponibilizar para cada dia de carnaval, 08 veículos fazendo a linha PB 018 (Via Conde) e mais 06 circulando pela PB 008 (Via Mangabeira Shopping). Durante os dias de festa, os ônibus circularão das 03h00min da manhã até a 00h00min.
                Os veículos que fazem transporte alternativo no município vão poder deixar e pegar os passageiros nas imediações do campo de futebol em Jacumã, ficando proibido estacionar os veículos na Avenida Abílio dos Santos Ribeiro. A orientação é que os motoristas contornem o campo a fim de que o fluxo no binário, não seja prejudicado.
                Segurança do Folião
                A Guarda Municipal de Conde vai contar com três postos localizados em pontos estratégicos: no palco cultural e um em cada ponta do Corredor da Folia (Rua Ilza Ribeiro). Além da criação destes postos, o efetivo da guarda também estará circulando nas imediações, dando orientações aos foliões. A 1ª Companhia de Polícia Militar Independente vai disponibilizar mais de 120 policiais militares por dia. O Capitão Kelton Pontes disse que “foram escalados 80 homens para fazer a segurança a pé, 40 policiais divididos em viaturas e mais 08 atuarão na cavalaria”. A polícia vai acompanhar os blocos e fazer a segurança da quadra durante a noite.
Ações das Secretarias e Coordenadorias
                Durantes os dias de festas, as equipes da Secretaria de Saúde, Trabalho e Ação Social, Ouvidoria do Município e as Coordenadorias de Diversidade, Mulheres e Juventude estarão trabalhando com ações e campanhas de conscientização numa ação chamada de “Bloco da Diversidade”. Neste bloco, as equipes irão trabalhar campanhas sobre preconceito racial e de gênero, a prostituição infantil, violência contra as mulheres e distribuição de preservativos e informativos. Uma tenda será montada próximo ao palco cultural, onde equipes de todas as secretarias estarão sempre a disposição da população para tirar dúvidas e prestar total assistência aos foliões, além de uma ambulância do SAMU que ficará estacionada em um ponto estratégico, de forma a agilizar o atendimento, no caso de alguma ocorrência.
                A Secretaria de Saúde está montando toda uma estrutura especial para atendimento de urgência e emergência durante os dias de festa. O posto de atendimento em Jacumã estará com um esquema de planto de 24 horas, iniciando a partir desta sexta (24) até a quarta-feira de cinzas, com médico e equipe de enfermagem preparada especialmente para este período. O posto foi preparado e vai contar com leitos masculinos e femininos para pacientes em que seja necessário permanecer em observação e também contará com ambulância, caso seja necessária transferência para algum hospital em João Pessoa. O posto de atendimento do centro de Conde estará funcionando normalmente durante os dias de festa, com toda a equipe completa e preparada pra prestar o atendimento necessário à população.
               
Programação das bandas:
Quadra de Jacumã (Shows a partir das 22h / Valor: R$ 20,00)
·         Sábado (25/02)
Banda Conde do Forró
Edson Farry
Banda Ultraleve
·         Domingo (26/02)
Banda A Loba
O Sheik
Cia do Axé
·         Segunda (27/02)
Tonny Farra
As Poderosas
As Morenas
·         Terça (28/02)
Pedro o Chefe
Swing Levado
Os Estourados
Só Swing

Palco Cultural (Área por trás da lambada de Jacumã)
·         Sábado (25/02)
Cida Alves
Zé Guilherme
·         Domingo (26/02)
Clube do Samba
·         Segunda (27/02)
Totonho
·         Terça (28/02)
Sandra Belê

Programação de Blocos
·         Sábado (25/02)
CONDE:
Abertura de carnaval com o bloco Cafuçu
JACUMÃ:
 Bloco solidário
·         Domingo (26/02)
Super-heróis de jacumã
Marujos do amor no Vilage
·         Segunda-feira (27/02)
Galo do mar e sol
Transbêbado
Bloco do povo
·         Terça-feira (27/02)
Boca de litro
Concentra mais não sai