quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Prefeitura de Conde solicita à Justiça Federal prazo para a retirada das barracas na orla

    
Prefeita Marcia Lucena em reunião
O departamento jurídico da Prefeitura Municipal de Conde enviou solicitação à Justiça Federal pedindo um prazo de noventa dias para a retirada das barracas que ficam localizadas na orla das praias de Jacumã, Carapibus e Maceiozinho.

          A secretária de Meio Ambiente do município, Aurora Costa, explicou que o processo tramitou em julgado no ano de 2015 e que a antiga gestora da cidade solicitou prazo de um mês para realizar a retirada, prazo esse que não foi cumprido, com isso, a nova gestão recebeu o mandado determinando a remoção imediata já com aplicação de multa diária de R$ 1.000,00.
         "A procuradoria jurídica do município já esteve no gabinete do juiz, pedindo esse prazo para a retirada das barracas e estamos aguardando qual vai ser o parecer. O que a prefeitura deseja é uma flexibilidade para que essas pessoas tenham um pouco mais de tempo para organizar a sua saída" pontuou.
         Ainda segundo a secretária, existe no município um projeto para a construção de quiosques na orla, onde os proprietários das atuais barracas poderiam concorrer a um dos pontos, mas por falta da conclusão do projeto pela gestão anterior, o valor destinado à obra foi devolvido no final de 2016.
         "Dentro da perspectiva do Projeto Orla foram destinados três milhões de reais para a reurbanização dessa área o que daria a possibilidade dessas pessoas a concorrerem a um dos quiosques que seriam construídos, mas o que ocorre é que esse valor foi devolvido no final de 2016 pelo fato de não ter sido colocado pra frente o projeto, pra falar a verdade por inércia da antiga gestão" declarou.
         Aurora ainda informou que a prefeita Márcia Lucena está muito sensibilizada com a situação dos comerciantes já que a prefeitura agora se vê obrigada a realizar a retirada das barracas.

Márcia Lucena confirma Carnaval em Conde


        A prefeita Márcia Lucena, foi entrevistada no programa “Fala Paraíba” nesta quarta-feira (08), na Rádio Tabajara AM/FM. Na entrevista, ela falou das ações feitas pela prefeitura neste primeiro mês de trabalho, tirou dúvidas dos ouvintes sobre o concurso público realizado pela gestão anterior, reforçou a legalidade do Decreto emergencial que instituiu a coleta de lixo no município e confirmou a realização do carnaval de Conde, que em 2017 vai contar com algumas novidades.
        “Estamos finalizando as reuniões com as equipes que estão organizando o carnaval e logo vamos divulgar a programação oficial”, afirmou a prefeita que ainda disse que para 2017, a população pode esperar um carnaval diferente, que está sendo chamado de “Carnaval Cultural”.
        A primeira prévia carnavalesca será realizada no próximo sábado (08) com a saída do bloco “Amigos do Conde”, em Jacumã. A prefeita ressaltou que o carnaval em 2017 não será concentrado apenas na Costa de Conde. Estão previstas prévias no centro da cidade, com blocos, orquestras e apresentações populares. A grande novidade será o Bloco Cafuçú que vai animar as ruas do município no sábado de carnaval. “Essa é uma das novidades para o nosso carnaval, as pessoas vão ter opções de como querem brincar os dias de folia”, afirmou Márcia.
        Para a organização do evento, estão sendo tomadas as devidas medidas de segurança, de forma a garantir um carnaval organizado e de boa qualidade, além de parcerias com empresas privadas. A Secretaria de Planejamento encerrou as inscrições para os ambulantes que queiram trabalhar no carnaval e até o dia 13 de fevereiro deve divulgar a lista dos selecionados, a Guarda Municipal também está sendo preparada para atender a demanda do evento e proporcionar mais segurança e qualidade nos dias de festa. “Estamos vendo uns terrenos próximos à quadra e vamos expandir a festa com uma área onde será montada uma praça de alimentação e um local para apresentação de shows populares”, disse a prefeita.

Prévias carnavalescas de Conde começam sábado


        A Prefeitura Municipal de Conde através da Secretaria de Turismo realizará no próximo sábado (11) a primeira prévia do carnaval 2017 do município com a saída do bloco “Amigos do Conde”. O bloco que desfila pela primeira vez vai dar início a sua concentração a partir das 17h30minh no Hotel Beach Parque, em Jacumã.
        O Secretário de Turismo, Aristóteles Souto Maior disse que a “expectativa é maravilhosa, em decorrência da nova gestão, vários blocos estão surgindo, as pessoas querem participar, elas acreditam nessa gestão integrada, as pessoas acreditam em um Conde novo, uma festa nova, isso nos deixa feliz”.
        A Guarda Municipal vai dar o apoio necessário na organização do trânsito, como também na assistência e segurança dos foliões. O Secretário falou também que vai contar com o apoio da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Durante o percurso do bloco, a orquestra Gambiarra do Frevo vai animar os foliões que após a saída da concentração irá percorrer a Rua Ilza Ribeiro e finalizará a caminhada no Beco da Boêmia, onde estará montado um palco que contará com apresentação de duas bandas.