terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Marcia Lucena consegue desbloquear contas para conter caos

Salários atrasados de servidores públicos, lixo acumulado em todas as ruas, carros depredados sem motor e sem pneus, prédios públicos abandonados, sumiço de computadores e outros equipamentos, creches com colchões podres infestados de larvas, secretaria sem telhado, aluguéis sem pagamento, água e energia cortados em vários setores, prefeitura sem prédio para funcionar, serviço odontológico sem atender à população por falta de equipamentos, postos do PSF fechados, recolhimento irregular de impostos foram algumas irregularidades administrativas identificadas pela prefeita Márcia Lucena, do Conde, ao assumir na segunda-feira. Nesta terça-feira, ela conseguiu desbloquear as contas da Prefeitura interditadas pelo Tribunal de Contas do Estado.

As múltiplas irregularidades motivaram a decisão do TCE, que recebeu, inclusive, solicitação da própria prefeita antes da posse para que o bloqueio acontecesse. A professora Márcia temia que danos ainda maiores fossem causados pela gestão anterior ao patrimônio municipal. Recursos transferidos ao município estavam sob ameaça de desvios, não havia qualquer indicativo de que seriam aplicados, por exemplo, no pagamento de salários atrasados, o que seria correto. A primeira parcela da verba resultante da Lei de Repatriação não foi destinado a esse pagamento e não se sabe em que foi gasta.

“A situação é indescritível”, disse a prefeita durante entrevista na manhã desta terça-feira (3), informando que “não foi possível fazer a transição por total omissão da gestão anterior. Ela disse também que “imaginávamos que a situação fosse dramática, mas não nessa proporção absurda, em que a população enfrentou dias e dias sem médico por falta absoluta de compromisso com a saúde da população”.

A professora Márcia Lucena acrescentou que “é difícil imaginar que uma Prefeitura tenha rejeitado cumprir integralmente o programa Mais Médicos, mas foi isso o que a gestão anterior fez, simplesmente recusou a contratação pelo Ministério da Saúde dos seis médicos aos quais o Conde tem direito, optando apenas por três, o que significou um corte da metade dos atendimentos que deveriam acontecer em benefício da população”. Matéria Correio da Paraíba.

ASCOCJARE volta com suas atividades ainda este mês



ASCOCJARE Associação do Bairro Jardim Recreio em Conde esta de recesso voltando as atividades ainda este mês dia 24 última terça-feira de janeiro com as seguintes atividades:
-Aula de pintura em pano; -Artesanato em tecido e outros, - Serviço de artesão para revenda...
Nosso grupo a maioria é de mulheres que não trabalham fora, pessoas que não tem renda fixa e precisam de ajuda financeira. Com elas fazemos um cadastro  familiar acompanhando através de reuniões mensais. Já fizemos entre elas sorteios de cestas básicas, doações de sopa, alimentos vindo do PAA,doação de pão e leite, milho entre outros.
Realizamos durante o ano além de festividades e reuniões mensais, palestras de saúde e serviços sociais.Estaremos realizando nosso próximo projeto em março,precisamos de ajuda de doadores o resto de óleo que sobra das panela, nos iremos reaproveitar.
Quem quiser e desejar colaborar com esse trabalho doando, alimentos para doação, roupas semi novas a novas e acessórios calçados para nosso bazar junino, recorte de tecidos liso ou estampado, linhas de qualquer cor, botões, tinta de tecido, pano  liso sem pintura,  tesoura, maquina de costura para nosso artesanato, mesa, cadeira, computador e etc para nossa associação. Qualquer doação é sempre bem vinda. Ligue para nosso fone 083 32982198 ou 083 986602631 ou venha nos visitar endereço rua João Agripino 166 Jardim Recreio Conde e Rua Jackson Alves, 133 Cidade das Crianças enfrente a rádio J.A.
Confira nas fotos alguns de nossos eventos. 
festa da fava na associação


festa das mães só com associadas

festa junina com bingo na associação

doação do PA

bingo na praça

celebração do dias das mães

festa das mães no quintal da cultura

doação de milho

missa das mães

festa das crianças

dia de encontro

primeira confraternização

Taxista é ferido com dois tiros ao reagir assalto na Grande João Pessoa

Um taxista de 52 foi ferido com dois tiros após reagir a um assalto na noite dessa segunda-feira (2), na Grande João Pessoa. Segundo a Polícia Militar, a vítima foi contratada por dois homens para realizar uma corrida da cidade de Alhandra para o Conde. Veja vídeo mais abaixo.

Em certo momento do percurso, um dos falsos clientes sacou uma arma e anunciou o roubo. O taxista desceu do carro conforme ordem dos bandidos, mas, por ter conhecimento em artes marciais, decidiu entrar em luta corporal com os assaltantes. Ele acabou sendo ferido nas regiões do pescoço e ombro.
Ele conseguiu dirigir até o Hospital de Emergência e Trauma da Capital, onde seguia internado em estado regular até a publicação desta matéria. Os assaltantes ainda não foram presos.

Polícia desmantela 'boca de fumo' e acha drogas enterradas em quintal, na Grande JP

A Polícia Militar desarticulou um ponto de venda de drogas que funcionava em uma casa, no bairro Marcos Moura, em Santa Rita. No local, foram detidos dois adolescentes e preso um homem. Os três estavam com 150 gramas de cocaína. A droga foi encontrada pelos cães farejadores do Canil do Batalhão de Operações Especiais, pois estava enterrada no quintal da casa.
Leia mais Notícias no Portal Correio
Os policiais do 7º Batalhão chegaram até a residência, que era de uma mulher que já foi presa por tráfico de drogas, através de denúncia feita para o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop). Os suspeitos, dois deles de 17 anos e o outro de 19, foram levados para a 14ª Delegacia Distrital, em Tibiri, e autuados por tráfico de drogas.
Armas apreendidas
Ainda nessa segunda-feira (2), quatro armas de fogo foram tiradas de circulação em cidades paraibanas. As apreensões aconteceram em João Pessoa, Sapé e Juru. Três suspeitos foram presos em flagrante.
Na Capital, uma abordagem realizada por policiais da Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas (Rotam) flagrou um homem de 19 anos armado com um revólver calibre 38, na Avenida José Tavares, em Cruz das Armas. 
Em Sapé, um suspeito de praticar assaltos no município foi preso após perseguição, no bairro Santa Marina. O homem, que tem 28 anos, estava na garupa de uma moto quando foi interceptado, mas pulou do veículo ao perceber a presença dos policiais da Força Tática da 3ª Companhia do 7º Batalhão e fugiu. A PM realizou buscas e encontrou o suspeito com um revólver calibre 38, no quintal de uma residência do bairro. O piloto da moto está sendo procurado. O preso foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil, em Sapé.
No município de Juru, a PM apreendeu duas espingardas com um homem de 63 anos, que teria ameaçado um vizinho após discussão. No primeiro caso, o suspeito foi apresentado na Central de Polícia Civil, em João Pessoa. No segundo, na Delegacia de Polícia Civil, em Princesa Isabel.

Homem morre afogado em Jacumã, no Litoral Sul da Paraíba

Conde no Litoral Sul da Paraíba. De acordo com informações de um amigo da vítima, o homem era do estado do Rio Grande do Sul e estava morando na orla do Conde desde o mês de agosto do ano passado.
Um homem de 59 anos morreu afogado na tarde desta segunda-feira (2) em Jacumã, distrito do
Ainda conforme informações dadas pelo amigo da vítima, ele teria ingerido bebida alcoólica antes de entrar no mar. O homem chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) mas não resistiu e morreu.

Márcia Lucena decreta estado de emergência financeira e administrativa no Conde

Diante da situação de calamidade do Município do Conde, a prefeita Márcia Lucena decretou, nesta segunda-feira (2), estado de emergência financeira e administrativa durante 180 dias. O decreto nº 001 de 2 de janeiro de 2017, publicado no Diário Oficial, suspende despesas, como pagamento de empenhos e convênios feitos pelas gestões anteriores, financiamento de eventos festivos, nomeações de comissionados e contratações temporárias não fundamentais para a manutenção da estrutura básica da gestão. Porém, estão mantidos pagamentos de salários aos servidores e encargos sociais.
Durante o período de emergência e em casos indispensáveis, será autorizado a contratação de serviços e aquisição de materiais para a gestão dos serviços essenciais e necessários para o funcionamento de serviços básicos de saúde, educação, transporte, saneamento, limpeza urbana e infraestrutura, sem realizar licitação.
A limitação dos gastos públicos visa equilibrar as contas do Município do Conde. Para Márcia, o momento de crise que o país vive requer ações responsáveis.
“A medida é indispensável, juridicamente adequada, é o caminho mais rápido e seguro para que possamos estabelecer o controle necessário e capaz de evitar danos ainda maiores do que os já causados à população condense pela gestão anterior”, afirmou.
A medida adotada pela prefeita Márcia Lucena é necessária pela ausência de processo de transição com a gestão anterior. Ainda de acordo com o decreto, houve “omissão por parte do ex-gestor na continuidade dos serviços públicos essenciais do município, inclusive, na instauração de procedimentos licitatórios básicos que viabilizam o funcionamento da máquina pública”.

Sargento da Polícia Militar é baleado no Alto do Mateus

De acordo informações, um sargento da Polícia Militar foi baleado na noite desta segunda-feira (2) no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa. O disparo atingiu a coxa direita do militar. Ele foi atendido por equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Depois, a vítima foi conduzida para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.
Há informações de que quem disparou contra o sargento foi seu próprio primo. Um Jovem que mora no Jardim da Mônica Alto do Mateus.
A polícia foi acionada e coletou as informações que podem levar até o suspeito. A motivação não foi revelada.

Carro colide com poste e deixa cinco pessoas feridas; três vítimas são crianças

Um acidente ocorrido no final da tarde desta segunda-feira (2) deixou cinco pessoas feridas em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoas. Entre as vítimas três são crianças.
De acordo com a polícia, várias pessoas estavam em um Kadett e ao chegar na entrada do bairro do Tibiri II, o pneu do carro estourou e desgovernado o veículo atingiu um poste.
Alguns dos feridos foram atendidos no local e outros tiveram que socorridos para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.
O impacto, o poste ameaçava cair e faltou energia em grande parte do bairro de Tibiri.

Jovem sai para atender chamado e acaba executado com vários disparos na Capital

A  polícia trabalha com a hipótese de ‘acerto de contas” relacionado com o tráfico de drogas para explicar o assassinato do Jovem Leandro Araújo Conceição, 26 anos, mais conhecido por “Bau”.

De acordo com informações, por volta das 19h30 desta segunda-feira (2), ele estava em casa, no bairro do Cristo, quando recebeu uma ligação no celular.

Leandro Araújo pegou a moto e foi atender ao chamado, mas ao chegar na rua Major Brito ele foi surpreendido com vários disparos e morreu no local.

Adolescente morre envenenado horas após denunciar padrasto por estupro, na PB

 Polícia Civil em Guarabira, Agreste do estado, a 98 km de João Pessoa, está investigando a morte de um adolescente de 15 anos ocorrida no último sábado (31). A suspeita inicial é de que o garoto tenha tomado veneno horas após denunciar o padrasto por estupro. O suposto agressor ainda não foi localizado pela polícia.

Segundo o delegado Ricardo Sena, o adolescente foi à delegacia no sábado de manhã para denunciar o padrasto de abuso sexual. Ele estava acompanhado pela mãe, que, conforme o depoimento, tinha flagrado relação entre os dois naquele mesmo dia.
“A mãe disse que os abusos começaram antes de o menino completar 14 anos, o que legalmente seria considerado estupro de vulnerável, mas que ela havia acabado de descobrir”, contou o delegado, ao Portal Correio.
Ainda de acordo com Ricardo Sena, no fim da tarde do sábado a mulher voltou à delegacia para informar que o filho havia estava envenenado. O adolescente foi socorrido para um hospital da cidade, mas não resistiu. No domingo (1º), o corpo dele foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML). A Polícia Civil aguarda o laudo para confirmar se houve violência sexual e a causa da morte do adolescente.
O padrasto do adolescente está foragido. “A mãe da vítima nos deu uma lista com endereços na zona rural e distritos da região para onde o suspeito poderia ter fugido, mas ele não foi localizado em nenhum deles. Porém continuamos investigando o caso”, disse.

Show com a banda "Os Gonzagas" e Feira de Escambo e Mangai são os destaques das comemorações do aniversário de 54 anos do município de Conde

  Feira de Escambo e Mangai e show com a banda “Os Gonzagas” são destaques nas comemorações dos 54 anos de Conde               ...