Últimas notícias

A Prefeitura de Conde realizou ontem em Gurugi dia da Mulher Negra

A Prefeitura de Conde através da Coordenadoria da Mulher promoveu a Roda de Diálogos: Sou mulher; Sou Negra. O momento foi realizado no dia 26 de julho no Salão Paroquial da Igreja de São Sebastião, no Gurugi e contou com a participação de mais de 20 mulheres da comunidade para discutir identidade e pertencimento, a luta, a resistência e a contribuição histórica das mulheres para a sociedade.
Segundo Jacyara Costa, Coordenadora das Mulheres da PMC, a atividade faz alusão ao Dia Nacional da Mulher Negra da América Latina e Caribenha, ao Dia Nacional de Teresa de Benguela e ao Dia Estadual da Mulher Negra, comemorado no último dia 25 de julho. “O objetivo é trabalhar a temática do empoderamento e da identidade dessas mulheres e perceber como ser negra lhes coloca dentro de um recorte étnico-racial que se expressa na sociedade em varias situações desprivilegiadas. Quando a gente constata que a questão de violência contras as mulheres negras aumentaram cerca de 20% segundo dados do IPEA, comparando com as mulheres brancas onde houve uma redução de 7%”, comenta Jacyara.
Sobre o Dia Internacional da Mulher Negra da América Latina e Caribenha
O dia 25 de julho marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. No Brasil, o dia também é em homenagem à Tereza de Benguela, líder quilombola que se tornou rainha, resistindo bravamente à escravidão por duas décadas. Esse ano, a data traz à tona a luta da mulher contra o feminicídio, as reformas que destroem os direitos do povo brasileiro, principalmente, das mulheres negras e por reparações à comunidade negra. 

Diretamente da Redação do Sistema J.A Ana Mª Gomes, matéria do Secomd

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!