Últimas notícias

Reunião com barraqueiros sobre a ordem de despejo

 
Demolição de barracas em Conde: Reunião decide futuro dos barraqueiros

Os barraqueiros de Jacumã e adjacências convocaram uma reunião com a prefeitura de Conde ontem, 06 de março, para conversar sobre a atual situação dos estabelecimentos que estão sob processo de desapropriação e demolição das barracas. A reunião aconteceu em Jacumã e contou com a presença da maioria dos donos de quiosques. Também estiveram presentes os Secretários e Secretárias de Infraestrutura, Meio Ambiente, Turismo, Governança e Orçamento Democrático. 
A reunião teve como objetivo principal esclarecer em que patamar se encontra a ação de demolição das barracas que se encontram em Área da União. O processo, movido pelo IBAMA, está ocorrendo há mais de vinte anos e já foi transitado e julgado desde 2015, e não há mais possibilidade de recorrer. A decisão judicial não foi cumprida pela gestão anterior e a Prefeitura agora trabalha com um prazo compulsório de noventa dias para realizar a demolição das barracas sob pena de multa diária de mil reais.
Segundo Flávio Tavares, Secretário de Planejamento de Conde, a Prefeitura está empenhada em mediar esse processo: já fez reunião com o IBAMA, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e o Ministério Público Federal para conseguir uma dilatação de prazo no intuito de construir um projeto para a realocação e reurbanização dos quiosques. O secretário informa que a Prefeita Márcia Lucena irá a Brasília no dia 21 de março para conseguir recursos para esse projeto através dos Ministérios do Turismo e de Esportes.
Aurora Costa, Secretária de Meio Ambiente explica que, da maneira que foram construídas, muitas barracas prejudicam o meio ambiente e têm problemas estruturais e de saneamento e que esse novo projeto contemplará o viés de sustentabilidade e saúde pública e destaca a parceria e a sensibilidade da gestão com os barraqueiros. Matéria do SECOMD
 Confira no Vídeo da TV Livre  onde os barraqueiros das praias do nosso litoral Sul em Conde onde os mesmos falam que a gestora atual prefeita Marcia Lucena não tem culpa do que eles estão enfrentado , e que são consequências da gestão passada.




Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!