Últimas notícias

Na Paraíba campanha de vacinação começa ainda este mês

O calendário de vacinação deste ano será iniciado, neste mês, pelo Ministério da Saúde, com a realização da campanha nacional para imunização do público adolescente, principalmente contra o HPV e Meningocócica C (conjugada). Na oportunidade, as autoridades de Saúde também irão reforçar as indicações já estabelecidas na rotina de vacinação.
Este ano, a vacina HPV segue para as meninas de 9 e menores de 15 anos. A novidade é que ela será ampliada para os meninos de 12 a 13 anos de idade.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, tanto a HPV, quanto a Meningocócica C são disponíveis o ano todo. Ela lembrou que o objetivo da iniciativa é o de prevenir casos de cânceres de pênis, de orofaringe e verrugas genitais. “Além disso, por serem responsáveis pela transmissão do vírus em suas parceiras, ao receberem a vacina, os homens colaborarão com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres, prevenindo também casos de cânceres de boca, orofaringe, bem como verrugas genitais”, explicou.

A partir deste ano, a vacina HPV também estará disponível para homens e mulheres convivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico ou radioterápico, de 9 a 26 anos. Para este grupo é fundamental a prescrição médica para atendimento nos serviços do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie). Já o reforço da vacina meningocócica C (conjugada) estará disponível para adolescentes (meninos e meninas) de 12 a 13 anos de idade. Campanha Nacional Contra Influenza
 O Ministério da Saúde preparou a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza no período de 10 de abril a 19 de maio, sendo 6 de maio o dia de mobilização nacional. O público-alvo da campanha corresponde a 54,3 milhões de pessoas – para tal, serão disponibilizadas 59,7 milhões de doses da vacina. Na Paraíba, a população alvo corresponde a 1.069.972 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.
Para este ano, outra novidade é a inclusão dos professores do ensino básico (Ensino Regular, Especial e/ou Educação de Jovens e Adultos) e superior das escolas públicas e privadas.

Além dos professores, serão vacinados indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Segundo semestre
No período de 11 a 22 de setembro, sendo 16 de setembro o dia de mobilização nacional, as atividades seguem com a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e de Adolescentes menores de 15 anos de idade.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!