Últimas notícias

Mandato de Luiz Couto alerta sobre riscos da Reforma da Previdência


O mandato do deputado federal Luiz Couto tem comparecido a vários municípios paraibanos atendendo a convites de sindicatos, associações, câmaras e prefeituras municipais para esclarecer à população sobre a perda de direitos resultante da proposta de Reforma da Previdência apresentada pelo presidente Michel Temer ao Congresso Nacional. Uma dessas exposições aconteceu no fim da tarde desta quarta-feira, 22, em praça pública na cidade de Logradouro, cerca de 146 km distante de João Pessoa.
 
Os assessores Antônio Balbino e Leânia Almeida explicaram, dentre outros pontos, que o texto, na prática, representa o fim da aposentadoria para os trabalhadores rurais, já que equipara o tempo de contribuição da categoria aos dos trabalhadores urbanos, que passarão a ter, obrigatoriamente, que apresentar um período de 49 anos de carteira assinada para ter direito ao benefício integral. "Assim, teríamos que começar a trabalhar ainda na infância", ironizou Balbino.
 
Leânia Almeida também falou sobre a injustiça que representa a iniciativa de Temer de não permitir a aposentadoria das trabalhadoras do campo aos 55 anos. De acordo com a Reforma da Previdência, elas só poderiam parar de trabalhar 10 anos depois. A advogada explicou que as mulheres cuja atividade se desenvolve na agricultura cumprem uma tripla jornada de trabalho que envolve a manutenção da casa, do espaço rural em torno da casa e também da produção que gera renda para a família. "É muito trabalho, em condições adversas, sob o sol e a chuva. Por isso, a idade de aposentadoria tem que ser diferenciada", ponderou.
 
Muitos trabalhadores rurais e urbanos, aposentados e estudantes compareceram à praça de Logradouro para acompanhar o evento, uma promoção da Câmara e da Prefeitura da cidade, integrando uma agenda de mobilização iniciada pela Fetag-PB. Todos os vereadores do município prestigiaram a discussão, além do ex-prefeito Humberto Alves de Carvalho. A atual prefeita, Célia Carvalho, esposa de Humberto, justificou a ausência por causa de um problema de saúde.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!