Últimas notícias

Alerta aos paraibanos sobre o caso do jovem que morreu com febre amarela

Aleta aos paraibanos sobre o caso do turista, que veio para João Pessoa e é oriundo do Espírito Santo, que apresentou um quadro clínico da febre amarela.  A recomendação para a população é redobrar os cuidados ao enfrentamento ao Aedes aegypti, até porque a febre amarela urbana também é transmitida pelo mosquito. Segundo agente da 3ª Regional de Saúde do Estado, Tatiana Medeiros
Medeiros recomendou  que as pessoas que sentirem os sintomas, tanto da febre amarela como a zika e a febre chikungunya, procurem uma unidade de saúde em 24h.

Destacou também que pelo fato da Paraíba estar fora da zona de risco da doença, a vacina é voltada para aqueles que viajam para locais onde há epidemia. A vacina é encontrada no Hospital Doutor Edgley, em Campina Grande.

– A febre amarela, a zika e a chikungunya são doenças de notificação imediata, que devem acontecer em até 24h. Como a Paraíba é um estado que está fora da recomendação da vacina, aquelas pessoas que viajam para regiões onde a doença é endêmica devem se dirigir ao Hospital Doutor Edgley com até dez dias de antecedência da viagem. A vacina vale por dez anos e, após a segunda dose, a pessoa fica imune por toda vida – elucidou.

Tatiana ressaltou também que a febre amarela não é contagiosa e só transmitida através do mosquito, tendo porém uma curta duração, apesar de um índice de letalidade maior, que varia de 5% a 10% nos casos simples, e 50% nos casos graves.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!