Últimas notícias

policiais disparam contra detentos amotinados em penitenciária do RN

Na tarde desta terça-feira (17), os policiais militares dispararam seguidas vezes em direção do interior do presídio de Alcaçuz, na região metropolitana de Natal. O novo tumulto na unidade prisional teve início por volta das 13h, após novo momento de tensão entre facções rivais.
Os tiros foram disparados das guaritas que cercam o presídio. De acordo com a mídia local, ainda não há confirmação oficial sobre a munição utilizada. Equipes de reportagens relataram ter presenciado o uso de pistolas pelos PMs. Já polícia afirma que utiliza apenas armas não letais, como as que disparam balas de borracha. Questionada pela reportagem, a corporação disse que a o orientação para os PMs é apenas esta.
No sábado (14), 26 detentos foram mortos em mais um massacre em penitenciárias brasileiras neste ano. Ainda não há confirmação oficial do Estado, mas a causa dos disparos pode ter sido uma tentativa de invasão dos presos a uma ala em que estão detentos de facções rivais.
Detentos do presídio de Alcaçuz seguem livres dentro dos pavilhões e ainda ocupam os telhados da detenção nesta terça (17). O governo do Estado afirma que vai reformar o presídio para construir um muro separando as duas facções que controlam o local.
Nesta segunda (16), policiais militares entraram no presídio e retiraram cinco homens que, segundo o governo do Estado, lideraram o massacre que matou 26 presos no último sábado (14). Eles foram transferidos. O governo do Estado do Rio Grande do Norte, no entanto, não revelou qual foi o destino.
A maioria dos mortos pertence ao Sindicato do Crime do Rio Grande do Norte, facção criminosa que domina a maioria dos presídios do Estado. O Sindicato é uma dissidência do PCC (Primeiro Comando da Capital) surgida por volta de 2012 da qual todas vítimas faziam parte. A detenção está dividida em dois setores. Em um lado estão detentos do PCC e do outro, do Sindicato do Crime.
Segundo o secretário de Justiça e Cidadania do Estado, Wallber Virgulino, a polícia controla o presídio com agentes nas guaritas, mas reconheceu que a situação da estrutura é precária. "Os pavilhões estão destruídos e eles sobem nos telhados para tentar se defender", disse.
  ClickPB

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!