quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

O MF repassa nesta sexta-feira bilhões para prefeituras

Muito dinheiro bilhões para as prefeituras serão depositados ainda amanhã. O Ministério da Fazenda vai emitir nesta quinta-feira (29) as ordens de pagamento aos municípios referentes aos recursos do programa de repatriação. A medida visa garantir que as prefeituras recebam o repasse ainda em 2016, na sexta-feira (30). Serão depositados R$ 4,449 bilhões para 5,6 mil municípios.
A repartição de multas da repatriação re recursos do exterior está definida na Lei de Responsabilidade Fiscal e segue os princípios dos fundos de participação de estados e municípios. De acordo com a assessoria de imprensa da Fazenda, a parte devida aos estados foi paga no último dia 20.
O repasse para os municípios, considerado mais trabalhoso pela quantidade de receptores, já estava previsto para ser feito no dia 30 de dezembro. No entanto, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) temia que, devido ao fato de o sistema bancário considerar dia 30 o último dia do ano para operações financeiras, os recursos só entrassem nos cofres dos municípios em 2017.
Para garantir o cumprimento do prazo, a FNP e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) ingressaram no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação direta de inconstitucionalidade com pedido de liminar questionando um artigo da medida provisória da partilha da multa da repatriação com os municípios que possibilitaria o repasse apenas em 1º de janeiro de 2017.

Assinado a ordem para construção de 6 escolas tecnicas na Paraíba

Ricardo Coutinho (PSB) assinou, nesta quarta-feira (28), com o ministro da Educação, Mendonça Filho, ordem para construção de 6 novas Escolas Técnicas Estaduais na Paraíba.
De acordo com o governador, as escolas vão disponibilizar cerca de 10 mil novas vagas em escolas com tempos integrais no Estado.
As  instituições de ensino serão em Campina Grande, Patos, Guarabira, Sousa, Serra Branca e Itaporanga. A instação custará cerca de 80 milhões e prazo de um ano para entrega.
Ricardo Coutinho utilizou a sua conta no Twitter para registrar o feito.
Além disso, Ricardo postou que autorizou a licitação para reforma e ampliação da Escola Estadual Coelho Lisboa, em Santa Luzia, no sertão paraibano.

Confraternização gera polêmica nas redes sóciais sobre possível alinça entre Cassio, zé e Luciano Cartaxo

A confraternização de fim de ano do PMDB reuniu, na noite desta quarta-feira (28), os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB), Zé Maranhão (PMDB), o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) e diversas lideranças políticas. O evento gerou muitos comentários nas redes sociais e alguns internautas até formaram chapara para 2018.
O prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, chegou ao evento já no final, antes da sua chegada, diversas fotos dos senadores Cássio Cunha Lima e José Maranhão circularam.
“Tá aí a chapa para 2018… Cássio concorrerá ao Senado e Maranhão ao Governo da Paraíba”. Destacou um internauta.
“Ainda vou ver Ricardo pedindo voto para Maranhão ser o governador”. Sonhou outro tuiteiro.
Com a chegada de Cartaxo, mais uma postagem chamou atenção nas redes. “Agora sim! Essa é a verdadeira chapa para 2018!!! Cássio no Senado, Luciano para governador e Maranhão será o vice”, foi a previsão de outro internauta no twitter.
Também estiveram presentes os deputados federais Manoel Júnior (PMDB), Pedro Cunha Lima (PSDB)  e Rômulo Gouveia (PSD), além de Lucélio Cartaxo.
O encontro aconteceu no restaurante Gulliver Mar, na orla de João Pessoa.

Paraibanos antecipam feriados bancos fecham logo na sexta

O feriado é somente no domingo, mas o brasileiro paraibano não tem jeito, antecipa o descanso e as comemorações para esta sexta-feira (30). Bancos fecham nesta sexta e alguns shoppings e serviços começam a modificar horários.
 

Manaíra e Mangabeira Shopping
Nesta sexta (30), os shoppings abrirão das 10h às 23h.
Sábado (31), eles permanecerão abertos das 10h às 19h;
Domingo, dia 1º de janeiro, as lojas estarão fechadas, mas a área de lazer vai funcionar em ambos.

Mag Shopping
Sexta (30): das 10h às 22h
Sábado (31): lojas das 9h às 19h e praça de alimentação e lazer das 10h às 19h
Domingo (1º): lojas fechadas, praça de alimentação e parque das 12h às 22h e cinema das 13h às 22

Tambiá Shopping:
Sexta (30): das 9h às 21h
Sábado (31): 9h às 18h
Domingo (1º): fechado, exceto o cinema, que funcionará de acordo com as sessões

Shopping Sul
Sexta (30): das 10h às 22h
Sábado (31): 10h às 18h
Domingo (1º): fechado

Partage Shopping (Campina Grande)
Sexta (30): das 10h às 22h
Sábado (31): 8h às 18h
Domingo (1º): fechado

Trens
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos em João Pessoa (CBTU) informou que os trens e VLTs irão funcionar durante sábado (31),  das às 4h20 às 13h50; no domingo (1º) eles não operam. Na segunda (2), os trens funcionarão normalmente, das 4h20 às 19h41.

Bancos
As agências bancárias de todo o país estarão abertas para atendimento ao público até esta quinta-feira (29) e fecham na sexta-feira (30) para o recesso de Ano Novo. O atendimento será retomado no dia 2 de janeiro, segunda-feira, primeiro dia útil de 2017.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) ressalta que contas e carnês com vencimento na data em que as agências estiverem fechadas poderão ser pagos no primeiro dia útil seguinte ao feriado bancário sem cobrança de multas por atraso.

A alternativa para o dia em que não houver atendimento nos bancos é utilizar os caixas eletrônicos, internet banking, banco por telefone e correspondentes bancários como casas lotéricas e agências dos Correios.

Abono Salarial e Fies
Quem tem direito a sacar o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014 tem até essa quinta-feira (29) para ir a uma agência bancária retirar o benefício. E o trabalhador que tem o Cartão Cidadão com senha poderá sacar o abono em um terminal de autoatendimento da Caixa Econômica ou em casas lotéricas até a sexta-feira (30). Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, pouco mais de 900 mil pessoas que têm direito a receber o dinheiro ainda não efetuaram o saque.
O direito ao benefício pode ser consultado no site do Ministério do Trabalho.
Também o prazo para renovação de contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) termina na próxima sexta-feira, dia 30. Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. Além disso, termina no dia 29, quinta-feira, o prazo para entregar no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal os Documentos de Regularidade de Matrícula (DRMs) emitidos a partir de 25 de novembro.

Retrospectiva na confira as principais matérias que chocaram a Paraíba

O ano de 2016 foi de casos violentos que marcaram a Paraíba. Confira abaixo os principais fatos, como o do estudante de veterinária morto após a própria irmã encomendar o crime por conta de herança; a morte de quatro pessoas após um ônibus ser atingido por um trem na Grande João Pessoa; o assassinato da vendedora Vivianny Crisley, morta com requintes de crueldade após sair de um bar da Capital; e a família paraibana morta em Pioz, na Espanha, pelo suspeito confesso do crime, Patrick Gouveia.

Estupro no Fest Verão

O primeiro caso de destaque violento deste ano aconteceu em janeiro, quando uma adolescente de 15 anos foi estuprada por três homens na madrugada do dia 18, após sair do Fest Verão Paraíba, na praia de Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa.

Após o estupro, a garota foi abandonada despida na areia da praia e saiu correndo sem roupa para pedir ajuda ao perceber que os suspeitos não estavam perto.

Acidentes com ônibus e trens na Grande JP

Em fevereiro, a batida entre um ônibus e um trem da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) deixou três pessoas mortas e onze feridas no município de Santa Rita, na Grande João Pessoa.

Durante o acidente, testemunhas relataram “corpos voando” pelas janelas do coletivo. Durante a investigação, a Polícia Civil afirmou que o motorista do ônibus poderia responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

Em novembro, um novo acidente envolvendo ônibus deixou quatro pessoas mortas no Centro de João Pessoa. As vítimas estavam em uma calçada na Rua Almeida Barreto quando foram atingidas pelo ônibus. Na investigação, a polícia indicou indiciamento do motorista por homicídio culposo.

Irmã mandou matar irmão por herança

Em junho, o estudante Marco Antônio Filho, de 28 anos, foi baleado e morto durante o que seria um assalto na padaria da família, no bairro do Miramar, Zona Leste da Capital.

Porém, posteriormente, a polícia descobriu que o crime havia sido encomendado pela irmã de Marcos Antônio, que também planejava assassinar toda a família para ficar com a herança.

A irmã da vítima e outros cinco suspeitos do crime foram presos no fim de junho. A principal suspeita do crime foi considerada a ‘nova Suzane von Richthofen’.

Terrorismo

Em julho, a Paraíba se impressionou com a prisão de Antônio (Ahmed) Andrade dos Santos Júnior, preso em João Pessoa durante a operação antiterrorismo ‘Hashtag’, da Polícia Federal.

Ahmed era suspeito de, junto com outras nove pessoas, preparar atos terroristas que seriam executados durante as Olimpíadas Rio 2016.

Em outro caso, desta vez na Alemanha, a estudante Ruanna Dantas, de 20 anos, moradora de Sousa, no Sertão do estado, relatou ao Portal Correio momentos de tensão vividos em um shopping de Munique, no dia 22 de julho, durante um ataque terrorista.

Caso Rebeca: padrasto preso

Em julho, a Polícia Civil solicitou e a Justiça concedeu a prisão temporária do cabo da Polícia Militar, Edvaldo Soares, padrasto e principal suspeito no caso do estupro e morte da estudante Rebeca Cristina, em julho de 2011, na Capital.

Em setembro, a Polícia Civil encerrou o caso e Edvaldo Soares da Silva foi indiciado pelos crimes de estupro e homicídio qualificado.

"Patrick, o assassino"

Um dos casos mais emblemáticos e violentos deste ano não aconteceu na Paraíba, mas tirou a vida de um casal de paraibanos e os seus dois filhos, em Pioz, na província de Guadalajara, na Espanha, em agosto.

Marcos Campos, Janaína Santos e seus dois filhos foram mortos, com o casal sendo esquartejado, pelo suspeito confesso do crime, Patrick Gouveia, sobrinho de Marcos. Os corpos só foram encontrados no dia 18 de setembro.

Durante o crime, Patrick Gouveia trocou mensagens com Marvin Correia, que foi apontado pela polícia como participante dos crimes pelo fato de ter orientado Patrick em como se livrar e provas e outras ações.

A conversa entre Patrick e Marvin ocorreu enquanto os crimes eram praticados e trechos das mensagens foram divulgados com exclusividade pelo programa Cidade Alerta, da TV Correio.

Atualmente, Patrick se encontra preso em um presídio da Espanha e já recebeu ameaças de morte de outros detentos. Já Marvin segue morando em João Pessoa e é monitorado por tornozeleira eletrônica.
 
Caso Vivianny Crisley

Outro crime que chocou a Paraíba foi o desaparecimento e morte da vendedora Vivianny Crisley, em outubro deste ano. A vítima desapareceu no dia 21 de outubro após sair, acompanhada de homens, de um bar no bairro dos Bancários, Zona Sul de João Pessoa.

No dia 7 de novembro, a polícia encontrou, após denúncia anônima, os restos mortais de uma pessoa. Após exames, foi confirmado que os restos mortais eram da vendedora.

No dia 11 de novembro, a Polícia Civil apresentou o estoquista Alex Aurélio Tomas dos Santos como um dos suspeitos e os nomes de Jobson Barbosa da Silva Júnior e Fágner das Chagas Silva divulgados como participantes do crime de homicídio, confessado pelo primeiro suspeito preso.

Jobson e Fágner foram presos no dia 21 de novembro. A dupla estava escondida no morro do Acarí, Zona Norte do Rio de Janeiro, e foi trazida para a Paraíba.

Jovem morto em Blitz em JP

Também em outubro, o estudante de fisioterapia Cícero Maximino da Silva Júnior, de 20 anos, foi morto após o piloto da moto em que ele garupa furar blitz da Polícia Militar na praia de Manaíra, Orla de João Pessoa.

Durante a investigação, a polícia comprovou que o policial que atirou contra a moto estava atuando em ‘legítima defesa’, já que o piloto da moto cometeu ‘manobras arriscadas’ e teria jogado o veículo para cima do policial militar no intuito de fugir da blitz.

Matéria do Portal Correio