quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Governadores do Nordeste se reúnem para discutir cortes feitos por Temer

O governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) anunciou, na manhã desta quinta-feira (24), que irá se reunir nesta sexta-feira (25) com os governadores do Nordeste para discutir as medidas econômicas apresentadas pelo presidente Michel Temer (PMBD), para reduzir gastos.
“Teremos a oportunidade de debater algumas coisas, os estados tem que preservar a economia. Os estados não devem e nós não podemos ter medidas que venham de cima para baixo”, disse.

Casamento entre mulheres tem crescido 106% na PB

A Paraíba registrou um aumento de 106% em casamento entre mulheres. A informação é do IBGE divulgada nesta quinta-feira (24).
Entre mulheres, a maior incidência etária é dos 25 aos 29 anos e dos 35 aos 39 anos. No total, em 2014 foi registrado 15 casamentos e em 2015, 31.
Já entre os homens, o aumento registrado foi pouco mais de 20%. Em 2014 foram registrados 16 casamentos e 2015, 18. A maior incidência é entre homens dos 35 aos 39 anos.
O casamento entre pessoas do mesmo sexo, ocorreu uma diminuição nos números. Em 2014 foram registrados 20.537 casamentos, enquanto que no ano de 2015 ocorreu 18.974.
Com relação aos divórcios, a Paráiba registrou uma diminuição de 6%. Em 2014 foram registrados 5.354 rompimentos de matrimônio, enquanto que em 2015 foram 5.166 separações.

Senado aprova fim das coligações para vereadores e deputados

O Plenário aprovou em segundo turno nesta quarta-feira (23) a Proposta de Emenda à Constituição 36/2016 (PEC), que dá fim às coligações partidárias nas eleições proporcionais (vereadores e deputados) e cria uma cláusula de barreira para a atuação dos partidos políticos. O objetivo é diminuir o número de legendas. Foram 63 votos favoráveis e 9 senadores contrários. A proposta segue para análise da Câmara dos Deputados.
Dos senadores Ricardo Ferraço (PSDB-ES) e Aécio Neves (PSDB-MG), a proposta foi aprovada na forma do substitutivo apresentado pelo relator, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). De acordo com o texto, as coligações partidárias nas eleições para vereador e deputado (estadual, federal e distrital) serão extintas a partir das eleições de 2020.
Atualmente os partidos podem fazer coligações livremente, de modo que as votações das legendas coligadas são somadas e consideradas como um grupo único no momento de calcular a distribuição de cadeiras no Legislativo.
Aécio Neves afirmou que a PEC 36/2016 é a mudança mais importante feita no sistema político-partidário brasileiro nesta década e permitirá que os eleitores determinem quais partidos deverão ter representação no Congresso. Ele acrescentou que o Brasil tem 35 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e outras 31 legendas estão em processo de regularização. Para o senador, a diminuição do número de partidos ajudará a garantir a governabilidade.
– Ou nós avançamos ou em breve teremos 60 partidos disputando eleições no Brasil. Essa proposta não atende ao partido A ou partido B, mas à racionalização do nosso processo político. A sociedade a vê como absolutamente necessária e urgente — disse Aécio.
Em seguida, Ricardo Ferraço afirmou que a cláusula de barreira existe em mais de 40 países democráticos, alguns com barreiras de 5% dos votos válidos.

PB é o segundo estado do Brasil com mais mortes por chikungunya

A Paraíba é o segundo estado brasileiro com mais mortes por chikungunya, com 31 casos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (24) pelo Ministério da Saúde e revelam que 855 cidades brasileiras estão em situação de alerta ou de risco de surto de dengue, chikungunya e zika. O número representa 37,4% dos municípios pesquisados pela pasta no Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que é o mosquito transmissor das três doenças.
Das 22 capitais que participaram do estudo, Cuiabá está em situação de risco e outras nove em situação alerta: Aracaju, Salvador, Rio Branco, Belém, Boa Vista, Vitória, Goiânia, Recife e Manaus. Outras 12 aparecem em situação satisfatória: São Luis, Palmas, Fortaleza, João Pessoa, Teresina, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Macapá, Florianópolis, Campo Grande e Brasília.
O ministério não recebeu informações sobre as capitais Maceió, Porto Velho e Curitiba. Já Natal e Porto Alegre utilizam outra metodologia para medição de focos do mosquito.
Depósitos de água como toneis, tambores e caixas d'água foram os principais tipos de criadouro do mosquito registrados nas regiões Nordeste e Sul. No Sudeste, predominou o o depósito domiciliar, categoria em que se enquadram vasos de plantas, garrafas, piscinas e calhas. No Norte e no Centro-Oeste, a maioria dos focos foi encontrada no lixo.

Show com a banda "Os Gonzagas" e Feira de Escambo e Mangai são os destaques das comemorações do aniversário de 54 anos do município de Conde

  Feira de Escambo e Mangai e show com a banda “Os Gonzagas” são destaques nas comemorações dos 54 anos de Conde               ...