quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Greve de novo: bancos devem entrar em greve nesta sexta

Em menos de 2 meses banco vão paralisar suas atividades ainda esta semana, em setembro deste ano, a categoria entrou em greve, que durou pouco mais de um mês. Na oportunidade. Bancários paraibanos devem cruzar os braços nesta sexta-feira (25). De acordo com o Sindicato dos Bancários na Paraíba, a decisão deverá ser confirmada em uma reunião que acontece nesta quinta-feira (24), em São Paulo, onde será definido um calendário de paralisações.
O presidente do Sindicato dos Bancários no Estado, Marcos Henriques, informou que as mobilizações são contra o fechamento de agências do Banco do Brasil. Na Paraíba serão fechadas cinco unidades bancárias, pelo Plano de Reestruturação que pretende economizar ao todo quase R$ 4 bilhões de a cada ano.
“Nós temos um calendário de lutas, que passa por audiências, reunião em bairros e campanhas de mídias. Iremos ter uma reunião com a Federação para discutir sobre greve, que não está descartada, pois no calendário nacional também pode ser deferida essa ação”, pontuou Marcos Henriques.

Investigadores da Embaixada dos EUA no Brasil vem conhecer atuação da Polícia Civil da Paraíba

A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (SEDS), por meio da Delegacia Geral de Polícia Civil da Paraíba, recebeu, na tarde desta terça feira (22), a visita de representantes da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O encontro foi solicitado pelo escritório de segurança Force Protection Detachment.
Os investigadores especiais Jean Paraski e Gary McKay foram recebidos pelo delegado geral da Polícia Civil, João Alves, e pelo delegado geral adjunto da Polícia Civil, Isaias Gualberto. Também participaram do encontro o assessor jurídico da Delegacia Geral, delegado Erilberto Maciel, e o assessor administrativo da Delegacia Geral da Policia Civil, delegado Antônio Brayner.
A missão dos representantes da Embaixada Americana foi conhecer um pouco da atuação da Polícia Civil da Paraíba, debater sobre assuntos de segurança pública e buscar uma parceria durante as futuras visitas diplomáticas a João Pessoa que estão programadas para acontecer no início de 2017. Ao final da visita, eles entregaram uma lembrança do Consulado Americano ao delegado geral da PC, João Alves.
A Delegacia Geral da Polícia Civil se colocou à disposição da Embaixada. “Os nossos policiais civis estão capacitados e preparados para atuar em qualquer esquema de segurança. Convidamos os representantes da Embaixada Americana para conhecer a nossa estrutura na Academia de Polícia Civil (Acadepol), que conta com equipamentos de ponta para o treinamento do nosso efetivo. Na unidade de ensino, considerada uma das mais modernas do País, os nossos policiais também recebem cursos que ajudam no desempenho das suas atividades”, disse o delegado geral, João Alves.

Luciano Cartaxo é convidado para encontro com o Ricardo

O prefeito de joão Pessoa na Paraíba Luciano Cartaxo (PSD) será convidado a participar do encontro que acontecerá no próximo dia 5 no Centro de Convenções de João Pessoa com os todos eleitos e reeleitos na Paraíba.

O secretário de comunicação do estado Luiz Tôrres destacou que até agora nenhum prefeito foi convidado formalmente para participar do encontro o que deverá acontecer até a próxima semana. “Nenhum prefeito foi convidado formalmente até agora e espero que o prefeito Luciano Cartaxo se faça presente a esse encontro, pois o governador Ricardo Coutinho está de portas abertas para receber a todos os gestores municipais ”,afirmou o secretário.
Luís Tôrres explicou que o encontro será u momento importante para Paraíba . Ele disse que o governador, pelo seu nível de experiência como gestor público, irá falar o de ações e convênios bem como apresentar novas oportunidades que o Estado têm a oferecer aos prefeitos. “Não será um encontro plástico com uma fala do governador e uma fotografia e pronto”, garantiu o secretário. 
De acordo com o secretário, todos os gestores e secretarias irão falar sobre as suas pastas informando como os prefeitos poderão recorrer ao Governo do Estado para melhorar a qualidade de vida do povo paraibano. “O governador vai poder detalhar sobre a medida provisória do Empreender para que as prefeituras possam solicitar crédito e fomentar o empreendedorismo em seus municípios”, finalizou o secretário.

Banco pro Conde "Senador solicita instalação de agências bancárias no Conde"

O Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) esteve reunido nesta terça-feira (22) com o presidente da Caixa Econômica Federal – CEF, Gilberto Occhi. Na oportunidade, ele encaminhou ao presidente os pleitos de duas cidades da Paraíba – Conde e Cacimba de Dentro – para a instalação de agências bancárias nestes municípios. 
Lira falou ao presidente sobre a importância da expansão da Caixa nestas duas cidades. Os pleitos foram discutidos recentemente pelo Senador Raimundo Lira, em audiências nas quais recebeu, em seu gabinete, em Brasília, a prefeita eleita Márcia Lucena, do Conde; e o prefeito eleito Nelinho, de Cacimba de Dentro. 
Lira lembrou ao presidente Gilberto Occhi que o Conde é o terceiro polo turístico do estado e recebe muitos turistas por conta das praias que atrai pessoas de todo o Brasil, como Tambaba, Jacumã, Conqueirinho, Carapibus, dentre outras. 
No caso de Cacimba de Dentro, ele destacou o crescimento do município e a dificuldade que os moradores tem em acessar os serviços oferecidos por um banco, tendo que se deslocar cerca de 40 km para a cidade mais próxima que dispõe de agência bancária. 
O presidente da Caixa Econômica Federal recebeu os pleitos e disse ao senador Raimundo Lira que vai estudá-los com atenção e dedicação, junto com a equipe técnica da instituição.

MPF investiga uso de CPFs de beneficiários do Bolsa Família em em doações de campanhas eleitorais na PB

O Ministério Público Federal passou a investigar o uso de CPFs de beneficiários do Bolsa Família em doações para campanhas municipais deste ano no interior da Paraíba. Uma das denúncias que chegou ao procurador da República, José Godoy Bezerra de Souza, durante consulta pública sobre os cortes desse programa no estado, foi de que uma comunidade inteira foi descredenciada pela Prefeitura, depois que o gestor perdeu a disputa pela reeleição e descobriu que os beneficiários dessa localidade tinham fechado apoio a outro candidato.

Assim que passaram as eleições, a Prefeitura Municipal teria modificado o cadastro dessas pessoas e, mesmo numa comunidade que vive em um acampamento, à espera de lotes da reforma agrária, a informação repassada ao governo federal era de que todos ganhavam acima da renda permitida para ter acesso aos benefícios do programa do governo federal. Com essa informação da Prefeitura, todos os moradores desse acampamento teriam sido descredenciados.
Em outro caso relatado ao procurador regional dos direitos dos cidadãos, tratou da descoberta de que os CPFs de vários beneficiários foram usados para justificar doações de pessoas físicas a candidatos a vereador e a prefeito em várias cidades paraibanas. O procurador José Godoy ressaltou que as eleições municipais deste ano foram as primeiras em que as doações empresariais foram proibidas. Por isso mesmo, o MPF vai investigar se esses beneficiários tiveram os CPFs usados ilegalmente, sem que eles tivesse conhecimento da fraude, ou se eles autorizaram o uso do documento para legalizar dinheiro de 'caixa 2' como doações a esses candidatos.Matéria do Portal Correio

Bandidos roubam carro de assessora de deputada em semáforo e é detido após capotar veículo

Um homem foi preso e dois menores apreendidos suspeitos de render uma mulher em um semáforo e roubar o veículo dela no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, na manhã desta quarta-feira (23). Os suspeitos foram detidos depois de capotar o veículo da vítima, que é uma das assessoras de gabinete da deputada estadual Estela Izabel (PSB).

Segundo a assessoria da deputada, a mulher tinha parado no semáforo nas imediações do Estádio Almeidão quando foi surpreendida pelo trio armado, que exigiu que ela saísse do veículo Renault Sandero. Os suspeitos entraram no carro e saíram em alta velocidade.
De acordo com o capitão Francisco Clecitone, da Cavalaria da Polícia Militar, cerca de 200 metros do local onde o veículo foi roubado, um deles perdeu o controle da direção, bateu na mureta da pista e capotou do automóvel.
Os assaltantes abandonaram o veículo e tentaram roubar outro carro, mas não conseguiram. O trio tentou fugir por uma mata, mas foi perseguido e detido pela Polícia Militar. Com os suspeitos, os policiais militares encontraram um simulacro de arma de fogo.
Os suspeitos foram levados para a Central de Polícia Civil. Os adolescentes serão levados para a Delegacia do Menor Infrator e o homem para a Central de Flagrantes. A Polícia Militar disse que eles são conhecidos da população do bairro pelos delitos.

Jovem de 16 anos morre em oficina após ser atingido por peça de carro

Um adolescente de 16 anos morreu após ser atingido por uma peça de metal de um carro enquanto trabalhava com o pai dele em uma oficina no município de Pocinhos, no Agreste da Paraíba, a 134 km de João Pessoa, no fim da tarde desta terça-feira (22).
Segundo o agente Antônio, da Polícia Civil da cidade vizinha de Esperança, que fica responsável pelas ocorrências da região, não se apurou o que teria causado o acidente.
“Após o rapaz se ferir, o Samu ainda foi chamado, mas ele morreu ainda no local da ocorrência”, contou Antônio.
Profissionais do Instituto de Polícia Científica de Campina Grande se dirigiram ao local do fato para investigar o que teria causado a morte do adolescente. Até o fechamento desta matéria, o IPC seguia levantando dados e não tinha informações conclusivas sobre o ocorrido.