terça-feira, 8 de novembro de 2016

Policiais Civis da Paraíba paralisam suas atividades

Apenas procedimentos de prisão em flagrante serão realizados nas delegacias de Polícia Civil da Paraíba das 8h do dia 9 de novembro até as 8h do dia 10. É o que explica Suana Melo, presidente da Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba, ASPOLPB, que mobiliza todos os policiais civis do estado para nesta quarta-feira paralisarem suas atividades contra a precariedade nas carreiras investigativas e de apoio e os obstáculos que se projetam com as propostas em tramitação no congresso nacional.
De acordo com a presidente, os policiais civis do estado ocupam a última posição do Ranking salarial do Brasil. “O policial civil da Paraíba, mesmo se encontrando entre os mais bem avaliados do país e atingindo anualmente as metas de redução de criminalidade no Estado, recebe a metade do salário que é pago em 16 estados”, lamentou Suana.
Suana enfatizou que as modificações legislativas propostas irão prejudicar ainda mais as categorias. “Com a aprovação da PLP 257/2016, por exemplo, que retira diversos direitos do servidor, a partir da majoração da contribuição previdenciária, o salário vai ser ainda menor, afetando drasticamente os policiais civis, que exercem atividades de elevado risco e complexidade, sendo submetidos a estresse constante, e que necessitam da manutenção de uma aposentadoria diferenciada”, pontuou.
Em relação ao atendimento ao público nas delegacias durante a paralisação, Suana informou que as unidades policiais de todo o estado atenderão somente os serviços inadiáveis.

Governadorda PB tem reunião hoje com Ministro da Fazenda

RC se reúne hoje com o ministro da Fazenda O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) vai se reunir com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, nesta terça-feira (8), em Brasília. O encontro está marcado na agenda oficial do ministro para acontecer às 15h (horário de Brasília) na sede do ministério.

Na reunião, Ricardo deve apresentar os problemas da Paraíba e um dos temas centrais deve ser o rebaixamento da nota fiscal do Estado feito pelo Tesouro Nacional, que impediu que o governo estadual possa contrair novos empréstimos.
O governador da Paraíba havia solicitado à Presidência da República uma audiência com o presidente Michel Temer (PMDB), que não pôde ocorrer por questões de agenda do governante do País.

5 corpos encontrados em mata são dos desaparecidos em SP

A polícia ainda aguarda exames de DNA para confirmar oficialmente que os corpos são dos desaparecidos, mas já possui evidências sobre o caso (leia mais abaixo). Estão sendo analisadas, por exemplo, roupas achadas com os corpos, tatuagens e cicatrizes de cirurgia.
A Corregedoria e a Polícia Civil de São Paulo informaram nesta nesta segunda-feira (7) que os corpos encontrados neste domingo numa mata em Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo, são dos cinco jovens desaparecidos há mais de duas semanas, no último dia 21, em Sapopemba, na Zona Leste da capital paulista. As informações são do Jornal Hoje.
No início da noite, a Secretaria de Segurança Pública divulgou nota confirmando que dois dos corpos são dos rapazes desaparecidos. "A SSP informa que dois dos corpos foram identificados como integrantes do grupo que desapareceu na região de Ribeirão Pires pela planilha de impressão digital", diz a nota.
"Os primeiros exames feitos pelo núcleo de antropologia do IML mostram que eles foram atingidos por balas de calibre 38 e uma de calibre 12. Não foi possível identificar os outros três corpos pelos exames antropológicos e eles serão submetidos a confronto de DNA. O caso segue em investigação pelo DHPP e com IPM instaurado pela Corregedoria da Polícia Militar. O TJM decretou segredo de Justiça", afirma a SSP.

"A doutora Ana Lúcia, da [Delegacia de] Pessoas Desaparecidas, foi junto com o pessoal nosso do Geacrim [Grupos Especiais de Atendimento a Local de Crime], e como ela esta a par das investigações, pelas roupas que estavam nos corpos, ela entende que são as pessoas", afirmou o delegado Arlindo José Negrão Vaz, do Departamento de Homicídios e Proteção às Pessoas.

Os familiares dos jovens desaparecidos foram ao IML na manhã desta segunda dar informações que possam a ajudar a identificar os corpos, que têm queimaduras e estão em estado avançado de decomposição. Os parentes começaram a deixar o local no início da tarde.

A avó de um dos desaparecidos, Alice Silva, esteve no IML e, ao deixar o instituto, foi perguntada por jornalista se havia reconhecido o corpo do neto. "É o meu neto", respondeu a mulher. "Quero justiça", completou. De acordo com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), no entanto, as famílias não puderam ver os corpos e nem viram fotos devido ao avançado estado de decomposição.

Pai de 59 anos faz Enem com as filhas


Um auxiliar de limpeza de 59 anos viralizou na rede social após fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com as duas filhas neste final de semana em São José de Campos, interior de São Paulo. A foto da família tem mais de 36 mil curtidas e 7 mil compartilhamentos.
Orlando Graciano precisou abandonar os estudos com apenas 11 anos para trabalhar e ajudar no sustento da família. Após se aposentar, decidiu retomar o tempo perdido e voltou a estudar, cursando o ensino médio.
“Estou fazendo o Enem para eliminar algumas matérias do ensino médio e também para quem sabe já iniciar a faculdade em 2017. Tive que deixar a escola muito cedo, e eu percebi quanta oportunidade de emprego perdi por não ter levado o estudo adiante. Enquanto há vida, nunca é tarde para buscar nossos sonhos”, contou Graciano.
O auxiliar pretende cursar gestão pública futuramente. "Caso eu seja aprovado em alguma faculdade, talvez eu comece a trabalhar na área, mas vou depender de propostas de emprego”, brincou.
Enquanto há vida, nunca é tarde para buscar nossos sonhos"
Orlando Graciano
Para saber suas notas no Enem, ele vai precisar aguardar até 19 de janeiro. Isso por opção própria, pois o auxiliar de limpeza afirmou que prefere esperar o gabarito final.
“Sou uma pessoa muito ansiosa, por isso achei melhor não trazer os cadernos para casa. Agora, vou esperar até janeiro para saber como fui, mas espero que tenha ido bem, porque a maioria dos assuntos eu via em aula", contou.
Graciano fez a prova no mesmo local em que suas duas filhas, de 21 e 22 anos. Ele afirma que conversa com elas sobre as possíveis respostas de sua prova.

Americanos vão as urnas nesta Terça


As eleições para definir o próximo presidente dos Estados Unidos acontecem nesta terça (8). Embora as eleições americanas não sejam diretas, nas primeiras horas de quarta-feira, Hillary Clinton ou Donald Trump já poderá ser considerado o 45º presidente do país. A posse acontece no dia 20 de janeiro.
  Os horários de votação variam muito entre os 50 estados americanos, já que seguem seis fusos diferentes. Dez estados serão os primeiros a abrir suas seções, às 6h ou 6h30, que corresponde às 9h ou 9h30 de Brasília.

Como a votação acontece em um dia da semana, os postos eleitorais ficam abertos por um período bem maior do que no Brasil. Em Nova York, por exemplo, abrem às 6h e recebem eleitores até as 21 horas.
Tradição
Em Dixville Notch, um vilarejo de New Hampshire, como manda a tradição, sete pessoas se reuniram para votar à meia-noite (no horário local). A apuração foi rápida: quatro votos para a democrata Hillary Clinton e dois para o republicano Donald Trump. O candidato liberal, Gary Johnson, recebeu um voto e a curiosidade ficou por conta de uma cédula recebeu o nome do republicano Mitt Romney, candidato derrotado nas eleições de 2012.
Resultados
O resultado deve ser conhecido apenas na madrugada de quarta-feira, como nas eleições anteriores. A exceção foi o pleito de 2000, quando foi necessária a recontagem em alguns distritos, o que atrasou o anúncio.

O voto não é obrigatório, mas os eleitores interessados precisam ter se registrado com antecedência. De acordo com o Pew Research Center (PRC), mais de 225 milhões de americanos estão aptos para votar e, neste

Festa e Romaria da Penha em João Pessoa


A programação da Festa e da Romaria de Nossa Senhora da Penha, que completa 253 anos, foi divulgada pela Arquidiocese da Paraíba nesta segunda-feira (7). Neste ano, o tema da celebração é “Maria, Mãe da Misericórdia, ajuda-nos a buscar a conversão e cuidar da casa comum”.
As homenagens à santa começam no dia 23 de novembro às 18h30 (horário local), com a Recitação do Santo Terço. Às 19h15 acontece o Hasteamento da Bandeira na Santinha localizada na rua que dá acesso ao Santuário, na Praia da Penha, em J. Pessoa, em seguida, às 19h30, começa o Tríduo, que compõe três noites de celebrações. O tema da primeira noite é “Maria e a Misericórdia de Deus” e o celebrante é o padre Dalmo Radimack.
O dia 24, segunda noite do Tríduo, tem Recitação do Santo Terço às 18h45 e Celebração Eucarística às 19h30, com o tema: “Da Misericórdia de Deus nasce o desejo de conversão do homem”. O celebrante é o padre Luiz Júnior.
Na terceira noite do Tríduo (25), também ten Recitação do Santo Terço às 18h45 e Celebração Eucarística às 19h30 no Santuário. O tema da noite é “Misericórdia e Criação: sinais do amor de Deus pela humanidade” e o celebrante é o padre Paulo Cabral.
No sábado (26), uma carreata acontece a partir 17h, levando a imagem da Santa da Penha para a igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro da capital, de onde, às 22h, começa a a Romaria de Nossa Senhora da Penha. A Bênção de Envio dos Romeiros deverá ser feita pelo Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival Saraiva de França, que também vai celebrar a Missa campal no fim da caminhada. O percurso será o mesmo do ano passado.
No domingo (27), a partir de 1h30, o Alto de Nossa Senhora vai ser apresentado no campo de futebol da Praia da Penha, com previsão de chegada dos romeiros ao Santuário às 4h.

Na Paraíba 44 mil beneficiários são cortados ou bloqueados do Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) divulgou, nesta segunda-feira (7), que 44.015 mil benefícios do Bolsa Família foram bloqueados ou cortados na Paraíba por suspeitas de irregularidades. Apenas em João Pessoa, 4.143 benefícios foram bloqueados, deixando a Capital com a 10º posição de cortes entre os municípios do Brasil.
Em todo o país, o ministério cancelou 469 mil benefícios e bloqueou outros 654 mil. Segundo o MDSA, em todos os casos foi constatado que a renda das famílias era superior à exigida para ingresso e permanência no programa.
Segundo os dados, a Paraíba teve 27.378 mil benefícios bloqueados e 16.637 mil benefícios cortados do programa.

PRF aponta irregularidades em veículos escolares de 20 Municípios e do Estado

O Ministério Público da Paraíba recebeu, na última segunda-feira (16), um relatório da Polícia Rodoviária Federal com informações rela...