quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Após impasses e brigas judicias, as provas pro Enem 2016 começam hoje

Em um cenário de turbulência política marcado por uma onda de ocupações escolares, em vários Estados, mais de 8 milhões de estudantes começam neste sábado (5), em todo o país, as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016. O segundo e último dia de avaliação é neste domingo.
Por conta das ocupações,locais de aplicação das provas tiveram de ser substituídos pelo governo federal na última semana. O movimento dos secundaristas, iniciado há pouco mais de um mês em colégios públicos do Paraná –contra a MP (Medida Provisória) 746, que trata da reforma do ensino médio, e a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241, que fixa um teto de gastos à União pelos próximos 20 anos –, ganhou força e se espalhou por outros Estados e até para universidades e institutos federais.
As alterações de locais foram divulgadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nessa sexta-feira (4). Elas atingem um total de 240.304 candidatos –mais que os 191.494 de um balanço feito no começo da semana, quando havia 61 ocupações a menos.

O imbróglio envolvendo a realização do Enem em meio a escolas ocupadas chegou até a Justiça: esta semana, o procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho pediu o cancelamento do exame, por meio de liminar, por entender que a realização de provas em diferentes datas feria o princípio de isonomia da seleção. Na última quinta (3), no entanto, a juíza Federal Elise Avesque Frota, substituta da 8ª Vara Federal no Estado, negou opedido alegando que isso “ocasionaria danos ainda maiores aos princípios que fundamentam o próprio pleito ministerial, notadamente a isonomia e a economicidade.”
Os alunos das unidades afetadas farão as provas no fim de semana de 3 e 4 de dezembro, sem a necessidade de efetuar ou pagar uma segunda inscrição. Segundo o Inep, caso outras escolas venham a ser ocupadas no decorrer nas provas de hoje ou amanhã, o Enem também deve ser cancelado nestas unidades.

Malandro tenta invadir imóvel e fica entalado

Os policiais militares encontraram uma situação embaraçosa na manhã desta sexta-feira (4) após receber uma informação de que um homem estava preso ao tentar invadir a Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas, no bairro de Nazaré, na capital baiana. Ao chegar ao local, os PMs flagraram o jovem de 23 anos, entalado na janela.
O jovem tentou entrar no imóvel, mas ficou pendurado. Devido ao tempo em que ficou preso, ele precisou de atendimento médico, pois estava com fortes dores pelo corpo. Ele foi encaminhado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde foi medicado e encaminhado à delegacia.
De acordo com o sargento da PM, na unidade de saúde, ele foi informado que o suspeito havia sido baleado recentemente durante um assalto. A delegada afirmou que ao consultar o nome do jovem no portal da polícia encontrou um histórico por arrombamentos.

Marcia Lucena se reuni com moradores na Pousada e diz que "o Conde vai desabrochar"


               "Vamos fazer do Conde uma cidade de Verdade, ela vai desabrochar como uma flor"!
Essa foi uma das frases que mais nos chamou atenção, quando a prefeita eleita Marcia Lucena disse que ia fazer da cidade de Conde uma cidade de verdade o público aplaudiu e por várias vezes o público aplaudiu. A reunião foi hoje por volta das 20hs na Associação dos moradores do Santa Marta no loteamento Pousada de Conde Distrito Industrial do município de Conde Litoral Sul da Paraíba. 
A sede ficou lotada, com a participação de moradores , amigos que acompanharam a prefeita durante todo o trajeto da campanha, vereador eleito Adriano e Naldo cell reeleito, e candidatos a vereadores que estiveram com ela em campanha e que não foram eleitos, uma boa parte deles estavam presentes nessa reunião e foram chamados por Marcia para ficarem ao seu lado na hora da reunião. Quem também marcou presença foi o padre Severino Melo, o esposo da prefeita Nanego, representantes da força jovem(grupo criado para animar e levar informações aos populares durante a campanha), participou nessa reunião Manga Rosa vereador reeleito que não estava com Marcia na campanha mais que se diz admirador dos seus projetos e o vereador Tatu que não foi eleito.
                Marcia agradeceu pelos votos que obteve naquela comunidade, que com carinho abraçou essa mudança, agradeceu aos candidatos pela força e por terem se doado nessa campanha.
                Em pronunciamento a prefeita falou que "o povo do Conde estava mal acostumados", ela disse que dessa vez entenderam, que tinham que mudar, mesmo sem promessa de emprego sem dar nenhum saco de cimento, para ninguém e sim de promessa de fazer o melhor ela vai mostrar como se administra. Falou que a prefeita atual Tatiana Correia estava judiando muito a população por não aceitar a derrota.           "Estou sentindo dificuldade de conseguir acesso para fazer essa transição, nesta segunda vou com minha comissão procurar a prefeitura que nem sabemos ainda onde esta, pra que lado foi, ela acabou com tudo". Disse Marcia que continua, dizendo: "Vamos encontrar um município quebrado". 
Marcia usa uma frase forte ao dizer que "será sempre essa pessoa justa e não uma pessoa frouxa, terei mãos de ferro por que é preciso". Ela se refere as dificuldades que irá enfrentar na organização da cidade. Ela fala também que irá colocar funcionários para trabalhar 8hs como é pra ser e colocar com responsabilidade para não encharcar a folha da prefeitura. Ela fala também que pretende fazer contato com as fabricas para assim ser gerado mais empregos  para o município com as empresas particulares, para dar dignidade as pessoas.
             Na reunião Marcia fala que tudo que sair da prefeitura nas secretárias serão apenas com ordem dela, "nenhum friso vai sair de nenhuma secretária sem que eu permita"!
Marcia fala do orçamento democrático e diz que " é muito importante que todos participem e que estará interagindo com as associações, para que haja sempre esse contato". continua dizendo que " vou esta a serviço do coletivo estarei nas associações, a prefeitura  será para o coletivo". Disse Marcia
A prefeita eleita lembra dos seus adversários Aluísio e Tatiana " eles não são meus inimigos, mais também não são meus amigos, pois eu não os conheço". Acabou a campanha e não vou perder tempo com isso.  Quem estiver comigo trabalhando é porque eu preciso e quero pessoas comigo que também queiram trabalhar, teremos muito  para organizar.
             Marcia falou que esta preocupada com a PEC que congela por 20 anos os recursos que deveria vir para a educação, saúde e assistencialismo. Os investimentos para agricultura foram vedados. Ela diz que esta sendo cavado um buraco por 20 anos. prefeituras e estados não terão essa assistência.
Alguns moradores, lideres comunitários tiveram direito de falar,  mais a maioria foi só agradecimento pela presença da prefeita e da importância dela ter voltado depois da campanha. Outros falaram da falta de assistência no bairro, como praça, esgoto, campo de futebol, ruas calçadas, transporte urbano entre outros problemas mais.
Demais confira no vídeo e a entrevista do nosso sistema J.A
Matéria de Ana Maria Gomes, direção do vídeo Pedro Alves entrevista para a rádio J.A de Wagner Assunção.

Presidente Temer faz bico para receber o Governador da Paraíba

Paraibanos ficam se perguntando o que teria o presidente Michel Temer contra nós , por fazer indiferença em dizer que esta com agenda cheia. Ricardo Coutinho teria tentado marcar uma reunião com Temer, mas não conseguiu. 
Confira nas demais matérias de portais de renomes onde ministro e deputado tentará interceder,para que essa reunião aconteça.
Seria por causa do disse me disse que Ricardo tentará a cadeira presidencial. Olha que Ricardo é um bom nome, pesquisa mostra que Ricardo é o melhor governador do país. "É mole".  

Afinal deixemos de lado o palanque o nosso governador tem direitos em ser ouvido pelo presidente.

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho (PSB-PE), afirmou na manhã desta quinta-feira (03), durante visita a João Pessoa, que irá tentar intermediar um encontro do governador Ricardo Coutinho (PSB) e o presidente Michel Temer (PMDB).
Em entrevista Fernando diz  que tem o encontro marcado com Temer hoje a tarde e irá tratar sobre o assunto, mas não acredita que a decisão de Temer, em não aceitar o convite de Ricardo, seja uma retaliação à postura do governador em relação ao processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).


O deputado federal Efraim Filho (DEM) aproveitou o encontro ontem com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, durante jantar oferecido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), em Brasília, para reforçar o pedido de audiência feito pelo governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), com o presidente Michel Temer (PMDB). Segundo Efraim, a resposta ao pedido do governador deverá ser encaminhada em breve.
“Aproveitei a ocasião para transmitir ao ministro o reforço da agenda do governador e a importância de extensionar essa relação institucional entre o governo federal e o governo do estado”, disse o parlamentar. Efraim disse que está à disposição de Ricardo Coutinho para “contribuir com essa pauta e defender os interesses da Paraíba”.
No início da tarde, a reportagem entrou em contato com o gabinete do presidente Michel Temer. O setor responsável pela agenda do presidente não informou que o pedido ainda não havia dado entrada no sistema.



O secretário de Estado da Comunicação Institucional, Luís Tôrres, garantiu nesta quinta-feira (3) que “o governador Ricardo Coutinho não vai desistir e nem vai desacelerar ritmo de obras na Paraíba.”
A declaração do secretário é em resposta à negativa do presidente Michel Temer em agenda uma audiência com Ricardo para discutir o repasse de recursos federais conveniados com o Governo do Estado.
“O governo não pode deixar de esconder uma certa frustração com o presidente Michel Temer se negar a receber o governador. Existe uma expectativa com relação ao repasse desses recursos para tocar as obras”, disse.
Luis Tôrres afirmou também que o Governo do Estado aguarda que a União possa olhar para o Estado com capacidade de compreender que a Paraíba tem se mantido nos últimos seis anos fazendo investimentos acima da média nacional, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Estudante é preso por participar pela internet de um quádruplo homicídio de uma família ocorrido na Espanha

Um jovem estudante de 18 anos de idade teve decretada a sua prisão preventiva em audiência de custódia, sob acusação de participar de um quádruplo homicídio de uma família ocorrido na Espanha, pelo fato ter recebido fotos do crime e mantido conversas com o autor, após o cometimento do delito, contraria decisões do Supremo Tribunal Federal.
A decisão cautelar elaborada na presunção das hipóteses previstas no Código de Processo Penal, carecendo de motivações concretas, colide com as reiteradas manifestações da Corte Suprema.  Na hora do crime, Marvin Henrique estava em João Pessoa (PB), e o crime ocorreu na Espanha, onde estava o assassino confesso, François Patrick Nogueira Gouveia, que se encontra preso lá na Espanha, e apontado como o único responsável pela tragédia que ceifou a vida de uma família inteira.
A participação de Marvin no crime também foi negada pelo pai, Percival Henrique, do jovem ao duvidar que Marvin tenha dado dicas de como Patrick deveria agir ou ao menos conversado com o amigo em tempo real ao crime.

Preso acusado de estupro fica entalado em buraco ao tentar fugir da cadeia


Um homem tentou fugir da cadeia, mas ficou entalado no buraco que ele mesmo cavou em Nova Ubiratã, em Mato Grosso.
Henrique Barbosa Teixeira, de 18 anos, tentou fugir pelo buraco do vaso sanitário da cela, mas errou na medida e não abriu espaço suficiente para passar. Depois de ficar mais de uma hora com metade do corpo preso, ele pediu socorro.
Além desse vexame, deu ainda muito trabalho para a polícia. O homem é acusado de estupro e deve ser encaminhado para outra unidade.

Policia investiga suposta lista de mortes de familia do motorista que atropelou criança

Uma suposta "lista" com três nomes de pessoas a serem mortas foi identificada pela Polícia Civil da Paraíba, na investigação sobre a morte de um motorista que atropelou um criança e bateu em uma árvore ao fugir do local do acidente, em Campina Grande, no Agreste paraibano. Entre os alvos da "lista da morte" estava o nome do pai da criança atropelada. O homem de 26 anos foi assassinado por homens encapuzados, quatro dias após o acidente.
A informação foi confirmada pelo delegado de homicídios da Polícia Civil em Campina Grande, Francisco de Assis, que está investigado o caso. Segundo ele, os nomes de outros dois jovens também estariam entre os indicados para morrerem. As pessoas citadas abandonaram suas residências e provavelmente deixaram a cidade.
De acordo com o delegado, as mortes anunciadas seriam uma represália pela morte do motorista de 26 anos, tendo em vista que testemunhas informaram que, depois do acidente o homem foi agredido por estas pessoas. A Polícia Civil está investigando a relação do motorista morto com facções criminosas. “Há informações de que ele tinha ligações com dois grupos da cidade envolvidos em crimes e estas mortes seriam uma vingança pela morte dele”, disse o delegado.
O acidente aconteceu no dia 11 de outubro deste ano, no bairro Catolé, em Campina Grande. Segundo a Polícia Civil, o homem de 26 anos atropelou uma criança e teria tentado fugir do local. O motorista teria tentado fugir do local mas acabou batendo em um mototáxi, perdeu o controle do veículo e colidiu contra uma árvore.
Inicialmente a Polícia Civil estava investigado se o homem teria sido espancado, com base no relato de pessoas no local do acidente. Entretanto, um laudo do Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande descartou o espancamento e confirmou que a morte foi provocada por uma lesão na aorta torácica, ocasionada por uma pancada no volante, no momento da batida. O menino atropelado teve apenas ferimentos leves.

João Pessoa é a 3ª capitalmais vilenta do país


A Paraíba registrou uma média de 4,17 mortes violentas por dia no ano de 2015, de acordo com dados do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (3). Segundo o levantamento, 1.525 crimes deste tipo foram registrados no estado ao longo do ano, sendo que 1.469 foram considerados homicídios dolosos. Também foram registrados 30 latrocínios (roubos seguidos de morte) e três lesões corporais seguidas de morte.
Os dados ainda incluem 23 mortos em ações envolvendo a polícia, sendo oito policiais e 15 cidadãos comuns. Mais de 80% destes crimes foi resultado do uso de armas de fogo (1.250 casos). As 634 mortes no trânsito registradas no ano não estão incluídas neste dado.
Só em João Pessoa foram 470 Crimes Violentos Letais Intencionais, incluindo 462 homicídios dolosos e sete latrocínios. Estes números fazem com que a taxa do crime na cidade tenha sido de 59,4 mortes para cada mil habitantes, a terceira maior entre as capitais brasileiras.
Tanto número absoluto quanto índice são menores que os registros de 2014. Mesmo assim, a cidade subiu do 5º para o 3º lugar na lista, já que as outras cidades conseguiram uma redução maior dos crimes.
O relatório ainda cita que foram registrados 310 crimes contra a liberdade sexual, sendo 290 estupros e 20 tentativas. Foram apreendidas 1.301 armas, sendo que 91,2% destas apreensões foram feitas por forças estaduais de segurança. Também foram roubados ou furtados 3.154 veículos durante o ano.
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança, instituição que produz o relatório, a Paraíba está incluída no grupo de estados em que foi verificada uma “menor qualidade das informações”, o que não permite comparar todos os dados com os demais estados brasileiros.

Prefeitos eleitos do litoral Paraíbano se reunem neste instante em pousada de Carapibus no Conde

Prefeitos eleitos do Litoral Sul da Paraíba se reúnem nesta quinta-feira (03), às 10h, na Pousada Enseada do Sol, em Carapibus, no município de Conde, para traçar estratégias conjuntas a fim de buscar soluções, de forma integrada, para os problemas da região.
A iniciativa da reunião foi da prefeita eleita de Conde, Márcia Lucena (PSB). Segundo ela, nesse primeiro encontro, os novos prefeitos vão se conhecer e também tratar das pautas em comum, que possam ter soluções integradas.
“A idéia é pensar a gestão de forma regional e integrada. Nesse primeiro encontro, o objetivo é iniciar as discussões, conhecer os problemas em comum e buscar soluções unificadas”, disse.
Participam do encontro os prefeitos eleitos de Alhandra, Renato Mendes (DEM); de Pedras de Fogo, Dedé Romão (PSB), de Caaporã, kiko (PDT) e também o de Pitimbu, Leonardo, do PSD.
Conforme a prefeita de Conde, uma das pautas será tentar integrar todos os municípios do Litoral à região metropolitana de João Pessoa, para a efetivação de ações conjuntas nas áreas de saúde, transporte e segurança pública.
“A administração pública deve ser realizada de mãos dadas, com um trabalho em conjunto, produtivo, eficaz e acima de tudo criativo, para driblar a crise financeira”, ressaltou Márcia Lucena.

3 crianças brasileiras mortas pelo próprio pai que se suída pós crime

Duas meninas e um menino, com idades entre 5 e 9 anos, foram encontrados mortos nesta quarta-feira (2) na cidade de Ponce, em Porto Rico. A polícia local afirma que elas foram mortas pelo próprio pai, que se enforcou. Conforme a família, as crianças são brasileiras, como a mãe, e nasceram no Sul de Santa Catarina.
De acordo com a polícia local, o crime ocorreu em uma casa na localidade de Jacaranda de Ponce. Há indícios de que as crianças foram asfixiadas ou estranguladas e que o pai, identificado como o norte-americano Erick Ramírez, de 50 anos, se matou em seguida.
Segundo uma tia das crianças, o homem havia sido denunciado pela mãe das crianças por violência contra a mulher. De acordo com a Polícia de Porto Rico, a mãe havia deixado as crianças aos cuidados da avó paterna enquanto fazia uma viagem. Ela não impedia o relacionamento do pai com Erick Gabriel, de 9 anos, Elin, de 7, e Emanuele, de 5.
Crianças estavam nas camas
Segundo afirmou o superintendente da polícia local, José Luís Caldero, em vídeo divulgado pela Polícia de Porto Rico, os corpos foram encontrados em um dos quartos da residência. “Não sabemos o que pode ter acontecido. O menino e as duas meninas estavam em suas caminhas. O que aparenta é que as crianças foram estranguladas”, afirmou.

3 crianças brasileiras mortas pelo próprio pai que se suída pós crime

Duas meninas e um menino, com idades entre 5 e 9 anos, foram encontrados mortos nesta quarta-feira (2) na cidade de Ponce, em Porto Rico. A polícia local afirma que elas foram mortas pelo próprio pai, que se enforcou. Conforme a família, as crianças são brasileiras, como a mãe, e nasceram no Sul de Santa Catarina.
De acordo com a polícia local, o crime ocorreu em uma casa na localidade de Jacaranda de Ponce. Há indícios de que as crianças foram asfixiadas ou estranguladas e que o pai, identificado como o norte-americano Erick Ramírez, de 50 anos, se matou em seguida.
Segundo uma tia das crianças, o homem havia sido denunciado pela mãe das crianças por violência contra a mulher. De acordo com a Polícia de Porto Rico, a mãe havia deixado as crianças aos cuidados da avó paterna enquanto fazia uma viagem. Ela não impedia o relacionamento do pai com Erick Gabriel, de 9 anos, Elin, de 7, e Emanuele, de 5.
Crianças estavam nas camas
Segundo afirmou o superintendente da polícia local, José Luís Caldero, em vídeo divulgado pela Polícia de Porto Rico, os corpos foram encontrados em um dos quartos da residência. “Não sabemos o que pode ter acontecido. O menino e as duas meninas estavam em suas caminhas. O que aparenta é que as crianças foram estranguladas”, afirmou.

Mulher no dia de finados realiza sonho de ser velada viva

Um caso bizarro foi registrado ontem Dia de Finados, 2 de novembro, no interior do Ceará. Uma mulher realizou o sonho de ser velada, ainda viva, no Cemitério Jardim Eterno, em Camocim, a 370 quilômetros de Fortaleza.

As fotografias de Vera, cujo sobrenome não foi divulgado, dentro do caixão circulam nas redes sociais. Ela é moradora da Praia de Maceió, localizada a 20 quilômetros da cidade.

“Essa senhora sempre teve o sonho de ser velada. Em todo enterro na região ela está presente. Segura os caixões das pessoas que morrem, acompanha o velório, beija os defuntos”, explicou ao Tribuna do Ceará o professor de Educação Física Maryo Jorge.

O morador de Camocim afirmou que se deparou com a situação no momento em que ia visitar o jazigo da avó. “A Vera é colega da minha mãe. Conversamos com ela, que disse que estava tudo bem, só bebendo água de coco e chá”, comenta.

De acordo com Maryo, a mulher foi maquiada por funcionárias de uma funerária e deve permanecer no caixão até as 18h, quando haverá missa no local. “Ela pediu o caixão mais bonito, disse que queria ser velada para sentir o prazer de morrer”.

Curiosos, moradores de Camocim visitam a mulher e fazem fotos no cemitério. “Tem muita gente indo ver. Quando fomos, não havia ninguém da família, mas ela que pediu para filmarmos e colocarmos na internet”, conclui.

O Tribuna do Ceará tentou contato com o Cemitério Jardim Eterno, mas as ligações não foram atendidas.confira no vídeo

Grupo encurrala Polícia Militar e explode cofre de agência dos Correios no Cariri paraíbano

O cofre da agência dos Correios e Telégrafos da cidade de Santo André, no Cariri do estado, a 235 km de João Pessoa, foi explodido na madrugada desta quinta-feira (3). Segundo a Polícia Militar, o dinheiro existente no local foi levado.

Testemunhas relataram à Polícia Militar que quatro homens armados chegaram em um veículo Fiat Pálio e foram direto para a agência. O grupo arrombou a porta do estabelecimento e foi em direção ao cofre.
Usando explosivos, segundo a PM, os assaltantes conseguiram abrir o equipamento e roubar o dinheiro. A Polícia Militar foi acionada, mas criminosos ficaram em frente ao destacamento policial para evitar que os policiais fossem intervir no assalto. Até o fechamento da reportagem não havia informações sobre a prisão dos suspeitos.
Portal Correio

Despachantes são suspeitos de falsificar documentos para transferir veículos na PB

Uma farta documentação e cheques no valor de R$ 150 mil foram apreendidos na manhã desta quinta-feira (3) durante uma operação da corregedoria do Departamento Nacional de Trânsito na Paraíba (Detran-PB), em conjunto com a Delegacia de Roubo e Furtos de Veículos, em João Pessoa. O objetivo da ação, que começou às 4h da madrugada, é combater a falsificação de documentos na transferência de veículos e abertura de firma. Seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos.

De acordo com o delegado Valberto Lira, corregedor do órgão de trânsito, desde janeiro que a equipe da Polícia Civil estava investigando a falsificação dos documentos, que estava sendo feita por despachantes. Lira informou que eles utilizavam um cartório da cidade de Remígio, no Agreste do estado, para dar legalidade aos documentos.
“A falsificação ocorria aqui em João Pessoa, mas os despachantes utilizavam o nome do cartório para dar legalidade aos documentos emitidos de forma fraudulenta. O grupo falsificava selos cartorais e digitais do Detran-PB para reconhecimento de firma, emissão de documentos do órgão e transferência de veículos”, comentou o delegado.
O corregedor disse que há pessoas que residem no Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Pernambuco, mas os documentos falsificados mostram que elas moram em Remígio, cidade que fica instalado o cartório. “A falsificação dos documentos era quase perfeita. Todos os detalhes do selo original do Detran-PB era igual ao falso. O cartório era vítima do grupo, que tinha inclusive carimbo do estabelecimento para dar mais originalidade a fraude”, explicou dizendo que não descarta ainda a possibilidade de participação de funcionários do Detran no golpe.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em três empresas de emplacamentos de veículos e três residências em João Pessoa. O material apreendido será levado para a sede do Detran-PB, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.