terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Estado lança edital para intercâmbio no Canadá com bolsas de R$ 700

Imagem Ilustrativa
A Secretaria de Educação da Paraíba abre inscrições do processo seletivo para participação no programa de intercâmbio internacional 'Gira Mundo'. O Processo Seletivo selecionará estudantes da rede pública estadual e professores de Língua Inglesa da rede estadual de ensino. As inscrições para o processo ocorrem de 25 de janeiro de 2016 até as 23h59m do dia 29 de fevereiro de 2016. Confira edital publicado no Diário Oficial da Paraíba.

 As inscrições para o Processo Seletivo dos discentes serão realizadas através do site da Secretaria de Estado da Educação. Na etapa de seleção, os professores inscritos serão submetidos ao Test of English as a Foreing Language (TOEFL), para serem tutores do Curso Preparatório de Línguas do Programa 'Gira Mundo'. Na etapa de classificação, os docentes serão classificados para participarem de intercâmbio internacional, de acordo com as médias das notas obtidas por seus respectivos alunos nas turmas do Curso Preparatório de Línguas do Programa 'Gira Mundo' na prova do TOEIC. Serão considerados classificados para o Intercâmbio os professores/tutores das três primeiras turmas do ranking.

Os estudantes selecionados, quando convocados pela Secretaria de Estado da Educação, participarão de curso de imersão na Língua Inglesa (durante 20 dias), e cursarão o correspondente a um semestre letivo (com duração em torno de 5 meses), em escolas de nível médio do Canadá, com data de embarque prevista para o período de agosto\setembro de 2016, considerando especificidades dos calendários acadêmicos de cada instituição de ensino do país supra citado. Os professores/monitores classificados, quando convocados, vivenciarão novas práticas pedagógicas que proporcionarão o aperfeiçoamento profissional, (com duração de 3 meses) em escolas de nível médio do Canadá.

Os alunos classificados para o intercâmbio terão uma bolsa instalação e cinco bolsas manutenção no valor de R$ 700,00. A primeira será entregue antes do embarque ao país de destino, para cobrir despesas iniciais, e as demais, no decorrer do programa. Os professores receberão bolsas no mesmo valor, sendo apenas quatro parcelas.

Começa inscrição no Prouni; PB tem cerca de 600 bolsas em três grandes particulares

Imagem ilustrativa
Começaram nesta terça-feira (19) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), do primeiro semestre deste ano. Na Paraíba, são cerca de 600 vagas disponíveis no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), na Faculdade Maurício de Nassau em Campina Grande e João Pessoa e nas Faculdades Integradas de Patos (FIP) Essas são as maiores instituições particulares da Paraíba, mas várias outras oferecem bolsas integrais ou parciais. 

O ProUni oferece bolsas de estudo em cursos de instituições privadas de ensino superior. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 25 de janeiro e o da segunda chamada, em 12 de fevereiro.

No Unipê, são 363 vagas distribuídas para os 25 cursos ofertados pela Instituição, em turnos diferentes. As graduações com os maiores números de ofertas são Direito e Engenharia Civil, com 117 e 52 vagas, respectivamente.

Para licenciatura de Educação Física são três vagas, enquanto que para o bacharelado são 18. Os outros cursos da área são: Fisioterapia, que conta com 14 bolsas. Fonoaudiologia (2); Enfermagem (26); Psicologia (23); Odontologia (4); e Medicina (7). 

Nas outras áreas, são disponibilizadas vagas para os cursos de Administração (13 vagas); Ciências Contábeis (12); Arquitetura e Urbanismo (20); Ciência da Computação (6); Sistemas para Internet (9); Redes de Computadores (6); Design de Moda (5); Design de Interiores (4); Marketing (4); Logística (5); Gestão da Tecnologia da Informação (2); Gestão Financeira (2); Gestão Ambiental (4); Gestão Pública (3); e Gestão de Recursos Humanos (2).
A primeira chamada será divulgada no dia 25 de janeiro, com matrícula e comprovação das informações entre os dias 25 e 1 de fevereiro. 
Já na unidade da Maurício de Nassau em Campina Grande são ofertadas 98 vagas para cursos presenciais e 13 vagas para cursos de Educação a Distância (EAD). 

As oportunidades são para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Ciências Contábeis, Letras, Marketing, Engenharia de Produção, entre outros cursos. 
Para participar do programa, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015.

Podem concorrer às bolsas de estudo, os alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou na condição de bolsistas em escolas particulares. Podem participar, ainda, pessoas com deficiência e os professores da rede pública que estejam exercendo a profissão.

As bolsas integrais, de 100%, são para os candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo por mês. E as bolsas parciais, para os participantes com renda familiar bruta por pessoa de até 3 salários mínimo mensais.

Na inscrição, os estudantes podem fazer até duas opções de curso, na ordem de preferência. As inscrições serão pela internet, pelo site do ProUni(http://prouniportal.mec.gov.br/). Quem não for selecionado nas chamadas regulares poderá, ainda, participar da lista de espera no período de 26 a 29 de fevereiro.

Sabrina Sato exibe corpo sarado em ensaio de Carnaval

Sabrina-Sato-768x1152Noite do último domingo (17), Sabrina Satoesbanjou simpatia e exibiu o corpão em forma durante o ensaio de rua da escola de samba carioca Unidos da Vila Isabel.
Sorridentes, as musas da agremiação, Nicole Bahls e Agatha Moreira, também mostraram que têm samba no pé durante o evento. Neste ano, a Vila Isabel levará para a avenida o samba enredo sobre o ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes.

Conde ganhará cerca de 170 empregos direto

DSC05180DSC05145DSC05146DSC05150DSC05151Esta semana a prefeita de Conde Tatiana Correia, junto ao presidente da câmara municipal Luzimar Nunes e o secretário da agencia de desenvolvimento humano de Conde Saulo Barreto ambos foram ate a cidade pernambucana Goiana visitar a empresa da FIAT . O intuito da visita cordial foi para trazer emprego e renda para a cidade. Pelo menos dez empresas irão se instalar no município de Conde. A cidade é favorecida por que tem uma grande extensão territorial livre para instalação de galpões. O Conde é a cidade paraibana que tem uma maior potencial no turismo e na área industrial.
Em entrevista ao pbconde.com.br da rádio J.A, a um dos representantes da empresa DIRECTION Soluções Empresariais de Pernambuco SR. Ontoniel Miranda, falou que: “ O projeto da prefeitura de Conde nos atraiu muito”, a empresa vai esta disposta a recrutar e capacitar pessoas para que trabalhem nas empresas uma delas é a DIPISERV empresa que presta serviço a FIAT e JEEP são cerca de 170 empregos direto. “A prioridade é para contratar pessoas de Conde.”
As empresa que já estão confirmadas para se instalar e prestar serviço no Conde são:
Departamento industrial de produção e serviço em geral; Além da DIRECTION, irão se instalar as empresas Salubre Consultoria, Alumna Design.
A prefeita disse que não irá medir esforços para trazer essas empresas para o município e vai aprovar junto a câmara municipal um projeto de lei para fazer uma diminuição de impostos para as empresas que irão se instalar aqui no município. A prefeita deixou claro que já existem galpões em faze final de acabamento que fica na Salsa entrada de Mata da Chica próximo ao assentamento Rick Charles.
O presidente da Câmara Municipal vereador Luzimar Nunes disse que irá entrar em contato como vice – presidente Carlos André e Demais vereadores para que dia 20 aprovem esse projeto de redução de impostos para que as empresas se instalem no município. Devido a crise que se encontra me sinto muito feliz de saber que o Conde tem capacidade de receber essas empresas. Dessa forma nós iremos dar dignidade com trabalho com carteira assinada e todos os benefícios que a empresa irá proporcionar. Até mesmo dando oportunidade para quem esta a espera do seu primeiro emprego.

PT disputará PMJP e pré-candidato deve ser apresentado no dia 26

160526,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0
O Diretório do Partido dos Trabalhadores de João Pessoa se reuniu na noite desta segunda-feira (18) e aprovou por unanimidade a tese de candidatura própria à Prefeitura Municipal de João Pessoa. Os petistas determinaram que apenas no próximo dia 26 de janeiro, em uma nova reunião, deverão formar um grupo que ficará responsável pelo trabalho eleitoral, orientações para um projeto político e o nome do pré-candidato.
Quanto aos nomes, as possibilidades levantadas são do vereador Eduardo Fuba, ex-deputado Rodrigo Soares e do presidente estadual do partido, Charliton Machado.
Charliton é um nome que tem sido alvo de especulações nas últimas semanas como o substituto direto de Luiz Couto, que desistiu de ser candidato da sigla nas eleições deste ano.

Idosa é achada morta após ser estuprada e sofrer traumatismo craniano

150921,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0
Uma idosa foi encontrada morta, na manhã de domingo (17), em uma casa que fica na localidade conhecida como Campo Comprido, na Zona Rural do município de Patos, no Sertão paraibano, a 320 km de João Pessoa. A vítima, que a princípio teria sofrido morte natural, passou por exame cadavérico, que constatou estupro seguido de traumatismo craniano.
De acordo com o delegado Diego Beltrão, da Polícia Civil em Patos, o corpo da idosa teria sido encontrado por um homem que faria reparos na casa dela durante a manhã do domingo.
“Quem encontrou o corpo foi um pedreiro. Ele iria realizar reparos na casa da vítima e chegou lá no domingo de manhã. Ele relatou que chamou a idosa por diversas vezes para que ela abrisse a porta, mas como a idosa não veio ele achou estranho e arrombou a porta. Quando entrou na casa, o pedreiro encontrou a mulher deitada na rede desacordada”, contou o delegado.
Acionados, o Samu foi ao local e constatou o óbito e a perícia inicial tratou o caso como morte natural, por não haver sinais evidentes que poderiam indicar um crime.
Posteriormente, o corpo da idosa foi encaminhado para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal em Patos (Gemol), onde passou por exame cadavérico, que constatou o estupro e o traumatismo craniano. Ainda no exame, foi determinado que a vítima sofreu as agressões e morreu na noite de sábado (16).
“O resultado do laudo cadavérico apontou que houve estupro seguido de um golpe na cabeça, que resultou em traumatismo craniano e morte da vítima. Na casa da idosa não havia marcas de sangue e a perícia, em um primeiro momento, por não haver sinais evidentes, não constatou as agressões. Agora, após o laudo cadavérico, estamos analisando e tentando encontrar evidências que possam levar ao autor do crime”, afirmou o delegado.

Rodovias federais da PB têm 9 acidentes em dia chuvoso; JP registra atropelamento


156030,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0
Em uma segunda-feira (18) de muita chuva em diferentes regiões da Paraíba, a pista molhada pode ter sido, segundo a Polícia Rodoviária Federal, um fator contribuinte para a causa de nove acidentes nas rodovias BR-230 e BR-101. Desse total, três ocorrências tiveram feridos. Na Capital, um atropelamento deixou dois feridos e prejudicou o trânsito em via da Zona Norte. Não houve mortos.
 Segundo a assessoria de imprensa da PRF, seis acidentes sem vítimas aconteceram em Bayeux, Mata Redonda, Café do Vento e São Mamede (BR-230); e dois em Mamanguape (BR-101). Os casos não comprometeram o tráfego nas vias.
Outros três acidentes tiveram feridos, em Bayeux, Café do Vento e Pombal. A PRF informou que as vítimas foram socorridas, mas não tinha informações quanto ao estado de saúde delas.
Em João Pessoa, segundo o Twitter da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana, houve um atropelamento às 11h, na Avenida Tancredo Neves, no bairro dos Ipês, Zona Norte da cidade. Agentes da Semob tiveram que se dirigir ao local e orientar os motoristas. A via foi liberada uma hora depois.
As duas vítimas foram socorridas para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Uma delas, de 22 anos, seguia internada com quadro clínico regular, mas consciente e orientada, até a publicação do boletim médico informativo mais recente da instituição. Uma criança de três anos também se feriu, mas recebeu alta durante a tarde.
Diante das ocorrências e da possível relação com a chuva, a PRF oferece algumas recomendações aos motoristas:
* Evite a aquaplanagem. Reduza a velocidade antes de entrar em uma poça. Se o carro deslizar, desacelere, mantenha o volante em linha reta e não freie;
* Não trafegue com pneus ‘carecas’. O carro perde estabilidade e derrapa facilmente;
* Palhetas do limpador de para-brisa devem estar em bom estado para não prejudicar a visibilidade;
* Use o farol baixo;
* Mantenha a distância de segurança de oito metros;
* Não freie bruscamente;

Carros capotam e depois se chocam em trecho da BR-230

PRF não tinha informações sobre feridos
Dois veículos capotaram, na tarde desta segunda-feira (18), nas proximidades do km 100  a BR-230, após o município de Caldas Brandão, no Agreste paraibano, entre João Pessoa e Campina Grande.
 Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor teria perdido o controle e o carro capotou. Com o impacto, o veículo ficou no canteiro central.
Momentos depois, outro veículo capotou no mesmo trecho após o condutor perder o controle da direção. Após o capotamento, o carro terminou batendo no primeiro veículo que havia capotado anteriormente.
Ainda segundo a PRF, uma equipe foi ao local para atender a ocorrência, mas as causas para os capotamentos não foram determinadas. Até as 15h20, a PRF não tinha informações de feridos nos dois acidentes.

Polícia detém nove suspeitos de matar homem após briga em bar

160525,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0
Uma operação integrada entre as polícias Militar e Civil da região do Brejo da Paraíba resultou na prisão de sete homens e na apreensão de dois menores nesta segunda-feira (18). O grupo é suspeito de assassinar um homem nesse domingo (17), na cidade de Bananeiras, a 141 km de João Pessoa, após uma briga em um bar da cidade.
A investigação conjunta levou os policiais até os suspeitos na cidade vizinha de Solânea, onde foram detidos. A arma do crime, uma espingarda de calibre 12, foi apreendida.
Os presos foram direcionados para a Cadeia Pública de Bananeiras, onde aguardarão o andamento do processo na Justiça. Os menores foram entregues sob a responsabilidade da Promotoria da Infância e da Juventude.

Adolescente é morto a tiros na frente da namorada em Patos

Resultado de imagem para patos pb
Um adolescente de 17 anos foi morto a tiros na noite desta segunda-feira (18) na cidade de Sousa, no Sertão, a 438 km de João Pessoa. O crime aconteceu quando a vítima estava na companhia da namorada, nas proximidades da Colônia Penal Agrícola da cidade. Segundo o Grupo Tático Especial da Polícia Civil, o ex-namorado da jovem era suspeito pelo crime.
De acordo com o agente Ferreira, do GTE, o casal, que mantinha um relacionamento amoroso há sete meses, foi abordado pelo ex dela, que trafegava em uma moto.
“Ele segurou a menina e atirou no rapaz, que ainda correu, mas foi executado ao cair”, contou o agente, no momento em que a jovem, que não foi ferida, prestava depoimento ao delegado. O suspeito fugiu após o assassinato.

Garota é estuprada por três homens ao sair de show em Intermares

151372,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0
                                                                                                                                            Uma adolescente de 15 anos foi estuprada por três homens na madrugada desta segunda-feira (18) após sair do Fest Verão Paraíba, na praia de Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa.
Segundo a delegada Vanderléia Gadi, da Delegacia da Mulher de João Pessoa, a vítima contou que estava na frente do festival de verão esperando a mãe quando foi abordada por dois homens por volta das 2h da madrugada, que simularam um assalto.
“A garota disse que tinha saído do show sozinha e estava na frente do local do Fest Verão Paraíba quando dois homens a abordaram e pediram para ela ficar calma. A dupla a levou até a areia da praia de Intermares onde já tinha um terceiro rapaz. No local ela foi obrigada a manter relação sexual com os três. A adolescente era virgem”, comentou a delegada.
Após o estupro, a garota foi abandonada despida na areia da praia. Ao perceber que os suspeitos tinham fugido, de acordo com a delegada, a menina saiu correndo sem roupa pela pista. “Ela pediu socorro e a Polícia Militar a trouxe para a delegacia. A adolescente foi levada para a Maternidade Cândida Vargas, na Capital, onde tomou o coquetel para prevenir possíveis doenças”, falou Vanderleia Gadi.
Laudos emitidos pela Maternidade Cândida Vargas e Instituto de Medicina Legal (IML) de João Pessoa constaram o estupro, conforme informou a delegada. Os suspeitos ainda não foram identificados, mas as polícias Civil e Militar estão trabalhando para prender os responsáveis pelo crime. O inquérito será presidido pela Delegacia da Mulher de Cabedelo.

Ciclistas reclamam de invasão de ciclovias e ciclofaixas na capital

POWO-1


Apesar de João Pessoa contar com uma ciclofaixa aos domingos e dispor de ciclovias em vários pontos da cidade, a relação entre quem anda de bicicleta e caminhantes, corredores, skatistas e patinadores parece ter chegado a um ponto crítico. O alerta foi feito pelo comerciante André Nascimento, coordenador do grupo Pedal Jampa. Neste domingo, 17, ele chegou a ser ameaçado por um corredor quando o advertia que o espaço da ciclofaixa da avenida Epitácio Pessoa não era destinado a pedestres: “Ele disse que era promotor, me ofendeu verbalmente e chegou a me ameaçar. Um terceiro me aconselhou a sair dalí. Eu fui embora e depois soube que ele tinha voltado para me procurar”, contou André.
O ciclista esclareceu que as ameaças aos ciclistas a quem proveita os espaços reservados aos passeios de bike são frequentes na capital paraibana: “Infelizmente, o pessoense não está respeitando as ciclovias e ciclofaixas. Tem gente fazendo manobra radical, outros fazem caminhada ou treinos para corridas, tem de tudo”, disse André.
Na ciclovia do Cabo Branco, os problemas são visíveis. Com a reforma, parte do espaço ficou quase equiparado à calçada e muitos pedestres estão usando a faixa para bicicletas como passeio. Em outros pontos, onde a calçada está sendo reparada, o que sobra para os pedestres é a ciclovia. Para tornar ainda mais crítica a vida dos ciclistas, no trecho a partir do Edifício Borborema a faixa de bikes está esburacada, devido aos trabalhos da prefeitura.
Em meio a toda essa confusão, André Nascimento recomenda que a prefeitura de João Pessoa tome providências: “É preciso que seja feita uma campanha de conscientização porque as ciclovias e ciclofaixas estão sendo invadidas. Em Mangabeira, até os carros chegaram neste espaço. Se as autoridades não tomarem uma providência, não vai ser possível andar de bicicleta no espaço reservado aos ciclistas. É absurdo, mas tememos até que aconteça uma agressão mais grave ou coisa pior”, alertou.


PRF aponta irregularidades em veículos escolares de 20 Municípios e do Estado

O Ministério Público da Paraíba recebeu, na última segunda-feira (16), um relatório da Polícia Rodoviária Federal com informações rela...