Últimas notícias

36 candidatas em capitais, só uma se elegeu

Das 36 candidatas em capitais, só uma se elegeu

Das 36 candidatas em capitais, só uma se elegeu Nas eleições municipais deste domingo (2/10), 36 mulheres tentaram se eleger prefeita nas capitais brasileiras, um das quais foi à paraibana Cida Ramos (PSB). E, assim como em 2012, apenas uma candidata venceu no 1º turno. Em Boa Vista (RR), Teresa Surita (PMDB) garantiu a reeleição com uma vitória esmagadora. Ela teve 79,45% do total de votos válidos.

Duas candidatas ainda vão disputar o 2º turno no dia 30 de outubro. Em Campo Grande (MS), Rose Modesto (PSDB) enfrenta Marquinhos Trad (PSD) na nova disputa. Já em Florianópolis (SC), Angela Amin (PP) vai disputar a prefeitura com Gean Loureiro (PMDB). Nos dois casos, as mulheres ficaram em 2º lugar e vão ter que virar o jogo. Na Paraíba à socialista Cida Ramos disputou com o atual prefeito reeleito Luciano Cartaxo (PSD), também não logrando êxito.

Os números nas urnas mostram que a disparidade entre homens e mulheres nas capitais foi grande neste domingo. Entre os candidatos que foram ao segundo turno, duas são mulheres e 34 são homens. Se calcularmos pelo total de candidatos, 2,77% das mulheres se elegeram e 5,55% foram ao 2º turno. Entre os homens, 4,14% dos candidatos foram eleitos e 20,11% estão no 2º turno. Do total de 205 candidatos, 169 são homens.

Disparidade continua - De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 158.445 mulheres se candidataram para cargos no Legislativo e no Executivo neste ano. Para as prefeituras, foram 2.148 concorrentes do sexo feminino em todo o país. O total de candidatas é de 32%, número muito abaixo do número de mulheres no país: 52%.

A maior participação feminina para uma vaga nas prefeituras está no Rio Grande do Norte. Lá, em oito municípios, apenas mulheres candidataram-se ao cargo de prefeito. No estado de São Paulo, são sete cidades. As outras unidades da federação com municípios nessa situação são: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Mulheres

Ganharam

Boa Vista (RR) - Teresa Surita (PDMB) - 1 candidata mulher

Foram ao 2º turno

Campo Grande (MS) - Rose Modesto (PSDB) - 2 candidatas

Santa Catarina - Florianópolis - Angela Amin (PP) - 3 candidatas

Perderam

João Pessoa (PB) - 1 candidata

Rio Branco (AC) - 1 candidata

Maceió (AL) - 0 Candidatas

Macapá (AP) - 2 candidatas

Manaus (AM) - 0 candidatas

Salvador (BA) - 2 candidatas

Fortaleza (CE) - 1 candidata

Vitória (ES) - 0 candidatas

Goiânia (GO) - 1 candidata

São Luís (MA) - 3 candidatos

Belo Horizonte (MG) - 2 candidatas

Cuiabá (MT) - 1 candidata

Belém (PA) - 2 candidatas

Curitiba (PR) - 2 candidatas

Recife (PE) - 1 candidata

Teresina (PI) - 1 candidata

Rio de Janeiro (RJ) - 3 candidatas

Natal (RN) - 1 candidata

Porto Alegre (RS) - 1 candidata

Porto Velho (RO) - 0 candidatos

São Paulo (SP) - 2 candidatas

Aracaju (SE) - 2 candidatas

Palmas (TO) - 1 candidata

*O cálculo inclui mulheres que tiveram a candidatura impugnada e estão com os votos sub judice pelo TSE.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!