Últimas notícias

Pesquisadores do Japão acompanham atendimento a crianças com microcefalia na PB

Atualizado em 11/03/2016

Pesquisadores japoneses estiveram na Paraíba
A Paraíba recebeu nesta quinta-feira (10) a visita de pesquisadores do National Institute of Infectious Diseases, do Japão, além de técnicos do Ministério da Saúde daquele país. Os pesquisadores e técnicos japoneses, na companhia da secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, e de outras autoridades, visitaram a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), com o objetivo de conhecer o trabalho ali realizado no atendimento às crianças com microcefalia.


A equipe, composta por virologistas, pediatras e etimologistas, acompanhou o trabalho de estimulação realizado pela fundação, e puderam observar o rendimento de uma das meninas atendidas pela Funad.

“Esse acompanhamento eu sinto que minha filha está sendo bem cuidada e já percebo avanços nela, o que renova minhas esperanças e me faz querer lutar sempre pela felicidade da minha filha”, disse a mãe de uma das atendidas na Funad.

A secretária de Saúde da Paraíba, Roberta Abath, explicou que a equipe japonesa atua na área da etimologia, comportamento do mosquito, e ressaltou a importância de ajuda internacional e do combate ao vetor. 

“Toda pesquisa a respeito de um problema que culminou um decreto de emergência internacional, toda ajuda que venha, seja na pesquisa, na parte de assistência, de governos, parceria e termo de cooperação, será necessária e bem vinda. Devemos lembrar que se nós combatemos o mosquito, causador não somente da zika, mas da dengue e chikungunya, nós estaremos erradicando as consequências”, disse Roberta Abath.

Após se reunirem com a secretária de Estado da Saúde e a coordenadora da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba, os pesquisadores e técnicos japoneses seguiram para Recife, para participar de reunião na Embaixada do Japão.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!