Últimas notícias

Ciclistas reclamam de invasão de ciclovias e ciclofaixas na capital

POWO-1


Apesar de João Pessoa contar com uma ciclofaixa aos domingos e dispor de ciclovias em vários pontos da cidade, a relação entre quem anda de bicicleta e caminhantes, corredores, skatistas e patinadores parece ter chegado a um ponto crítico. O alerta foi feito pelo comerciante André Nascimento, coordenador do grupo Pedal Jampa. Neste domingo, 17, ele chegou a ser ameaçado por um corredor quando o advertia que o espaço da ciclofaixa da avenida Epitácio Pessoa não era destinado a pedestres: “Ele disse que era promotor, me ofendeu verbalmente e chegou a me ameaçar. Um terceiro me aconselhou a sair dalí. Eu fui embora e depois soube que ele tinha voltado para me procurar”, contou André.
O ciclista esclareceu que as ameaças aos ciclistas a quem proveita os espaços reservados aos passeios de bike são frequentes na capital paraibana: “Infelizmente, o pessoense não está respeitando as ciclovias e ciclofaixas. Tem gente fazendo manobra radical, outros fazem caminhada ou treinos para corridas, tem de tudo”, disse André.
Na ciclovia do Cabo Branco, os problemas são visíveis. Com a reforma, parte do espaço ficou quase equiparado à calçada e muitos pedestres estão usando a faixa para bicicletas como passeio. Em outros pontos, onde a calçada está sendo reparada, o que sobra para os pedestres é a ciclovia. Para tornar ainda mais crítica a vida dos ciclistas, no trecho a partir do Edifício Borborema a faixa de bikes está esburacada, devido aos trabalhos da prefeitura.
Em meio a toda essa confusão, André Nascimento recomenda que a prefeitura de João Pessoa tome providências: “É preciso que seja feita uma campanha de conscientização porque as ciclovias e ciclofaixas estão sendo invadidas. Em Mangabeira, até os carros chegaram neste espaço. Se as autoridades não tomarem uma providência, não vai ser possível andar de bicicleta no espaço reservado aos ciclistas. É absurdo, mas tememos até que aconteça uma agressão mais grave ou coisa pior”, alertou.


Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!