quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Dono de casa lotérica é baleado após reagir a assalto no Sertão da PB

Blog, Rádio J.A 03/12/2015

São João do Rio do PeixeO proprietário de uma casa lotérica foi baleado após reagir a um assalto na noite dessa quarta-feira (2) em São João do Rio do Peixe (Sertão do estado, a  500 km de João Pessoa).

Ele fechava o estabelecimento por volta das 18h15 quando dois homens se aproximaram e anunciaram o assalto. A vítima tentou evitar o roubo e entrou em luta corporal com os bandidos, mas acabou atingido por um tiro na perna. A esposa do proprietário presenciou toda a ação, mas não foi ferida pelos assaltantes.

Um policial militar que passava pelo local percebeu a ação criminosa e tentou impedir a fuga dos assaltantes. Houve troca de tiros, mas a dupla conseguiu fugir. De acordo com o sargento Laércio, do Destacamento Militar da cidade, além do malote com todo o apurado do dia da casa lotérica, os bandidos roubaram celulares e jóias da esposa do proprietário do estabelecimento.

O dono da casa lotérica foi socorrido para o Hospital Regional de Cajazeiras e não corre risco de morte. A esposa dele também precisou de atendimento médico, pois estava em choque. Eles não informaram quanto dinheiro tinha no malote roubado pela dupla.

A casa lotérica possui câmeras de segurança, mas, segundo o proprietário, os equipamentos já haviam sido desligados no momento da ação dos bandidos. Até a manhã desta quinta-feira (3), os suspeitos não tinham sido localizados. 

Parlamentares da PB adotam cautela e esperam decisão do PMDB sobre impeachment


Blog, Rádio J.A 03/12/2015

José Maranhão, Manoel Júnior e Veneziano VitalOs deputados federais Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) e Manoel Júnior (PMDB) e o senador José Maranhão (PMDB) ainda não tem estabelecido se votarão contra ou a favor ao pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) no Congresso. O processo em desfavor da petista foi aceito nessa quarta-feira (2) pelo presidente da Câmara, deputado federal Eduardp Cunha (PDMB-RJ).

O deputado Manoel Júnior, aliado de Cunha, afirmou, ao Portal Correio, que escutará o partido antes de definir sua postura no processo. “Não tenho um posicionamento. O PMDB vai ser reunir, vamos escutar a maioria. Vou ouvir primeiro o meu partido e depois tomarei minha posição”, declarou.

Ele afirmou ainda que o processo foi aceito por Cunha com base técnica. “O presidente da Câmara tinha ao longo do ano recepcionado mais de trinta pedidos, a cada passo ele estava analisando e arquivando alguns por falta de ordem técnica. No processo aceito por ele, o governo teria gastos mais de dois bilhões de reais fora as pedaladas fiscais, mas isso está no parecer”, disse.

O deputado Veneziano Vita do Rêgo destacou que ainda é cedo para qualquer parlamentar ter uma definição de como votará no processo. “Ninguém em sã consciência pode firmar posicionamento sem sequer ter-se formado minimamente posições que aludam às acusações e as argumentações de defesa”, explicou.

Para o peemedebista, o processo contra Dilma no Congresso será longo e deverá prejudicar a população brasileira. “Será um processo longo e rumoroso, lamentavelmente colocando sob ricos o ano de 2016”, disse.

O senador José Maranhão disse que é preciso esperar os desdobramentos e conhecer o conteúdo do processo para declarar como será seu voto caso o processo contra a presidente chegue ao Senado.

“O processo vai ser balizado pelo Regimento Interno do Senado e pela própria Constituição, vamos aguarda o desenrolar dos acontecimentos, vamos conhecer melhor os fatos para poder dar uma opinião”, adiantou.

O pedido de impeachment cita as “pedaladas fiscais” pelo governo em 2014, segundo relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) que rejeitou as contas da gestão Dilma no ano passado, e a continuidade dessa prática contábil em 2015.

O Portal Correio tentou falar com o deputado Hugo Motta e o senador Raimundo Lira, que compõe a bancada federal do PMDB da Paraíba, mas as liações  não foram atendidas.

Moradores das cidades de Santa Luzia, São José de Sabugi e Várzea, no Sertão do estado, estão sem água desde a madrugada desta quinta-feira

Blog, Rádio J.A 03/12/2015

Sede da Cagepa em PatosMoradores das cidades de Santa Luzia, São José de Sabugi e Várzea, no Sertão do estado, estão sem água desde a madrugada desta quinta-feira (3) devido ao rompimento criminoso da adutora que abastece a região. A informação foi confirmada ao Portal Correio pelo gerente regional da Cagepa em Patos, Maciel Damasceno. Segundo ele, esta não é a primeira vez que o problema é verificado e a justiça já foi acionada.

Durante as atividades de reparo da adutora, o abastecimento fica completamente suspenso nas cidades, o que afeta aproximadamente 21,8 mil pessoas. A previsão é de que o fornecimento de água só seja normalizado às 18h.

“Isso vem acontecendo há alguns dias, mas infelizmente ainda não conseguimos identificar o criminoso, pois não temos como manter equipes de fiscalização na área no período da noite ou madrugada, que é quando essa pessoa danifica a adutora. Já enviamos um relatório à promotora de justiça de Santa Luzia pedindo que ela determine que a polícia faça uma campana no local e consiga prender esse criminoso”, disse.

Ainda conforme o gerente regional da Cagepa, esta é quarta vez que a adutora é danificada nas últimas duas semanas. “Começamos a verificar esse problema faz uns 15 dias. O criminoso furava a adutora de madrugada e, pela manhã, a Cagepa corrigia o problema. Isso aconteceu por três dias consecutivos. Depois houve uma pausa nessa ação criminosa, que tornou acontecer ontem [quarta-feira]”, completa Maciel Damasceno.

TCE emite alerta ao governador por problemas em execução orçamentária

Blog, Rádio J.A 03/12/2015

Fernando CatãoO conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba Fernando Catão emitiu um alerta ao governador Ricardo Coutinho por ele ter aplicado, até agosto, de apenas 17,84% da receita líquida de impostos e transferências em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) e de somente 52,65% no Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

O MDE tem limite mínimo constitucional de 25% e, desse montante, o índice, também mínimo, de 60% deve ser reservado ao Fundeb, ou seja, ao pagamento de salários de professores.

Prática corriqueira e obrigatória das Cortes de Contas, a emissão de alertas a administradores públicos é ação preventiva e concomitante do acompanhamento a execuções orçamentárias. Auxilia o gestor, serve à correção de rumos e não tem caráter punitivo, condição reservada a uma segunda etapa do processo de prestação de contas públicas, em casos de reincidência ou má fé.

O alerta ao governador paraibano, “quanto à necessidade de adequação dos instrumentos de planejamento da execução orçamentária (julho a agosto) e do relatório de Gestão Fiscal (segundo quadrimestre do exercício)” teve cópias também remetidas à Controladoria Geral do Estado e à PBPrev.

Políticos da PB vêem tentativa de golpe com processo contra Dilma

Blog, Rádio J.A 03/12/2015

Dilma RousseffO processo de pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) aceito pelo presidente da Câmara, deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi o assunto mais comentado entre os políticos da Paraíba nesta quinta-feira (3). Lideranças aliadas a petista classificaram a abertura do processo no Congreso Nacional como uma tentativa de “golpe a democracia”.

Para o presidente do PT na Paraíba, Charliton Machado, Cunha reagiu de forma pessoal ao aceitar o pedido contra a presidente após a bancada petista definir que votaria pela continuidade do processo em desfavor dele no Conselho de Ética na Câmara. “Cunha não tem condições morais”, criticou.

Segundo ele, “há Há um punhado de golpistas a exemplo de Efraim Filho e Cássio cunha Lima que não se conformam com a derrota, com a lapada de quatro eleições seguidas, e querem quebrar tudo que é mais sagrado, que é a defesa do estado democrático”.

O governador Ricardo Coutinho (PSB) e o presidente do PSB de João Pessoa, Ronaldo Barbosa, repudiaram a abertura de processo de impeachment contra a presidente. Para Ricardo, “nossa democracia, com seus defeitos e virtudes, não pode ser refém de chantagens explícitas. O golpe não passará. Precisamos de estabilidade”.

Ronaldo Barbosa classificou a atitude de Eduardo Cunha um retrocesso para a democracia brasileira. “Essa medida é um golpe contra aqueles que lutaram contra ditadura, é um golpe contra aqueles que querem ver a democracia brasileira ser mais aprofundada e, mais do que nunca, é um golpe contra um governo democrático popular”.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), que recentemente deixou o PT para evitar envolvimento com as polêmicas do partido, defendeu a presidente. Ele afirmou que a decisão de Cunha é uma retaliação a Dilma porque a bancada do PT decidiu votar contra ele no processo que pede a cassação do seu mandato.

Repelente não é suficiente para proteção contra zika; veja orientações de especialista

Blog, Rádio J.A 03/12/2015

População deve se proteger do aedesCom o aumento do número de casos de microcefalia no Brasil, especialistas estão orientando gestantes para os cuidados que devem ser tomados durante o surto da doença que já atingiu 13 estados, inclusive a Paraíba, e o Distrito Federal, de acordo com o Ministério da Saúde. O repelente, uma das formas de proteção mais procuradas, deve ser usada sob orientação médica e não pode ser a única forma de defesa contra o mosquito transmissor da zika, dengue e febre chikungunya.


O ministério informou que a anomalia está relacionada ao zika vírus, que é transmitido pelo mosquito aedes aegypt, o mesmo causador da dengue. O médico dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Carlos Henrique Milhomens, explica que além do repelente, é necessário que as grávidas utilizem telas e mosqueteiros para se protegerem das picadas.

“O repelente é uma das medidas de proteção contra o mosquito. Entretanto, ele não deve ser utilizado como medida individual. A gente dá ênfase também na proteção mecânica, no uso de telas e mosqueteiro. Porque o repelente tem uma eficácia com duração em torno de duas horas. No caso dos repelentes de maneira geral, a gente tem, para a gravidez, os repelentes que são feitos à base de uma substância chamada IR 3535, e também os repelentes à base de citronela, que também é uma substância natural que pode ser usada na gravidez.”

De acordo com o dermatologista Carlos Milhomens, antes de tomar qualquer decisão, a gestante deve procurar o médico, para que ela seja avaliada e siga a receita de medicamentos e repelentes dadas pelo médico. O Ministério da Saúde lembra que as grávidas não devem interromper o pré-natal, mas prosseguirem com todos os exames recomendados pelo médico.

Até esta quinta-feira (3), foram notificados mais de 1,2 mil casos suspeitos de microcefalia no país.

Abertas inscrições para linhas de crédito de até R$ 80 mil na PB; veja como fazer

Blog, Rádio J.A 03/12/2015

Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds)Foi publicado na edição dessa quarta-feira (2) do Diário Oficial do Estado (DOE), o edital de abertura de duas novas linhas de crédito ligadas ao Programa Empreender PB. As inscrições já começaram e podem ser feitas pela internet ou presencialmente, observada a disponibilidade técnica e operacional da Secretaria Executiva do Empreendedorismo. As inscrições permanecerão abertas por tempo indeterminado.

As novas linhas são denominadas Empreender Juventudes e Empreender Cultural. Podem se inscrever pessoas físicas maiores de 18 anos ou legalmente emancipadas, que residem na Paraíba há mais de seis meses, bem como as pessoas jurídicas devidamente registradas no Estado também há mais de seis meses.


A linha de crédito Empreender Juventudes é destinada a pessoas físicas com foco específico na juventude paraibana com idade entre 18 e 29 anos, estimulando e gerando subsídios para o empreendedorismo e emancipação deste segmento da população. Os valores concedidos à linha variam entre R$ 200 e R$ 15 mil. Os documentos a serem apresentados são, além dos pessoais, de comprovação de escolaridade, plano de negócios e, posteriormente, certificado de capacitação fornecido pelo Programa Empreender.

De acordo com Tibério Limeira, secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer e gestor do Empreender Paraíba, a linha de crédito voltada aos jovens empreendedores terá algumas especificidades. “A taxa de juros é diferenciada, de 0,55% ao mês, com carência de seis meses e parcelas para pagamento”, afirmou.

Já linha de crédito Empreender Cultural é destinada a pessoas físicas e jurídicas relacionados ao setor da economia da cultura. Para pessoas físicas, os valores de crédito são entre R$ 200 e R$ 30 mil. Para pessoas jurídicas, valor mínimo de R$ 5 mil e máximo de R$ 80 mil.

O secretário de Estado da Cultura, Lau Siqueira, explicou que há um grande leque de opções a serem financiadas, como aquisição de instrumentos musicais, cenários, figurinos, equipamentos para som, luz e vídeo, capacitação de mão de obra necessária ao empreendimento, gastos com construção, ampliação e reforma, entre outros.
Blog, Rádio J.A 03/12/2015

Operação das polícias Civil e Militar em JPQuatro suspeitos de assaltos a bancos foram presos, no começo da tarde desta quinta-feira (3), na comunidade do Cuiá, Zona Sul de João Pessoa. Um dos suspeitos é apontado como autor de assaltos em diversas agências bancárias e seria um dos homens mais procurado pelo Estado. Vídeos feitos pela quadrilha e divulgados em redes sociais ajudaram na prisão dos envolvidos.


Os presos foram localizados por meio de uma operação do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil em conjunto com a Polícia Militar.

A quadrilha foi encaminhada para a Central de Polícia, no bairro do Geisel.

Suspeito de assassinato é espancado até a morte por população, em João Pessoa

 Blog, Rádio J.A

Jovem foi derrubado da moto e mortoUm homem foi espancado pela população até a morte nessa quarta-feira (2), no bairro Distrito Mêcanico, em João Pessoa, depois de tentar matar a tiros um mecânico, segundo informou o delegado Carlos Othon. A vítima baleada não corre risco de morte.

O delegado explicou que por volta das 17h30 uma dupla armada e em uma motocicleta roubada foi até o local e trabalho do mecânico e o garupa efetuou tiros contra o homem. Após os disparos, ainda de acordo com Othon, a dupla fugiu na moto e a população se reuniu e derrubou os suspeitos com a moto em movimento.

“Quando os dois suspeitos caíram, o piloto da motocicleta conseguiu fugir, mas o garupa não. Ele foi desarmado pelos populares e atingido com um tiro na cabeça pela própria arma. Logo em seguida, foi espancando até a morte com golpes de barras de ferro, capacete e outros objetos”, revelou o delegado.

Conforme investigações preliminares da Delegacia de Homicídios de João Pessoa, o jovem que morreu tinha sido condenado por tráfico de drogas e era considerado foragido por não ter cumprido o regime semiaberto.

A vítima baleada, segundo o delegado, responde a processos criminais. O mecânico continua internado no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa e passa bem. A moto usada no crime foi roubada no dia 28 de novembro na Romaria da Penha. O veículo já foi entregue ao proprietário.

Veja reportagem da TV Correio:

Pai é suspeito de balear genro ao descobrir que filha fez sexo antes de casar, na PB


Hospital de Trauma de Campina Grande
Blog, Rádio J.A 03/12/2015

Um ajudante de pedreiro de 22 anos foi baleado na noite dessa quarta-feira (2) no sítio Mata Velha, zona rural da cidade de Araruna, a 165 km de João Pessoa. Os pais do jovem também foram baleados. O suspeito dos tiros é o sogro do ajudante de pedreiro.


Segundo o delegado Luiz Gonzaga, titular da Delegacia de Araruna, o jovem estava noivo de uma adolescente de 15 anos e o casal teve uma relação sexual antes do casamento. O pai da menina, de 45 anos, soube da situação e foi até a casa do rapaz.

“Quando o pai da garota chegou a casa do rapaz, foi conversar sobre o casamento, depois dele ficar sabendo que a filha teve uma relação sexual com o jovem antes do casamento. O sonho do pai era ver a filha casar na Igreja. O jovem disse que não poderia se casar porque estava desempregado, mas ela poderia ir morar na casa dele. O pai não gostou, sacou um revólver e efetuou tiros contra o jovem. Os disparos também atingiram os pais da vítima”, confirmou o delegado.

O jovem foi socorrido para o Hospital de Trauma de Campina Grande, em estado grave. O rapaz passou por cirurgia e foi transferido para uma enfermaria devido a uma melhora do estado de saúde. Os pais do ajudante de pedreiro foram levados para uma unidade médica da cidade, receberam atendimento e já tiveram alta.

“O homem que atirou já me ligou dizendo que vai se apresentar na próxima terça-feira (8) aqui na delegacia. Ele será indiciado por tentativa de homicídio e a Justiça é quem vai decidir se o absolve ou o condena”, comentou Luiz Gonzaga.

Polícia apreende 18 quilos de drogas enterradas dentro de tonel

    Políciais militares da Força Tática do 7º Batalhão aprenderam, neste domingo (22), aproximadamente 18 kg de uma substância se...