sábado, 28 de novembro de 2015

PM vai utilizar drones para auxiliar nas ações de segurança pública na Paraíba

A Polícia Militar vai utilizar drones para auxiliar nas ações de segurança pública realizadas pela corporação em todo o Estado. A aplicação dessa tecnologia começa a ser feita já neste sábado (28), durante a 252ª Romaria de Nossa Senhora da Penha, que acontece em João Pessoa.
Serão usados pelos policiais dois equipamentos com câmeras acopladas, monitorando não só o movimento dos participantes da romaria, como também as ruas adjacentes. A câmera é interligada a um tablet que fica no controlador do equipamento, com imagens transmitidas em tempo real, o que facilita a prevenção e agiliza a intervenção da PM, já que os policiais repassam imediatamente pelo rádio comunicador qualquer movimento suspeito observado pela visão de cima.
Os veículos aéreos não tripulados (vants), como são chamados os equipamentos, vão auxiliar não só no trabalho de policiamento em grandes eventos, como também para mapear áreas para desencadear ações e operações, coib
ir crimes ambientais e localizar suspeitos.

Samu atropela carroça: o cavalo morreu na hora e o carroçeiro esta grave


Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência bateu e arremessou uma carroça com um condutor e o cavalo de uma ponte na rodovia BR-230, no município de Patos, no Sertão da Paraíba, a 307 km de João Pessoa, na noite desta sexta-feira (27). Segundo profissionais do próprio Samu, com o impacto, o animal morreu e o carroceiro ficou gravemente ferido.

De acordo com o médico José Alencar, de outra equipe do Samu, que atuou no socorro ao homem ferido, o condutor da ambulância, que não se feriu, não teria visto a carroça no momento em que esta se encontrava atravessando a ponte. O veículo de tração animal, conforme o médico, não apresentava adesivos refletivos, tornando difícil a visão, já que o fato ocorreu por volta das 18h30, após o anoitecer. A unidade do Samu ficou com a parte frontal amassada e a carroça ficou totalmente destruída.

“A queda foi de cerca de seis metros e o homem teve lesões graves na coluna e costela. O pulmão também pode ter sido lesionado”, disse o médico, que colocou o ferido em estado de coma induzido, visto que ele se encontrava bastante agitado. Alencar acrescentou que não houve mais feridos, mas havia outro carroceiro na pista logo à frente do acidente. O segundo homem fugiu do local após a batida, revelou o médico, que desconhecia os motivos para tal comportamento.

Sertão da PB chega a quase 40ºc e umidade de 11%

O semi-árido paraibano tem registrado baixos índices de umidade do ar, nos últimos meses. Nessa quinta-feira (26), o distrito de São Gonçalo, no Sertão, registrou apenas 18% de umidade. Em Cabaceiras e Monteiro, no Cariri, o índice ficou em 19%. Os números foram confirmados ao Portal Correio pela Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para a umidade do ar ser considerada aceitável ela precisa estar em nível superior a 30%. A região de Sousa, no Sertão, atingiu o pior índice registrado na Paraíba este ano. No dia 27 de outubro, a umidade ficou em torno dos 11%.
Apesar dos baixos índices, a meteorologista Marle Bandeira destaca que a baixa umidade do ar é comum nesta época do ano. Segundo ela, as alterações climáticas promovidas pelo fenômeno El Niño são as principais responsáveis por essa queda na umidade do ar.
“O El Niño altera todo o padrão climático do globo. No Sul, o efeito dele é o aumento na ocorrência de chuvas fortes; no Sudeste, o tempo fica mais quente. Já no Norte e Nordeste acontece a
redução de chuvas. Ou seja, aqui, o efeito é de inibição da formação de nuvens, então o ar fica mais quente e seco”, explica.
Com a baixa umidade do ar, a população precisa ficar alerta para as doenças respiratórias, uma vez que é natural que as vias aéreas fiquem ressecadas. Além disso, o ar tende a ficar mais poluído e o funcionamento dos cílios das narinas, responsáveis por filtrar o ar, fica prejudicado.
Em caso de sangramento nas narinas, a orientação é de que a pessoa use soro fisiológico para higienizar a área. Substituir vassouras por panos úmidos na hora de fazer a limpeza da casa também pode ajudar, assim como colocar bacias com água em vários ambientes da casa.
Outras conseqüências comuns são: dificuldade de respirar, tosse seca, sede excessiva, pele ressecada, indisposição e cansaço. A orientação geral é de que a população reforce os cuidados com a hidratação e alimentação saudável.

Briga de trânsito motorista fica ferido a bala na Avenida Beiro Rio

Uma briga de trânsito  terminou em tentativa de assassinato na tarde desta sexta-feira, (27), na Avenida Beira Rio, em João Pessoa.
De acordo com a polícia, um Peugeot de cor preta foi atingido na traseira por outro veículo. Logo após a batida, o motorista do Peugeot teria feita uma ligação do celular.
Poucos minutos depois apareceram dois homens em uma moto e começaram a atirar no veículo que teria provocado o acidente. Foram efetuados seis disparos e três teriam atingindo o motorista identificado por Fábio de Araújo Albuquerque, 35 anos que foi socorrido.
A Polícia Militar foi acionada, mas ao chegar no local do acidente não encontrou mais o Peugeot , mas conseguiu prender um dos acusados pelo crime.
Paulo Cosme\Washington Luis

Polícia apreende dinamites e armas escondidas em caminhão-pipa na PB


De acordo com a PM, dentro do tanque do veículo, que é feito para carregar água, foi encontrado todo o arsenal. Os explosivos e todo o material foram levados para a delegacia de Polícia Civil, em Soledade, na Paraíba. Ainda de acordo com a PM, as dinamites e armas de grosso calibre seriam usadas em ações contra bancos da Paraíba, neste fim de semana.
A apreensão aconteceu após equipes do 10º Batalhão da PM cercarem um matagal onde estava um carro com queixa de roubo. No mesmo local, os policiais também encontram um grupo suspeito que estava ao lado de um caminhão-pipa, Durante a abordagem houve uma troca de tiros entre a polícia e os suspeitos. No tiroteio, o grupo conseguiu fugir por um matagal. Até as 11h (horário local), tropas especializadas continuavam as buscas em todo o agreste do estado em busca dos suspeitos.

Mulher é flagrada quando tentava entrar em presídio de João Pessoa com droga dentro de absorvente

Rosana Maria da Silva de 29 anos foi flagrado hoje por volta de meio-dia tentando  entrar no presídio PB-I, na Praia de Jacarapé, em João Pessoa  com cocaína e 55 comprimido de artane (remédio controlado).
O material estava escondido dentro do absorvente que a mesma estava usando. A mulher é esposa do apenado Severino Constantino da Silva que responde pelo artigo 157 e está no PB-I há 1 ano e 4 meses.

Bandidos quebram a parede de casa lotérica de J.Pessoa e roubam dinheiro dos cofres,

foto ilustrativa
Bandidos invadiram uma casa lotérica no Centro de João Pessoa, violaram dois cofres e roubaram todo o dinheiro que estava guardado dentro deles. A ação ocorreu durante a madrugada desta sexta-feira (27).
Os bandidos tiveram acesso à casa lotérica após invadir uma loja de móveis vizinha e arrombar a parede que dividia os dois prédios. A quantia levada não foi divulgada pelo dono da lotérica.
De acordo com o Centro Integrado de Operações Policiais da Polícia Militar (Ciop), os bandidos tiveram acesso a loja de móveis após destelhar parte do local.
Dentro da loja, eles conseguiram arrombar a parede que dividia os dois locais e ter acesso a lotérica.
Ainda segundo o Ciop, os criminosos arrombaram dois cofres da lotérica e levaram o dinheiro guardado dentro deles. Uma equipe da Polícia Civil foi ao local e realizou perícia. Até as 14h30, a polícia ainda não havia identificado os bandidos.

PM frustra ações contra bancos do Agreste da Paraíba

A Polícia Militar frustrou a ação de quatro criminosos que planejavam realizar ataques contra bancos das cidades de Lagoa de Dentro e Serra da Raiz, na madrugada deste sábado (28), no Agreste da Paraíba.
Por volta das 3h, policiais do 4º Batalhão iniciaram uma perseguição a um carro com placas do Rio Grande do Norte, quando o veículo passava pela cidade de Duas Estradas. Na fuga, os bandidos capotaram o carro na saída do município e rapidamente entraram em um matagal, que está todo cercado pela PM.
Dentro do veículo, os policiais encontraram munições de calibre 12 e 44, alicate de corte, marreta e uma touca ninja. Há suspeita de que eles fazem parte de um bando maior, por isso a Polícia Militar está intensificando as buscas em toda a região.
O material apreendido foi levado para a Delegacia de Polícia Civil, em Guarabira. O carro, que não apresenta registro de roubo até o momento, foi removido para o pátio da 2° Companhia de Policiamento de Trânsito, também em Guarabira.

Vereadores de oposição de Alhandra fazem duras cobranças ao prefeito Renato Mendes

O vereador Edielson Nunes do PMDB da cidade de Alhandra usou da tribuna da casa na noite desta segunda-feira (20.11), cobrando ...