Últimas notícias

Datafolha: Celso Russomanno lidera disputa pela prefeitura de São Paulo

A um ano das eleições de 2016, o deputado federal Celso Russomanno (PRB) lidera a corrida pela prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa Datafolha publicada nesta terça-feira pelo jornal Folha de S. Paulo. O apresentador da TV Record aparece com 34% das intenções de voto em dois cenários simulados pelo instituto, em que os candidatos tucanos ao Palácio da Cidade são João Dória Jr ou Andrea Matarazzo.
Nas duas simulações, outros três nomes aparecem tecnicamente empatados na segunda colocação: a senadora Marta Suplicy (PMDB), com 13% das intenções de voto, o apresentador José Luiz Datena (PP), que tem 13% ou 12% da preferência do eleitorado, a depender do cenário, e o atual prefeito Fernando Haddad, com 12%. Em seguida vêm o deputado Marco Feliciano (PSC) e um candidato do PSDB. No cenário com João Doria Jr, Feliciano marca 4% e o empresário, 3%. No outro, o pastor evangélico alcança 5% e o vereador Andrea Matarazzo atinge 4%.
O levantamento ouviu 1.092 pessoas entre os dias 28 e 29 de outubro. A margem de erro é de três pontos porcentuais.
O único segmento em que Russomanno não lidera, de acordo com a pesquisa, é o dos eleitores mais ricos, com renda acima de dez salários mínimos. Nesse grupo, que representa 11% da amostra, Haddad fica na dianteira, com 23% das intenções de votos, o apresentador da Record aparece em seguida, com 16%, e Andrea Matarazzo, com 15%. Já Marta Suplicy vai melhor entre os mais pobres e menos escolarizados. No grupo de eleitores com ensino fundamental e no dos que recebem até dois salários mínimos, ela alcança 19%.
Datena chega a ter 17% entre os eleitores menos escolarizados. Já Haddad tem um desempenho contrário ao de sua eleição em 2012. Naquele ano, ele foi melhor entre os mais pobres. Agora, porém, quanto mais pobre é o eleitor, pior é seu desempenho.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!