sexta-feira, 2 de agosto de 2013

5º Conferência Municipal de Assistência Social em Conde


Hoje (02) aconteceu a 5º Conferência Municipal de Assistência Social no Centro de Criatividade Professor Iveraldo Lucena na cidade de Conde. Realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social e pela Secretária de Trabalho e Ação Social, o evento começou às 09 horas da manhã com a abertura de solenidade seguida da leitura e aprovação do Regime Interno, debates, intervenções, grupos de trabalhos formulando propostas e eleições dos delegados da conferência.
O objetivo dessa conferência municipal foi apresentar a Política de Assistência Social e as principais informações aos Conselhos e aos gestores municipais, através da avaliação de forma organizada com base na história da Assistência Social do município para a análise dos avanços, das conquistas, dos desafios e das dificuldades para construir e consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município.
O SUAS tem como finalidade de intensificar a regularização e a organização das ações sócio-assistênciais para atender famílias através de serviços, programas e benefícios, como as ações de Proteção Social Básica desenvolvida pelo CRAS e as ações de Proteção Social Especial realizada pelo CREAS. Com isso o SUAS unificará os serviços prestados no município e todos os recursos repassados pelo governo federal vão acontecer de forma mais flexíveis.
Os temas, as ementas e os trabalhos de propostas para a gestão e o financiamento da efetivação do SUAS foram de grande importância para a conferência realizada em nosso município, onde participaram do evento representantes governamentais, entidades de assistências sociais, associações comunitárias e pessoas que utilizam os serviços sócio-assistenciais. No evento que se encerrou após as 16 horas, marcaram presença a secretária de Ação social (Valcinete), a psicóloga (Luzaury) e a coordenadora (Gianna Karla) ambas do CREAS, a coordenadora da Casa de Passagem (Magna Sueli), o secretário de eventos (Beto Bujão), o vereador Luís de Bihino, o secretário de saúde (Inaldo Nascimento) e o  diretor do SINE CONDE (Valdemiro).
Os escolhidos na conferência municipal vão representar a cidade de Conde participando da Conferência Estadual nos dias 10, 11 e 12 agosto no Centro de Convenções em João Pessoa.

Matéria: Thiago Paixão
Fotos: Thiago Paixão
Direção: Ana Maria Gomes








Veneziano Vital é condenado por improbidade e tem os direitos políticos suspensos por três anos

O ex-prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) foi condenado por improbidade administrativa e teve seus direitos políticos suspensos por três anos. O peemedebista é acusado de praticar publicidade oficial irregular. A decisão é do juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Campina Grande, Ananias Newton Xavier, e ainda cabe recurso.
A condenação de Veneziano pode deixá-lo fora da disputa pelo governo estadual nas eleições de 2014 e, de acordo, com as especulações, quem entraria na briga em seu lugar seria o seu irmão, o senador Vital do Rêgo Filho.
Além de ter os direitos políticos cassados, Veneziano foi condenado ao pagamento de multa, fica proibido de contratar com o poder público por três anos e deverá ressarcir o erário público. Em sua decisão, o juiz determina ainda que os autos sejam enviados à Justiça Eleitoral paraibana.
A Ação Civil Pública que culminou na condenação de Veneziano foi movida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB).

Carro desgovernado invade casa de idosa no Jardim Veneza

Carro desgovernado invade casa de idosa no Jardim VenezaNa noite desta quinta-feira (01), a casa de uma idosa no Jardim Veneza, em João Pessoa, foi invadida por uma caminhonete dirigida por um homem.

Com o impacto da colisão o muro e parte da parede da frente da casa caíram.


A dona da casa, Maria da Penha, disse que estava jantando quando escutou o barulho e que o motorista estava bêbado.

“Eu achava que era um caminhão que estava no meio do mundo. E ele [o motorista] estava cheio de razão ainda. Ele estava bêbado”, comentou.


A filha da senhora, que também estava jantando na hora do acidente, quando foi olhar o que tinha acontecido depois do impacto no muro acabou se machucando depois que o veículo atingiu a parede da casa.

Ainda de acordo com a filha da idosa, o condutor do veículo mora na casa da frente e saiu do carro e foi embora, sem prestar socorro.


O tenente Jefferson, do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, explicou que apenas a filha ficou ferida, embora a idosa também tenha sido atendida porque passou mal devido ao susto.

Testemunhas confirmaram que o condutor do carro tinha sinais de embriaguez, mas que fugiu logo depois do acidente.

RISCO: aliado de RC contraria a própria historia para abraçar socialismo e pode cavar ‘sepultura’ política

A parceria política estabelecida pelo deputado federal Luiz Couto (PT) e o governador Ricardo Coutinho (PSB) parece não ter limites e pode significar o sepultamento político do religioso, que em face dos interesses pessoais deixa de colaborar efetivamente com a gestão do partido em João Pessoa. Esta, por sua vez,  poderia lhe proporcionar vôos mais altos. A estratégia arriscada de Couto, no entanto, pode deixar ameaçada a sua reeleição na Câmara Federal em 2014.

Ao decidir disputar a eleição no Partido dos Trabalhadores pelo agrupamento político ‘Mensagem ao Partido’, Couto transmite aos companheiros de legenda que quer promover um verdadeiro ‘golpe’ na sigla, ao pregar a renovação, porém com os princípios socialistas de Ricardo Coutinho, fazendo com que a sigla se torne uma sub-legenda do ‘Coletivo Girassol’

Outro ponto que chama a atenção diz respeito não apenas a dissidência lançada por Couto em âmbito municipal, como também em âmbito estadual, pois a maioria dos filiados do PT na PB defende a tese da candidatura própria ao Governo, contrariando significativamente os interesses do principal padrinho do deputado federal, o governador Ricardo Coutinho.

Se não bastasse o embaraço em âmbito local, Couto mostra completa falta de sintonia quando falamos nos assuntos relacionados a Brasília, pois na Paraíba abraça o inimigo ferrenho da presidenta Dilma (PT), o presidenciável Eduardo Campos (PSB), maior ídolo do governador paraibano.

Com um discurso inconsistente, Couto tenta manter uma relação amistosa com o prefeito Luciano Cartaxo (PT) tentando não tecer criticas a gestão e posando para fotos ao lado do prefeito, porém uma pergunta é sempre feita ao padre candidato: “Como se dissociar de Ricardo e tentar provar que o PT não está sendo vitima de um golpe?”

Perguntas que permeiam o eleitorado da legenda, que trabalha para consolidar uma candidatura que tem deixado as barbas de Couto cada vez mais brancas, o crescimento da candidatura a Câmara Federal do irmão gêmeo do prefeito, o superintendente da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) Lucelio Cartaxo (PT), que com um padrinho em evidencia, pode engolir o padre e consequentemente tomar o seu mandato nas urnas.

Sem ter o que fazer, Couto acredita no improvável ao tentar como uma zebra convencer um eleitorado ansioso em destronar Ricardo do Palácio da Rendenção. Como um azarão, Luis Couto sabe que o afinamento político com o socialismo pode custar muito caro no futuro: significando a perda do que tem de mais valioso, o seu mandato e a tribuna que possibilita defender bandeiras reconhecidas em todo o território nacional. 

Vereadores de oposição de Alhandra fazem duras cobranças ao prefeito Renato Mendes

O vereador Edielson Nunes do PMDB da cidade de Alhandra usou da tribuna da casa na noite desta segunda-feira (20.11), cobrando ...