segunda-feira, 8 de abril de 2013

Caso Fernada Ellen menina de 11 anos policia encontra pistas do acusado e local da prova do crime

Polícia cercou a casa do suspeito de participar do sumiço de Fernanda Ellen (Foto: Walter Paparazzo/G1) A Polícia Civil e a Polícia Militar iniciaram escavações em busca de um corpo ou de indícios que levem à solução do caso do desaparecimento da estudante Fernanda Ellen, de 11 anos. A menina está sumida desde o dia 7 de janeiro, quando voltava da escola. A ação acontece no quintal do suspeito detido na noite desta segunda-feira (8), que mora na mesma rua que a família da menina, no bairro do Alto do Mateus, e a rua foi fechada.
O comandante geral da Polícia Militar, Euller Chaves, está no local e confirmou que a polícia está em busca de indícios. Ele não confirmou que algum corpo foi encontrado e acrescentou que está aguardando a perícia. O secretário de Segurança Cláudio Lima está no local, mas preferiu não falar com a imprensa.
Um homem foi detido no início da noite desta segunda-feira (8), em João Pessoa, suspeito de envolvimento no desaparecimento de Fernanda Ellen, segundo informações do tio da garota, Wellington Oliveira.
A Secretaria de Segurança, no entanto, não confirma as informações passadas pelo tio de Fernanda. Mas, segundo vizinhos da família, há vários carros de polícia em frente ao local onde a prisão aconteceu.

Segundo Wellington, o homem que foi detido parecia muito com o retrato falado feito por uma prostituta da Rua da Areia, com quem a polícia encontrou o telefone celular de Fernanda. Foi com base no depoimento da prostituta que a polícia fez um retrato falado do homem que entregou o aparelho.
“O suspeito tinha traços do homem do retrato falado e estava com um comportamento meio estranho. Nós chamamos a polícia, que já chegou com a testemunha. Quando ele viu a mulher no carro, tentou correr”, relatou Wellington, que garantiu que a prostituta reconheceu o homem.
Ainda segundo ele, o delegado Aldrovilli Grisi, encarregado do caso, deteve o rapaz e o levou, mas não informou para onde. O G1 tentou entrar em contato com o policial, mas as ligações não foram atendidas. Na Secretaria de Segurança, a assessoria disse não poder confirmar as informações.
Um vizinho de Fernanda Ellen, 11 anos, foi preso, no final da tarde desta segunda-feira (08), por policias do GOE, acusado de envolvimento no desaparecimento da menina. O rapaz, que não teve o nome divulgado pela polícia, foi reconhecido por uma profissional do sexo como sendo o homem que trocou o celular da menina de 11 anos por 15 pedras de crack.
O acusado foi levado para a delegacia do GOE, localizada na rua Almirante Barroso, centro de João Pessoa (PB).
 
  Desde a semana passada, quando a profissional do sexo foi detida na rua da Areia com o celular de Fernanda e disse que tinha trocado o telefone com um rapaz, mas que não o conhecia, agentes do GOE vinha realizando diligências em pontos de droga, juntamente com a garota de programa, para tentar identificar o tal rapaz.
Na tarde de hoje, quando os policiais responsáveis pela investigação estavam no bairro do Novais, monitorando bocas de fumo, copiaram via AHT (rádio amador) que estavam ocorrendo um tiroteio na rua onde Fernanda morava. Pensando ser alguma ação contra o pais da menina, os agentes do GOE se deslocaram para a rua.
Ao chegarem em frente a casa de Fernanda, os policiais conversaram com o senhor Fábio Júnior Cabral e perceberam que estava tudo bem na residência, mas a garota de programa, que ficou dentro do carro descaracterizado, chamou os policias e disse que o rapaz que estava na porta de uma casa bem perto da de Fernanda era quem tinha trocado o celular.
Os agentes do GOE entraram no carro e se deslocaram lentamente para a residência indicada pela profissional do sexo. Ao chegarem em frente a casa, os policiais baixaram os vidros do carro e o rapaz ao ver a garota de programa tentou fugir, correndo para dentro da residência, mas os agentes agiram rápido e o prenderam tentando abrir a porta da cozinha.
  Após a prisão, os familiares de Fernanda Ellen tentaram atacar o acusado, mas a polícia evitou o linchamento.

O TJ da PB e a prefeita de Conde se reunem para instalar uma comara no municipio



Os primeiros passos para a instalação da Comarca de Conde foi dado na manhã de quinta-feira (dia 04), durante reunião entre a presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, e a prefeita do município de Conde Tatiana Correia. O encontro foi realizado no Gabinete da Presidência, em João Pessoa, ocasião em que as duas gestoras projetaram para agosto – mês da Justiça – a inauguração da Comarca. A Comarca do Conde, a princípio, vai funcionar de forma provisória em um prédio da Prefeitura, até que o Tribunal de Justiça possa construir a sede definitiva da unidade judiciária. A presidente Fátima Bezerra e a prefeita Tatiana Correia agendaram para a próxima terça-feira (09), pela manhã, visita ao prédio onde funcionará a Comarca.
A presidente Fátima Bezerra informou, durante a reunião, que para efetivar a instalação de uma Comarca em um Município são necessárias que, algumas providências sejam tomadas, de ambas as partes. “Vamos tomar todas as providências que nos cabe para a efetivação desse projeto. Por outro lado, a prefeitura, por exemplo, tem que construir uma cadeia pública, que é uma das exigências para a instalação de uma comarca em uma cidade”, explicou.
A prefeita Tatiana Correia disse, ao término da reunião, que o encontro foi positivo já que o objetivo do assunto de pauta foi atingido, a partir do compromisso assumido por ela e pela presidente Fátima Bezerra de instalar nos próximos meses a Comarca do Conde. “A reunião foi muito positiva. A comarca do Conde será em breve uma realidade.
A reunião contou com a participação do juiz auxiliar da Presidência, Onaldo Queiroga, e do diretor administrativo do Poder Judiciário, Otto Marcelo. Do lado da prefeitura, estavam presentes ao encontro três auxiliares da Prefeitura: Marcos Souto Maior Filho, procurador do Município; Saulo Barreto, chefe de Cerimonial; e o advogado Aluízio Régis Filho.
Resumo:
A cidade de Conde em fim ficará independente da cidade de Alhandra, que hoje, é comarca de Conde, pois todos os processos do município condense são realizados na cidade de Alhandra, distante de Conde, em torno de 45 km, o que impede que a população carente tenha acesso à Justiça, para resolver os por menores casos que sejam. A prefeita Tatiana Corrêa vem se mostrando uma guerreira e em busca de representar o seu povo, vem lutando incansavelmente para trazer ao seu povo o tanto de dignidade que ele merece.

Vice-Governador participa da campanha contra a dengue no Conde



O vice-governado Rômulo Gouveia (PSD) visitou neste sábado (6) o Litoral Sul da Paraíba, na cidade do Conde, ele visitou, ao lado da prefeita Tatiana Correia (PTdoB), ações do Governo do Estado e juntos participaram da aula da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP) na cidade.
Rômulo visitou a unidade de saúde de Jacumã para conferir a ação que o Estado tem desenvolvido com a prefeitura no atendimento médico e outras obras de infra-estrutura como o binário. 
A campanha de combate a dengue foi intensiva no Conde neste sábado. Rômulo fez um apelo para que a sociedade se engaje no combate ao mosquito que pode ser fatal. Ele lembrou que esta é uma luta de todos e que o poder público não pode ganhar  a batalha sem a participação efetiva da sociedade.
Em 2013 o Conde registrou três óbitos em decorrência da dengue, este ano, uma pessoa já morreu. Rômulo disse que o Estado já disponibilizou qualificação para os médicos e enfermeiros da cidade, para eles multiplicarem no município o manejo clínico e assim melhorar a oportunidade da assistência aos pacientes que apresentarem sintomas da doença.
A ESPEP realiza no Conde mais uma etapa das aulas itinerante, que tem o objetivo de qualificar os servidores públicos nas localidades onde prestam serviço. O vice-governador e a prefeita prestigiaram a aula.
Gouveia ainda conversou com a Tatiana sobre futuras parcerias que podem ser desenvolvidas na cidade.
Durante a tarde, Rômulo participou da festa de aniversário do secretário executivo de obras do PAC e Superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan), Ricardo Barbosa, em João Pessoa.

Governo da PB incentiva empresa de energia solar garantindo isenção fiscal

Ricardo Coutinho assina decreto de incentivos que vai beneficiar empresa de energia solar

O governador Ricardo Coutinho assina hoje (8) decreto que garante isenção fiscal para empresas que irão instalar-se na Paraíba. A solenidade acontece às 10h, no Palácio da Redenção, e ratificará resoluções do Conselho Deliberativo do FAIN (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Industrial da Paraíba) com base em estudos de viabilidade realizados pela Companhia Paraibana de Desenvolvimento (CINEP).
Com os benefícios, as empresas poderão gerar 875 novos postos de trabalho para os paraibanos. E a economia estadual deverá receber uma injeção de mais de R$ 203 milhões da iniciativa privada. Os projetos de instalação das empresas contemplam oito cidades do estado (Ingá, Campina Grande, Lucena, Santa Rita, Sousa, Cajazeiras e João Pessoa), promovendo o desenvolvimento na Paraíba de acordo com a potencialidade de cada região. Os setores da economia contemplados incluem empresas de produção cimenteira, produção metalúrgica, calçadista e de tecnologia sustentável.
Entre as principais empresas beneficiadas está a Brasil Solair. A indústria de energia sustentável trará para João Pessoa a primeira fábrica de painéis fotovoltaicos (solares) no Brasil. Os investimentos previstos são de aproximadamente R$ 20 milhões e perspectiva é de geração de 74 novos postos de trabalho na Paraíba.

10 empresas serão instaladas na Paraíba e contemplarão 8 cidades


As empresas  Brasil Solair e Amazonas funcionarão em João Pessoa e serão beneficiados com a resolução do Conselho Deliberativo do FAIN (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Industrial da Paraíba) com base em estudos de viabilidade realizados pela Companhia Paraibana de Desenvolvimento (CINEP).
Brasil Solair é uma indústria de energia sustentável e trará para João Pessoa a primeira fábrica de painéis fotovoltaicos (solares) no Brasil. Os investimentos previstos são de aproximadamente R$ 20 milhões e perspectiva é de geração de 74 novos postos de trabalho na Paraíba.
Já a empresa Amazonas tem o selo oficial para produção dos calçados da Copa do Mundo FIFA 2014. O benefício do governo permitirá a criação de 243 novos postos de trabalho, com uma projeção de R$ 41,6 milhões na produção.
A economia estadual deverá receber uma injeção de mais de R$ 203 milhões da iniciativa privada. Os projetos de instalação das empresas contemplam oito cidades do estado (Ingá, Campina Grande, Lucena, Santa Rita, Sousa, Cajazeiras e João Pessoa), promovendo o desenvolvimento na Paraíba de acordo com a potencialidade de cada região. Os setores da economia contemplados incluem empresas de produção cimenteira, produção metalúrgica, calçadista e de tecnologia sustentável.
O evento que isentará as empresas será nesta segunda-feira (8) quando o governador da paraíba, Ricardo Coutinho, assina o decreto. A solenidade acontecerá na manhã desta segunda no Palácio da Redenção.
Grupo Amazonas- Empresa com mais de 30 anos de atividade, escolheu a Paraíba para instalar sua fábrica de calçados que tem a certificação para produzir as sandálias oficiais da Copa do Mundo FIFA 2014. Projeto de produção em João Pessoa deverá criar 243 novas vagas de emprego com um investimento previsto de R$ 41,6 milhões.

Duas crianças morre com descarga elétrica na Paraíba

Duas crianças morreram no Agreste da Paraíba vítimas de descargas elétricas neste final de semana. Uma delas tinha apenas 11 meses e teria encostado o dedo em uma tomada perto da geladeira.
De acordo com a polícia, o bebê de 11 meses, Thiago Nicolas Galdino Cavalcanti, morreu no domingo (7) no bairro da Liberdade no município de Campina Grande. Segundo a família, a criança engatinhava no chão quando tocou na tomada da geladeira de casa e morreu.
Já no sábado (6), Bianca de Melo Barbosa Nicodemo, de apenas cinco anos morreu no município de Ingá após tentar abrir a geladeira para pegar um iogurte quando encostou em uma parte que estava enferrujada. Ela foi encontrada na cozinha em estado grave.
A garota foi socorrida para o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes em Campina Grande, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade hospitalar.

Rômulo visita o Conde e participa de campanha contra Dengue

O vice-governado Rômulo Gouveia (PSD) visitou neste sábado (6) o Litoral Sul da Paraíba, na cidade do Conde, ele visitou, ao lado da prefeita Tatiana Correia (PTdoB), ações do Governo do Estado e juntos participaram da aula da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP) na cidade.

Rômulo visitou a unidade de saúde de Jacumã para conferir a ação que o Estado tem desenvolvido com a prefeitura no atendimento médico e outras obras de infraestrutura como o binário. 

A campanha de combate a dengue foi intensiva no Conde neste sábado. Rômulo fez um apelo para que a sociedade se engaje no combate ao mosquito que pode ser fatal. Ele lembrou que esta é uma luta de todos e que o poder público não pode ganhar  a batalha sem a participação efetiva da sociedade.

Em 2013 o Conde registrou três óbitos em decorrência da dengue, este ano, uma pessoa já morreu. Rômulo disse que o Estado já disponibilizou qualificação para os médicos e enfermeiros da cidade, para eles multiplicarem no município o manejo clínico e assim melhorar a oportunidade da assistência aos pacientes que apresentarem sintomas da doença.

A ESPEP realiza no Conde mais uma etapa das aulas itinerante, que tem o objetivo de qualificar os servidores públicos nas localidades onde prestam serviço. O vice-governador e a prefeita prestigiaram a aula.

Gouveia ainda conversou com a Tatiana sobre futuras parcerias que podem ser desenvolvidas na cidade.

Durante a tarde, Rômulo participou da festa de aniversário do secretário executivo de obras do PAC e Superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan), Ricardo Barbosa, em João Pessoa.

PRF aponta irregularidades em veículos escolares de 20 Municípios e do Estado

O Ministério Público da Paraíba recebeu, na última segunda-feira (16), um relatório da Polícia Rodoviária Federal com informações rela...