sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Programação do carnaval em Jacumã 2013



 Confira a programação do carnaval em Jacumã este ano:


Sexta-feira dia 08
Swing do povão, André Rios, D’Mamá, Loucuras de Amor.

Sábado: 09/02/2013
Dona Menina,Saia Elétrica,Os Frajolas,Pegada Boa.

Domingo: 10/02/2013
Cheiro Baiano,Xexéu,O Rodo da Bahia,Beto Movimento.

Segunda: 11/02/2013
Banda da Galega,Sacarada,Vôa Vôa,O Fusca.

Terça: 12/02/2013
Duas Meninas,Axé Retrô,Soluê,Palov

Inalgurado o Centro de saúde em Jacumã

Na manhã desta quinta-feira (07) à população de Jacumã recebeu  a Unidade de Saúde Familiar completamente reestruturada e equipada. A solenidade teve a presença do Secretário de Saúde do Estado da Paraíba Waldson Souza,  secretáriados da cidade, além de diversas autoridades que compõe o Governo Municipal.

Mulher é vitima de estrupo em Jacumã

foto ilustrativa
Vitima de estrupo em Jacumã
Uma mulher de 28 anos foi vítima de um estupro na noite de quarta-feira (06), no Conde. A vítima, que prefere não se identificar, estava indo para a casa, no começo de Jacumã, quando um homem desconhecido se aproximou, declarou assalto, roubando o celular, a carteira e a quantia de R$20 da vítima e a obrigou a ir para atrás de um muro praticar ato sexual com ele.
Quando a vítima foi dar queixa na polícia, ela relatou que o agressor estava com uma lata de cerveja na mão, o que foi definidor para a busca realizada pela polícia do distrito. Indo até o supermercado mais perto, a polícia conseguiu as filmagens da câmera de segurança, detectando o homem com as mesmas características, comprando a cerveja. Nesta quinta (07) pela manhã, a polícia descobriu que o acusado estava em uma construção, trabalhando como pedreiro. Detido, a vítima foi até a delegacia do Conde e reconheceu o acusado. No entanto, o senhor Francisco Ferreira da Silva, 39 anos, nega ter cometido o crime. 

Moradores protestam contra aterramento do rio e com gritos de abaixo o Manaira Shoping

População diz temer inundação das casas com suposto aterramento

Moradores de uma comunidade do bairro São José estão neste momento na frente do Manaíra Shopping, localizado no bairro de Manaíra, em João Pessoa, protestando contra o suposto aterramento do Rio Jaguaribe, denunciado pelo deputado Anísio Maia (PT), no último dia 23 de janeiro.
Com baldes, latas e faixas, os moradores gritam palavras de ordem, a exemplo de “abaixo o shopping”, “abaixo Santiago [Roberto Santiago, dono do Shopping]” e a “comunidade veio primeiro que o shopping”. No protesto, os moradores do São José ratificaram temer que as casas do bairro sejam inundadas com o aterramento do Rio. Eles cobram que a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) paralise a obra.
Seguranças e funcionários do Shopping, como mostra a foto, formaram uma barricada na entrada principal para impedir a entrada dos manifestantes no Manaíra. A direção do estabelecimento comercial também acionou a Polícia Militar para fazer a segurança do local.
Entenda o caso
Esta discussão começou após a denúncia do deputado Anísio Maia, que afirmou que estava ocorrendo um crime ambiental na obra de ampliação do shopping. Segundo o parlamentar, o shopping center localizado vizinho à comunidade está aumentando sua extensão em três mil metros quadrados através de mais um aterro no Rio Jaguaribe, e os moradores é que serão os maiores prejudicados.
Após a denúncia, a Semam embargou temporariamente a obra, mas na semana passada liberou. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Edilton Nóbrega, após verificar documentação apresentada pelo Shopping ficou constatado que não há irregularidade e que a obra está sendo executada do modo que foi acordado com a Sudema. Edilton informou que após a denúncia do deputado e apelo de moradores do Bairro São José, a obra foi paralisada para verificar o que de fato estava acontecendo e como foi constatado que não há irregularidade na obra, ela foi liberada.
No último dia 31 de janeiro, a assessoria do Shopping Manaíra emitiu uma nota oficial sobre ao assunto, além de cópias de documentos que afirmam a legalidade da obra e do serviço de dragagem do rio.
Na nota, a empresa alega que “mesmo sob o forte massacre da sua imagem junto à opinião pública o Manaíra Shopping manteve-se em silêncio até o momento por entender que cabe à Prefeitura Municipal de João Pessoa, enquanto contratante da Parceria Público Privada e detentora da autorização ambiental para execução da dragagem do Rio, vir à publico atestar a regularidade da obra. Isto posto, com a entrevista do secretário municipal do Meio Ambiente concedida nessa terça-feira 29/01, à imprensa paraibana, na qual declara que a obra que o Manaíra Shopping estava realizando é absolutamente legal e amparada no contrato da PPP e na licença ambiental da Sudema, sentimo-nos à vontade para relatar os fatos”.
Sobre a dragagem, o shopping ressalta que o serviço é de responsabilidade da Prefeitura de João Pessoa, porém, “em outubro do ano passado a Prefeitura solicitou ao Manaíra Shopping a realização de uma Parceria Público Privada para a execução da citada obra que tem como objetivo evitar a inundação das casas ribeirinhas da comunidade São José”.
No final da nota, o Manaíra Shopping afirma ter respeito pelos paraibanos, à legislação vigente e à preservação do meio ambiente. Também lamenta “ter sido vítima de informações deturpadas quando estava apenas tentando contribuir para o bem da comunidade e mantém a confiança no restabelecimento da verdade”.

Couto anuncia retroescavadeiras pra meio mundo de gente

O deputado Luiz Couto (PT-PB) registrou do plenário da Câmara Federal, a iniciativa da presidente Dilma Rousseff de conceder retroescavadeiras para ajudar no enfrentamento da seca.
“Cada um dos 78 municípios paraibanos, que se cadastraram e acreditaram que a ação do nosso governo era pra valer, receberá retroescavadeira para que possa enfrentar a questão da seca com barragens subterrâneas e pequenos açudes”.
Luiz Couto informou que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) já publicou a portaria no Diário Oficial da União, na terça-feira (5), e oportunamente os municípios serão convocados para as atividades de treinamento e recebimento das máquinas.
O parlamentar ressaltou que a presidente Dilma está oferecendo condições para a construção de obras que tragam qualidade de vida para a população do semiárido. “Infelizmente muitos municípios deixaram de receber o benefício porque não se cadastraram, ou seja, não fizeram a lição de casa”, completou.
Confira as cidades beneficiadas:
Água Branca, Aguiar, Alagoa Grande, Alagoinha, Alcantil, Algodão de Jandaíra, Alhandra, Amparo, Aparecida, Araçagi, Araruna, Areia, Areia de Baraúnas, Aroeiras, Assunção, Bananeiras, Barra de Santa Rosa, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Belém, Belém do Brejo do Cruz, Bernardino Batista, Boa Ventura, Boa Vista, Bom Jesus, Bom Sucesso, Bonito de Santa Fé, Boqueirão, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Caaporã, Cabaceiras, Cachoeira dos Índios, Cacimba de Areia, Caiçara, Cajazeirinhas, Camalaú, Caraúbas, Catingueira, Catolé do Rocha, Caturité, Conceição, Condado, Conde, Coremas, Cruz do Espírito Santo, Cubati, Cuité, Cuité de Mamanguape, Cuitegi, Curral de Cima, Curral Velho, Damião, Diamante, Dona Inês, Duas Estradas, Emas, Fagundes, Frei Martinho, Gado Bravo, Gurinhém, Gurjão, Ibiara, Igaracy, Imaculada, Ingá, Itabaiana, Itaporanga, Itatuba, Taperoá, Tavares, Tenório, Triunfo, Uiraúna, Umbuzeiro, Várzea, Vieirópolis e Vista Serrana.

250 mil pessoas são esperadas durante o carnaval no Conde

A Prefeitura do Conde irá disponibilizar quatro equipes médicas para o atendimento aos foliões que forem brincar o Carnaval no município. A estimativa é de que 250 mil pessoas devam passar pela cidade nos cinco dias de festa. As equipes ficarão distribuídas em tendas a serem instaladas nas praias de Jacumã, Barra de Gramame, Coqueirinho e Tabatinga. As equipes serão formadas por dois médicos, um dentista, quatro enfermeiros, seis técnicos de enfermagem e terão à disposição quatro veículos operacionais.

De acordo com o secretário de Saúde, José Francimar de Veloso, a ação da Prefeitura terá apoio do Governo do Estado, SAMU e do Corpo de Bombeiros, que atuarão em parceria no atendimento ao público. “Teremos um Carnaval tranqüilo, certamente, mas estamos montando um esquema de serviço médico preventivo, inclusive, abrindo o Centro de Saúde que funcionará em sistema de plantão durante todos os dias de festa”, afirmou o secretário.

O Carnaval do Conde será aberto nesta sexta-feira (08) com quatro shows por dia, até terça-feira (12), que serão realizados na quadra de esporte de Jacumã, com a estimativa de atrair 50 mil pessoas por noite. Para facilitar o acesso à região, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) decidiu liberar, a partir de sábado (9) até a quarta-feira de Cinzas (13), o tráfego de veículos no Contorno de Jacumã, atualmente em fase de conclusão pelo Governo do Estado. Escoamento - Segundo o Governo, liberação, em caráter provisório, tem o objetivo de facilitar o escoamento do trânsito dos veículos dos foliões que se dirijam para o Litoral Sul do Estado no período do carnaval. A velocidade ficará limitada até 40 km com tráfego nos dois sentidos. Serão colocadas placas de sinalização e patrulheiros rodoviários do DER vão orientar diariamente os motoristas. O tráfego no local é de cerca de mil veículos nos dias normais e de cinco mil nos feriados e finais de semana.