Últimas notícias

Bolsa Família esse foi o motivo para lotarem a caixa nesta segunda, boato é mentiroso

O superintendente da Caixa Econômica Federal na Paraíba, Elan Miranda, tranquilizou os beneficiários do Bolsa Família no estado e disse que foi pego de surpresa.


De forma prática e objetiva, o programa não sofrerá nenhuma alteração.

Ainda sábado, a secretária do Desenvolvimento Social da Paraíba, Aparecida Ramos, desmentiu o boato e disse que ele teria surgido  em Manaus, no Amazonas, e se espalhado por todo o país.

Na Paraíba, os primeiros boatos davam conta de que sábado seria o último dia de pagamento e quem não efetuasse o saque não receberia mais o valor referente ao mês. Algumas pessoas chegaram a dizer que um valor extra teria sido colocado na conta dos beneficiários e que eles teriam até sábado para realizar o saque. Informação igualmente desmentida pelo governo federal.
A dona de casa Ana Carla Melo chegou às 16h em uma agência da Caixa Econômica localizada na Avenida Cruz das Armas. Ela recebeu a informação de que, caso não sacasse o benefício, ficaria sem o pagamento. “É um dinheiro pouco, mas que se a gente deixar para lá, vai fazer muita falta. Estou aqui desde as 16h e até agora não consegui sacar o dinheiro. Tenho pressão alta e o desconforto é grande. Até dois caixas eletrônicos parece que já estão quebrados”, afirmou.
Houve tumulto em várias agências de JPessoa. Na agência Cabo Branco, que fica localizada no Centro de João Pessoa, recebeu cerca de 4 mil pessoas, segundo o tenente-coronel Almeida Martins, comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar.
Até as 14h50 do domingo (19), o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) tinha registrado problemas em 18 agências da Caixa Econômica Federal na Paraíba. Em entrevista à imprensa, a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, reiterou neste domingo (19) que "não existe qualquer possibilidade" de suspensão do programa Bolsa Família.
Segundo a ministra, apesar dos saques feitos neste sábado fora do previsto no calendário mensal por beneficiário do Bolsa Família, não haverá prejuízo para o orçamento do programa. Anualmente, o ministério divulga a data para cada inscrito no programa realizar o saque, com o objetivo de evitar que todos beneficiários recorram às agências bancárias e lotéricas no mesmo dia.
Polícia Federal entra no caso
o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicitou à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar a origem do falso boato. Em nota, o Ministério da Justiça disse que a PF já está investigando os fatos, que poderiam envolver "diferentes crimes".
"A determinação foi para que a apuração seja rigorosa a fim de que se possa tomar com rapidez as medidas criminais cabíveis contra todos os envolvidos na origem e na divulgação destes boatos", diz o comunicado. O pedido partiu da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, que telefonou mais cedo para Cardozo. A falsa informação, já desmentida oficialmente no sábado (18) pelo governo, se espalhou em alguns estados do Nordeste e gerou o tumulto.
Boato preocupou Dilma
Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff ficou "muito preocupada" com o episódio e determinou imediata apuração sobre a origem e a disseminação do boato. O programa social de transferência de renda beneficia 13,8 milhões de famílias em todo o país.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!