segunda-feira, 24 de setembro de 2012

19 crianças intoxicadas com o leite contaminado de marca Holandês

Intoxicação foi por nitrito, substância utilizada em produtos de limpeza

A 19º criança com sintomas de contaminação por leite é uma menina de três anos. Ela chegou ao hospital, em Florianópolis, na noite de domingo (23), passou a madrugada em observação e deve receber alta nesta segunda (24).
Marca de leite é investigada por intoxicação alimentar em Santa Catarina (Foto: reprodução Globo News) Outros 18 casos foram confirmados pelo governo desde quinta-feira (20): seis em Navegantes, cinco em Florianópolis, dois em Penha e um em Joinville, Balneário Camboriú, Itapema e Piçarras. Apenas um dos pacientes não teve a cidade onde mora confirmada. Os municípios ficam entre a Grande Florianópolis e o Norte do estado, regiões onde os lotes 0687 e 0689 da marca de leite 'Holandês' foram distribuídos.
Para quem consumiu o produto ou ainda tem em casa, a Vigilância Epidemiológica orienta que fiquem em alerta, observando a reação e, diante de qualquer sintoma, procurem o centro de informações toxicológicas do estado ou a unidade de saúde mais próxima.
O estado montou uma força tarefa, com funcionários da Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e interditou provisoriamente a fábrica Papenborg Laticinios Ltda, com sede em Biguaçu. Todos os os produtos da marca 'Holandês' foram retirados no mercado.
Conforme Luiz Carlos Custódio, responsável técnico da marca, a empresa também está fazendo um mutirão para recolher os produtos. "Desde semana passada, por medida de segurança, nos unimos aos técnicos do governo para retirar esses produtos do mercado. Na verdade, o problema já foi resolvido. Estamos apenas fazendo exames e análises nos produtos para saber se eles estão fora de perigo e para podermos voltar a produzir e comercializar os produtos", afirmou ele.
A investigação ainda não terminou, mas está confirmado que as crianças foram intoxicadas pelo excesso de nitrito, uma substância utilizada em grande quantidade em produtos de limpeza e que pode ter se misturado ao leite nos tanques de pasteurização. O resultado das análises deve ser divulgado em alguns dias. Por enquanto, a empresa segue impedida de comercializar produtos.
Entenda o caso
A suspeita ocorreu nesta semana após oito crianças ficarem doentes em três cidades deSanta Catarina. Elas estavam com o mesmo sintoma: apresentavam a região peitoral arroxeada.
Benjamim, de um ano e 10 meses, chegou na quinta-feira (20) desacordado ao Hospital Infantil de Florianópolis e foi internado às pressas. "Estava com as mãos roxas, vermelhas. A boca e os pés também", afirma Walter Britos, pai do menino. No mesmo dia, mais duas crianças chegaram com as mesmas características à unidade de saúde.
Segundo Roberto Souza Morais, diretor do hospital, o quadro é estranho e preocupante. "Eram crianças saudáveis previamente, e que, de súbito, apresentaram um quadro de ficarem arroxeadas perto da boca, nas extremidades, muito pálidas e com muita falta de ar. Eram casos graves realmente", diz.
Na noite de sexta-feira (21), foi confirmado o diagnóstico de metemoglobinemia - uma alteração no sangue que pode levar à morte e que, geralmente, é provocada pelo consumo de algum produto.

Para ler mais notícias do G1 Santa Catarina, clique em www.g1.globo.com/sc/santa-catarina. Siga também o G1 Santa Catarina no Twitter e por RSS.

Traficante é preso acusado de 36 homicídios na Paraíba

Um homem acusado de 36 homicídios na cidade de Mari ( Zona da Mata paraibana) foi preso na noite deste domingo (23), quando retornava de uma excursão para uma das praias do Litoral Norte da Paraíba. José Ildebrando Targino da Silva, 35 anos, conhecido como Bizoga, Mago ou Zé Pequeno, foi preso com arma e uma carteira de identidade falsa.
De acordo com o delegado Reinaldo Nóbrega, há dois meses a Polícia Civil vinha investigando uma série de homicídios em Mari e, segundo o delegado, os crimes estavam relacionados ao tráfico de drogas. Dos 38 assassinatos ocorridos em Mari desde 2011, 36 são atribuídos a José Ildebrando.
“A gente começou a investigar os homicídios em Mari e descobrimos que todos os assassinatos estavam relacionados ao tráfico de drogas. Ontem, montamos uma força tarefa e conseguimos prender o acusado”, revelou o delegado.
Segundo Reinaldo Nóbrega, a PC recebeu a informação que José Ildebrando estava retornando da praia Baía da Traição em um ônibus. Foi montada uma blitz na estrada que liga as cidades de Sapé e Mari e os policiais conseguiram prender o acusado.
“Durante abordagem ao acusado, José Ildebrando estava com um documento falso e um revólver calibre 38. Como a gente estava com uma foto do acusado, conseguimos identificá-lo e prendê-lo”, disse Nóbrega.
O policial informou que José Ildebrando liderava uma quadrilha de tráfico de drogas. Ele foi preso por força de um mandado de prisão acusado do esquartejamento de dois irmãos na cidade.
 "José Ildebrando matava as pessoas que deviam ao tráfico de drogas ou os traficantes concorrentes que queriam tomar a zona do tráfico comandada por ele", comentou o delegado.
O acusado foi encaminhado para a Delegacia de Itabaiana e será transferido para o Presídio de Sapé.

Morre em JP aos 75 anos o pai de Esteliza candidatabel

Foi enterrado na manhã desta segunda-feira (24) o pai da candidata à Prefeitura de João Pessoa Estelizabel Bezerra (PSB), Aluilson de Souza. O sepultamento aconteceu no cemitério de Cabedelo, na Região Metropolitana da capital. Aluilson morreu no domingo (23) vítima de um infarto .
O pai de Estelizabel sofreu o infarto por volta das 14h30 do domingo e chegou a ser atendido no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, acompanhado da filha, mas não resistiu e acabou morrendo. Aluilson de Souza tinha 75 anos e era funcionário público aposentado.
Em função da morte do pai, Estelizabel e o candidato a vice-prefeito de sua chapa, Efraim Filho (DEM), cancelaram a agenda de campanha.
Ainda no domingo o governador Ricardo Coutinho (PSB) divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do pai de Estelizabel Bezerra. Ele também cancelou a agenda oficial que tinha para a manhã desta segunda-feira.

Traficante é preso no Conde

Jefferson foi preso dentro de casa
Um traficante foi preso nesta sexta-feira (21), no conjunto Jardim Recreio, localizado no município de Conde, Litoral Sul paraibano. Jefferson Henrique Ferreira, 24 anos, foi pego dentro de casa.
De acordo com informações da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), a Polícia Civil vinha investigando a ação do traficante na região. Ele instalou uma boca de fumo na própria casa.
Policiais da DRE foram até a residência do acusado e conseguiram prendê-lo e apreender maconha, cocaína e munições. Segundo a PC, as drogas foram compradas em João Pessoa. Jefferson Henrique já responde a processo por porte ilegal de armas.
Segundo os delegados Állan Terruél e Ramirez São Pedro, “os agentes continuam as diligências para localizar o restante da droga e armas de fogo pertencentes ao traficante que, segundo os informes, enterra o material ilícito nas redondezas de sua casa para dificultar o trabalho da Polícia”.

 Mário Luiz (Carioca) com Correio 
 Foto: Divulgação Polícia Civil

Motociclista morre ao bater em veículo no Conde



Acidente entre carro e moto deixa uma pessoa morta no município do Conde
Uma colisão frontal envolvendo um Classic de cor prata e uma moto Bross preta terminou com uma pessoa morta.
De acordo com a polícia, os dois veículos trafegavam pela PB-018 e nas imediações da comunidade Gurugi, bateram de frente.
O homem que vinha na moto e que residia na comunidade João Paulo II, no conjunto Funcionários II, em João Pessoa, morreu no local, enquanto que o motorista do Classic não sofreu nada

PRF aponta irregularidades em veículos escolares de 20 Municípios e do Estado

O Ministério Público da Paraíba recebeu, na última segunda-feira (16), um relatório da Polícia Rodoviária Federal com informações rela...