sexta-feira, 27 de julho de 2012

4 cidades da PB vão votar em urnas biométricas


TRE-PR estipula novo prazo recadastramento de eleitores em Curitiba (Foto: Reprodução RPC TV) 
Quatro cidades da Paraíba vão utilizar urnas biométricas nas eleições municipais desse ano. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, a tecnologia vai estar presente em Cabedelo, Pedras de Fogo, Santana dos Garrotes e Pianco. Somadas, as quatro cidades têm pouco mais de 71 mil eleitores.
O número de cidades que fizeram o cadastramento biométrico para as eleições desse duplicou em relação ao pleito de 2010. Na votação passada, apenas Cabedelo e Pedra de Fogo utilizaram o sistema. Apesar desse aumento, o TRE ainda considera pequeno o número de eleitores que vão votar biometricamente. “Nós temos mais de 2.800 milhões de eleitores e essas cidades representam menos de 3%”, disse a secretária de Tecnologia da Informação do TRE, Luciana Norat.
Segundo Luciana Norat, havia um planejamento para que Campina Grande e cidades da região fossem incluídas na biometria nas eleições desse ano, mas ocorreu um problema na aquisição dos quites biométricos e em função disso os planos foram modificados. Ela explicou que o recadastramento dos eleitores de Santana dos Garrotes e Piancó foi feito entre janeiro e março.
A biometria é um sistema que tem o objetivo de evitar fraudes nas eleições. O eleitor tem a identidade confirmada a partir de um leitor de impressões digitais que é acoplado à urna eletrônica.

Uma mãe não resiste as pauladas dadas por filho e morre no trauma

Uma idosa de 84 anos foi assassinada a pauladas na noite da quinta-feira (26) no município de Pedras de Fogo, no Litoral Sul paraibano. O suspeito da violência é o próprio filho de criação da vítima. O homem de 65 anos foi detido em uma praça e encaminhado para Delegacia Distrital da cidade.
foto ilustrativa
A mulher de 84 anos ainda foi socorrida pelo Samu e encaminhada para o Hospital de Emergência e Trauma, mas não resistiu aos ferimentos. Valdete Maria do Nascimento, filha da vítima, disse que foram os vizinhos que avisaram que a mãe estava sendo espancada pelo irmão.
 O delegado Fred Magalhães disse que o suspeito não soube informar se agrediu a mãe com um pedaço de madeira ou ferro. Após a violência, o homem pulou o muro da casa e tentou fugir. Ele foi detido em uma praça da região. De acordo com o delegado, o suspeito  vai ser enquadrado na Lei Maria da Penha.
O escrivão Emanuel Sérgio de Sousa disse que o suspeito está na delegacia da cidade e ainda nesta sexta-feira (27) vai seguir para cadeia pública de Pedras de Fogo.

Homem sem identificação natural de Conde é morto a pedradas em J. Pessoa

Vítima aparenta ter entre 25 e 30 anos de idade (Crédito: Aguinaldo Mota)
Um homem aparentando ter entre 25 e 30 anos de idade foi assassinado na manhã desta quinta-feira (26), na comunidade Taipa, no bairro do Costa e Silva, em João Pessoa. A vítima ainda não foi identificada. Segundo informações da Polícia Militar, ele tinha envolvimento com o tráfico de drogas.
Segundo o capitão Doyle, do 5º Batalhão de Polícia Militar, as primeiras informações dão conta de que o homem é natural do município do Conde e estaria naquela localidade para comprar as drogas.
A Polícia Militar apreendeu próximo ao local do crime, Joelson da Silva Barbosa, que é conhecido na região como “Cinho”. Ele é ex-presidiário e cumpriu pena por duplo homicídio. Há suspeitas que ele tenha envolvimento também neste crime.
O acusado foi levado para a Delegacia de Homícidios da Capital para prestar esclarecimentos. O corpo da vítima foi encaminhado à Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), no bairro do Cristo Redentor.