quinta-feira, 14 de junho de 2012

Campanha nacional de vacinação contra a poliomielite no Conde e em todo o país.

Vacinação no Conde neste sábado procure os postos de saúde mais próximo e vacine seu filho campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. 
 A campanha inicia neste sábado (16), se estendendo até o dia 06 de julho, e será realizada em parceria com estados e municípios. A meta é imunizar, contra a paralisia infantil, 95% do total de 14.1 milhões de crianças menores de cinco anos de idade, o que representa 13,5 milhões. Neste sábado, o ministro participa, em Minas Gerais, do Dia D de mobilização nacional. Todas as crianças menores de 4 anos, 11 meses e 29 dias devem tomar as duas gotinhas, mesmo que já tenha sido vacinadas.

Durante a apresentação da campanha, o ministro Alexandre Padilha, reforçou a importância do Dia D . “Além de todos os impactos positivos e um grande poder de mobilização, a campanha da pólio contribui para a atualização do calendário de vacinação”, assegurou Padilha, destacando que os pais têm um papel decisivo neste processo. O ministro lembrou que o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, é um dos maiores programas gratuitos do mundo. Segundo ele, o PNI vem contribuindo para diminuir a mortalidade na infância no Brasil.

Em todo o país, 115 mil postos estarão funcionarão, das 9h às 17h.

O que é poliomielite e sintomas
poliovirus-fiocruzA poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos. O período de incubação da doença varia de dois a trinta dias sendo, em geral, de sete a doze dias. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas (forma subclínica) ou nenhum e estes são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias como gripe - febre e dor de garganta - ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, constipação (prisão de ventre), dor abdominal e, raramente, diarréia. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte. Em geral, a paralisia se manifesta nos membros inferiores de forma assimétrica, ou seja, ocorre apenas em um dos membros. As principais características são a perda da força muscular e dos reflexos, com manutenção da sensibilidade no membro atingido.

Homem encontrado morto a tiros em Mata da Chica

Ontem (manhã desta quarta-feira 13), o nosso plantão de noticias divulgou  uma informação de que havia um homem aparentando 30 anos encontrado morto na porta de um sítio localizado na Mata da Chica, no município de Conde, Litoral Sul paraibano.
Foto: Jorge Filho
O corpo foi encontrado numa estrada de barro em frente à Granja da Vovó, na comunidade Mata da Chica.
A polícia chegou até o corpo depois de receber uma ligação anônima de um morador da área. A suspeita é de que o desconhecido foi assassinado em outro local e corpo deixado na estrada, já que os moradores confessaram que não escutaram nenhum disparo.
Durante as primeiras investigações, a polícia descartou o crime de latrocínio (matar para roubar) uma vez vários objetos pessoais da vítima estavam ao lado do corpo.
Peritos do Instituto de Polícia Científica (IPC) constataram que os tiros acertaram as costas da vítima. No local também foram encontradas marcas indicando de que o corpo foi arrastado por vários metros.