sexta-feira, 18 de maio de 2012

Editora Positivo capacitam profissionais da educação em Conde PB


Foram cerca de 120 profissionais de educação, entre professoras, gestores e técnicos da rede municipal de ensino do Conde, município do litoral sul da Paraíba, participam durante toda esta quarta-feira (18) de um curso de capacitação dentro do Programa Sistema de Ensino Aprende Brasil. O curso é realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Conde (PMC) e a editora Positivo, com a qual a PMC mantém convênio.
A subsecretária de educação do Conde, Diana Maranhão, observou durante o curso de capacitação que a nova metodologia vai beneficiar mais de 1 mil alunos da rede municipal de ensino. “Os nossos alunos vão ter acompanhamento e assessoramento pedagógico virtual e os professores terão capacitação presencial com a colaboração da equipe do Programa”.
Ana Paloma Maia, coordenadora pedagógica do município, disse que o curso é importante porque facilita o processo pedagógico por meio da utilização de novos equipamentos, aliando os livros didáticos a um serviço de portal da internet que já está em funcionamento. Ela informou que o serviço online funciona por meio do portal www.aprendeconde.com.br . “Esse programa moderniza o nosso trabalho e dinamiza os processos didáticos que trazem novas plataformas para os nossos alunos”, completou Paloma Maia.
Durante a capacitação dos profissionais da educação do município, desenvolvida por Maria de Glória Galss, assessora pedagógica da editora Positivo, foi feita a apresentação metodológica do Sistema Aprende Brasil. Ela mostrou que as metodologias utilizam-se de recursos audiovisuais, com ilustrações, desenhos, músicas. “Nesse curso os professores têm a oportunidade de utilizar e refletir sobre o material didático; podem questionar e tirar dúvidas sobre o conteúdo didático na ação de aprendizagem infantil”, completou Maria da Glória.

Programação do São João de Capina Grande de 2012

Elba Ramalho, Garota Safada, Santanna e Calypso são alguns dos destaques (Foto: Divulgação)

Serão 31 dias de festa no Parque do Povo, de 1º de junho a 1º de julho.
Garota Safada, Dominguinhos, Elba e Zé Ramalho são algumas atrações.

A Prefeitura de Campina Grande divulgou na manhã desta sexta-feira (18) a programação completa do Maior São João do Mundo. A edição 2012 terá 31 dias de shows no Parque do Povo, localizado no Centro da cidade, de 1º de junho a 1º de julho. Entre as principais atrações estão os cantores Dominguinhos, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Alcymar Monteiro e as bandas Garota Safada e Magníficos.
Dominguinhos e a filha Liv Moraes cantam juntos no primeiro domingo (Foto: Divulgação/Poullainn Neuve)
Dominguinhos e a filha Liv Moraes cantam juntos no
primeiro domingo
Conforme já anunciado, o evento será aberto pelo cantor e compositor Flávio José, do grupo Os Três do Nordeste e dos cantores Capilé e Jairo Madruga. O segundo dia terá o Forró Fest, maior festival de música nordestina do país realizado pela Rede Paraíba de Comunicação. Além dos compositores que estão na competição apresentando suas músicas inéditas, tocam as bandas Forró Três Desejos e Cavalo de Pau.

Conforme a programação, o primeiro domingo depois da abertura terá shows de Garota Safada, Dominguinhos e sua filha, Liv Moraes. No dia 19 de junho, quem sobe ao palco é a banda Calypso. A véspera de São João (23 de junho), uma das datas mais esperadas, será comemorada com as apresentações de Elba Ramalho, Tony Dumond e Geraldinho Lins. Já o dia de São João (24) terá Léo Magalhães e Oswaldinho, que fará uma homenagem a Luiz Gonzaga.
A véspera do dia de São Pedro (28) terá os espetáculos de Alcymar Monteiro, Magníficos e Assisão. O cantor e compositor Zé Ramalho, que também é presença tradicional no evento, toca no dia 27. O encerramento será feito por Santanna, Amazan e Bonde do Brasil.
O lançamento das novidades aconteceu na Vila do Artesão, e foi animado por trio de forró pé de serra e quadrilhas juninas. Entre as novidades da festa neste ano estão a homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga e a revitalização do Parque do Povo.
Atrações que completam a festaAlém da festa no Parque do Povo, os distritos de Galante e de São José da Mata também vão receber eventos, com apresentações de grupos folclóricos e de quadrilhas juninas. Uma das atrações mais procuradas é o Expresso Forrozeiro, também conhecido como Trem do Forró, que segue viagem de Galante até a Estação Velha, em Campina Grande. Em cada vagão, os participantes dançam ao som do tradicional forró pé de serra e conhecem a paisagem rural da região.
Outras atrações já tradicionais todos os anos que terão continuidade nesta edição do Maior São João do Mundo são o casamento coletivo, os shows pirotécnicos, a exposição de obras da literatura de cordel e a presença de bares e restaurantes com pratos representativos da culinária regional. O projeto Cantoria de Viola no São João levará ao arraial apresentações de repentistas.

Confirmado DNA identifica mulheres vítimas dos canibais

Exames de DNA foram divulgados pelo IC nesta sexta-feira (19).

Os exames de DNA confirmaram que os dois corpos encontrados enterrados na casa do trio suspeito de canibalismo, em Garanhuns, no Agreste, são realmente das duas mulheres que estavam desaparecidas na cidade: Alexandra da Silva Falcão e Giselly Helena da Silva. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (18), pelo Instituto de Criminalística (IC) de Pernambuco. Os exames dos restos de uma terceira possível vítima do trio, encontrados em Olinda, ainda não foram finalizados. Entretanto, de acordo a perita Sandra Santos, o IC já conseguiu identificar que os ossos são femininos.

O IC realizou os exames em pedaços de ossos da perna das duas mulheres. “A gente recebeu fragmentos de fêmur das duas vítimas, de onde o DNA foi extraído. Comparamos os exames de Alexandra com o do filho dela, e de Giselly comparamos com o da mãe. Concluímos os exames na quarta [16], mas esperamos a finalização do processo para divulgar”, informou a perita Sandra Santos. De acordo com o Instituto de Medicina Legal (IML), na época quando os corpos foram liberados, os parentes das duas mulheres já haviam as reconhecido.

Os resultados devem ser encaminhados ainda nesta sexta ao Delegado Wesley Fernandes, de Garanhuns, titular do caso e que concluiu o inquérito na cidade, de acordo com o IC. Segundo informações da Polícia Civil, os exames devem seguir para autos do processo.

O trabalho do instituto deve continuar para tentar identificar a terceira possível vítima do trio: uma adolescente desaparecida em Olinda desde 2008. “A gente está trabalhando no caso já há duas semanas ou mais nesses ossos. Os ossos são de qualidade muito ruim, diferente dos outros, porque estão enterrados desde 2008, então o calor danifica. Os ossos encontrados são curtos e, por isso, têm pouco DNA. Vamos continuar trabalhando e acho que chegaremos a alguma conclusão”, revelou Sandra Santos.
A possível vítima teria sido assassinada pelo trio em 2008, antes deles irem para Garanhuns. A filha dela, de cinco anos, teria sido levada pelos suspeitos e criada com eles. Na quarta-feira (16), foram divulgados os exames da DNA da menina, que comprovaram o parentesco. A informação foi confirmada pela juíza Maria Betânia Duarte Rolim, que está respondendo cumulativamente pela Vara Regional da Infância e Juventude de Garanhuns. O avô da criança disse ao G1, na quinta (17), que vai lutar pela guarda da neta. Uma tia também estaria interessada.

Advogado da família de Grazilly pede indenização 20mil salarios minimos

Família pede R$ 12 milhões por morte de menina em Bertioga

Grazielly, de 3 anos, morreu após ser atropelada por moto aquática (Foto: Arquivo Pessoal / Zildomar Lames) O advogado contratado pela família de Grazielly Almeida Lames, José Beraldo, protocola nesta sexta-feira (18) o pedido de indenização por danos morais no valor de 20 mil salários mínimos, equivalente a R$ 12,4 milhões, pela morte da criança. Ela foi atropelada por uma moto aquática ligada por um adolescente, de 13 anos, quando brincava na orla da praia de Guaratuba, Bertioga, no litoral de São Paulo, em 18 de fevereiro.

Os pais da criança moram em Artur Nogueira(SP), onde será protocolada a ação, segundo o advogado. Para Beraldo, a compensação financeira deverá ser paga pelo padrinho do adolescente e proprietário da moto aquática, José Augusto Cardoso Filho, pelo mecânico Thiago Veloso Lins, proprietário da marina e mecânica “Jet Sky Riviera”, e seu empregado Ailton Bispo de Oliveira, além dos pais do jovem.
No dia 19 de abril, a 1ª Vara do Foro Distrital de Bertioga aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público contra o padrinho do adolescente, dono da moto aquática; o dono da marina onde ficava guardado o veículo; e o mecânico por homicídio culposo - quando não há intenção de matar.
O advogado também informou que filmagens e fotos da simulação do acidente, feitas por um perito contratado pela família, também serão juntadas ao processo criminal.

No Conde casal reagi a assalto e são baleados


O que mais se propaga na sociedade é a frase "Nunca reaja a assalto", mas não foi seguido por um casal no município do Conde, Litoral Sul da Paraíba. E na noite desta quarta-feira (16), por volta das 18h30 foi baleado.
Reginaldo Batista dos Anjos, 23 e Maria Batista dos Anjos, 20 anos, estavam em uma das principais avenidas do município e foram surpreendidos por um homem armado e a pé que anunciou o assalto.
O casal reagiu acreditando que estava em vantagem, só porque estava motorizado. Mas o acusado não se intimidou e atirou neles. Os tiros atingiram o braço de Reginaldo e o tórax de Maria.
Eles foram socorridos em estado regular para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena na Capital.