sábado, 17 de março de 2012

Alerta na Paraíba esta confirmada o 1º caso de Gripe A e mais 100 pessoas estão com suspeitas da doença

Saúde em alerta: secretaria confirma 1º caso de Gripe A na PB; 100 pessoas estão com suspeitas da doença

A Paraíba tem seu primeiro caso do ano de gripe A confirmado, este ano. O paraibano infectado pelo vírus influenza A-H1N1 de linhagem suína é um homem de 52 anos, que mora em Guarabira. A confirmação foi dada nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, onde foi realizado o exame com amostra de secreção do paciente.
Por causa do registro, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) reforçou o alerta e enviou medicação suficiente para o tratamento de aproximadamente 100 pessoas na cidade.
“Não há motivo para pânico, mas isso mostra que o vírus está circulando, então temos que reforçar o alerta para que as pessoas tenham mais cuidado e tomem as medidas básicas de prevenção”, afirmou a gerente de vigilância à saúde da SES, Júlia Vaz. Ela informou que Guarabira já reforçou o trabalho preventivo e que o paciente teve alta e passa bem.
De acordo com a SES, o paciente com suspeita foi atendido no último dia 8, no Complexo Hospitalar Clementino Fraga e que ele não era vacinado contra a Influenza. Segundo nota divulgada pela secretaria, “de imediato foi realizado coleta de amostra de secreção e enviado ao Instituto Evandro Chagas no Pará para confirmação ou descarte do caso”. A secretaria informou que também investigou e acompanhou as pessoas que tiveram contato com o paciente infectado.       
Com a primeira confirmação da doença, a SES considera necessária a intensificação de ações de prevenção, vigilância e monitoramento das doenças respiratórias agudas. A secretaria recomendou que os profissionais de saúde iniciem o tratamento o mais rápido possível diante dos casos e prescrevam o medicação Tamiflu.
“O Estado já emitiu nota técnica para os serviços de saúde para reforçar a vigilância e disponibilizamos mais Tamiflu para Guarabira para se tiver outros sintomados. Isso é importante porque a pessoa tem que ser medicada o mais rápido possível”, afirmou Júlia Vaz.
Ela explicou que a campanha de vacinação, programada para iniciar no dia 5 de maio, não será antecipada e que o antiviral é indicado tanto para a gripe comum como para o H1N1. No início do ano, um caso suspeito de Gripe A foi investigado no Sertão do Estado, mas foi descartado. De acordo com dados da gestão anterior da SES, a Paraíba teve outros 28 casos confirmados com quatro óbitos. Das mortes, três foram em 2010 e uma no ano passado.
Recomendações:
 Lavar as mãos com água e sabão, especialmente antes das refeições, após tossir ou espirrar.
 Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável.
 Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
 Não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca.

Jogador sofre mal súbito em campo e corre risco de morte

O jogador congolês Fabrice Muamba, do Bolton, caiu desacordado no gramado durante a partida contra o Tottenham, válida pelas quartas de final da Copa da Inglaterra. Formado nas categorias de base do Arsenal, o jogador de 23 anos tem quadro estável, mas ainda corre risco de morte.
jogador passa mal
De acordo com o jornal inglês Daily Mirror, o hospital onde Muamba está internado informou na tarde deste sábado que a situação é estável.
A partida estava empatada em 1 a 1 e foi suspensa aos 41 minutos do primeiro tempo pelo árbitro Howard Webb. O jogador caiu no gramado, de bruços e tremendo bastante. Atendido pelos médicos ainda no campo, o jogador recebeu massagem cardica e deixou o campo sem respirar. Por meio do Twitter, o clube informou que o atleta foi encaminhado ao hospital após sofrer o colapso.
"O jogador apenas caiu, ninguém estava perto dele. Imediatamente, os outros jogadores sabia que havia algo seriamente errado", disse David Pleat, ex-dirigente do clube e hoje comentarista.
Segundo a transmissão do Esporte Interativo, a decisão de cancelar a partida aconteceu em uma reunião dos próprios jogadores com o árbitro. Os jogadores pareciam não acreditar no ocorrido e segundo a imprensa inglesa alguns já choravam nos vestiários.
Muamba, 23 anos, nasceu em Kinshasa, no Zaire, mas tem cidadania inglesa. Atuou pelo Birmingham em entre 2006 e 2008, quando reforçou o Bolton. Em seu clube atual, o jogador já realizou 130 partidas e marcou três gols.

PM de JP consegue selo de qualidade que certifica regularidade fiscal

Certificado permite o cumprimento de acordos, contratos ou convênios com órgãos ligados ou não à União

   
O Instituto de Previdência do Município de João Pessoa (IPM) alcançou nesta semana a regularidade fiscal de suas receitas, conseguindo assim renovar o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) pela trigésima vez, desde 2001. Com validade de 180 dias (seis meses), o CRP é uma espécie de selo de qualidade concedido pela Secretaria de Políticas de Previdência Social (SPS) do Ministério da Previdência Social que só é gerado quando as autarquias ou fundos de previdência que cuidam das pensões e aposentadorias dos seus segurados cumprem uma lista de 34 itens fiscais, estabelecidos na Lei nº 9.717, de 27 de novembro de 1998.
Dentro destes itens, determinados gradativamente entre os anos de 2003 e 2010, estão aspectos como o acesso às informações do regime financeiro e a transparência no manuseio de recursos enviados aos institutos de previdência brasileiros em estados, municípios ou no Distrito Federal. O CRP integra outra lista, de outras 13 atribuições fiscais, que os municípios têm de manter regulares para que continuem a receber transferências voluntárias de recursos do Governo Federal.
Além de recursos, este certificado permite o cumprimento de acordos, contratos ou convênios com órgãos ligados ou não à União, ou de empréstimos e financiamentos com instituições federais.
É o vigésimo terceiro certificado consecutivo que o IPM alcança desde 2005, mas é a primeira vez que ele foi renovado antes do prazo de validade do CRP atual, que vigora até hoje, (16). Para Cristiano Henrique Souto, superintendente do IPM, a emissão deste novo certificado só foi possível graças ao trabalho em conjunto da equipe jurídica e administrativa da autarquia e das recentes gestões do instituto. “É importante salientar que este novo CRP traz à João Pessoa não só a saúde fiscal de sua previdência como mantém a cidade apta a receber recursos federais que beneficiam outra necessidades e a população em geral”, pontuou.

27 pessoas morrem nos atentados na capital da Síria

Pelo menos 27 pessoas morreram, em sua maioria civis, e 97 ficaram feridas em dois atentados em Damasco na manhã deste sábado (17), anunciou o ministro da Saúde da Síria, Wael al-Halaqi.

Os ataques tiveram como alvos prédios dos serviços de segurança, segundo a televisão estatal síria: a sede da polícia criminal e um centro de informação da Força Aérea.

Um militante do comitê de coordenação da revolução de Damasco, Abu Muhanad al Mazzi, declarou à AFP que a primeira explosão aconteceu às 7h30 (2h30 de Brasília). A segunda, mais forte, aconteceu poucos minutos depois.

Uma das explosões aconteceu entre a avenida Bagdá e o bairro Al-Qasaa, enquanto a segunda foi registrada no bairro de Duar al-Khamarik.

De acordo com a imprensa oficial, carros-bomba foram usados nos ataques.


O opositor OSDH (Observatório Sírio de Direitos Humanos) informou em um comunicado que vários membros das forças de segurança morreram e outros ficaram feridos nas explosões.

Prefeita de Conde discute medidas para ampliar a segurança no município

  A prefeita de Conde Márcia Lucena reuniu-se na manhã desta terça-feira (5) com autoridades policiais do Estado para discutir a amp...