Últimas notícias

Luciano e Cicero no 2ºturno em João Pessoa

Luciano Cartaxo e Cícero Lucena vão disputar o segundo turno (Foto: Montagem/G1)
De acordo com a Justiça Eleitoral, Cartaxo recebeu 142.158 votos, o que equivale a 38,32% dos votos válidos. Já Cícero Lucena obteve 75.170, correspondente a 20,27% dos votos válidos.
 Candidatos do PT e do PSDB vão se enfrentar no dia 28 de outubro.Luciano Cartaxo teve 38,32% dos votos, e Cícero Lucena, 20,27%.
Eu sabia que João Pessoa não iria nos decepcionar. Mostramos como é que se faz política de verdade e o povo foi certeiro em mostrar qual tipo de prática eles aprovam”,. Disse Luciano. A comemoração do candidato acontece no Largo da Gameleira. O local foi definido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).
Já Lucena disse estar pronto para o segundo turno. "Não vamos debater ideias, vamos apresentar compromissos para a cidade de João Pessoa” disse o candidato.
Arte eleições João Pessoa (Foto: Editoria de Arte/G1)Campanhas
Mais votado neste domingo (7), Luciano Cartaxo não aparecia entre os favoritos no início da campanha eleitoral. Na primeira pesquisa Ibope, divulgada em agosto, ele aparecia na terceira posição. No entanto, um mês depois ele subiu 15 pontos.
Atualmente deputado estadual e já tendo ocupado o cargo de vice-governador da Paraíba, Cartaxo montou uma aliança incomum com o PPS, adversário ferrenho do PT, que indicou Nonato Bandeira como vice na chapa. O petista também ganhou o apoio do prefeito Luciano Agra (sem partido), depois que ele pediu desfiliação do PSB.

A relação com Agra acabou sendo responsável pela maior polêmica da campanha de Cartaxo, o candidato foi acionado judicialmente pelos principais adversários sob a acusação de ter coagido funcionários públicos junto com o prefeito após a divulgação de um vídeo na internet, em que os dois aparecem reunidos com agentes de saúde.

Primeiro-secretário do Senado Federal, Cícero Lucena já administrou João Pessoa por dois mandatos e após oito anos tenta voltar ao cargo de prefeito. Desde o início da campanha eleitoral, o candidato tucano era considerado um dos favoritos para conquistar a prefeitura da capital paraibana, tanto que sempre figurou entre os líderes das pesquisas de intenção de voto.

Cícero pautou grande parte da sua campanha na comparação entre o que foi feito durante sua gestão e as ações da atual administração e algumas vezes estadualizou o seu discurso fazendo críticas ao governador, e seu sucessor na prefeitura, Ricardo Coutinho (PSB). A escolha de Ítalo Kumamoto (PSC) como candidato a vice-prefeito criou um problema para Cícero, pois a direção estadual do PSC questionou a legalidade da aliança feita pela diretório municipal e brigou na Justiça Eleitoral para unir o partido a Luciano Cartaxo. Cícero acabou saindo vitorioso da disputa no TRE.

Veja o resultado dos votos válidos (excluindo brancos e nulos):
Luciano Cartaxo (PT): 142.158 (38,32%)
Cícero Lucena (PSDB): 75.170 (20,27%)
Estelizabel Bezerra (PSB): 74.498 (20,08%)
José Maranhão (PMDB): 69.978 (18,87%)
Renan Palmeira (PSOL): 5.830 (1,57%)
Antônio Radical (PSTU): 2.102 (0,57%)
Lourdes Sarmento
(PCO):1.192 (0,32%)

Brancos: 18.103 (4,48%)
Nulos: 16.900 (4,18%)
Abstenção: 72.092 (15,14%)

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!