Últimas notícias

8.500 PMs já estão escalados p/ manter a ordem nas cidades da PB Operação Voto Seguro

O efetivo de 8.500 homens da Polícia Militar da Paraíba para trabalhar na ‘Operação Voto Seguro’, realizando o policiamento ostensivo nas eleições do próximo domingo.  Nesta terça-feira, 10% do militares já embarcou para três cidades do interior : Sousa, Pombal e Marizópolis.
Nesta quarta-feira (3), mais 80% do efetivo será deslocado, de modo que na quinta-feira (4) todos os policiais militares já estarão distribuídos para reforçar o policiamento em toda a Paraíba. Em cada um dos 1.733 locais de votação que receberão as urnas eletrônicas, pelos menos dois policiais militares farão a guarda.
Toda a distribuição do efetivo para as 223 cidades do Estado foi feita levando em conta a realidade constatada em cada região, por meio do sistema de planejamento operacional da PM. Nesse sentido, 20 regiões consideradas mais críticas estão recebendo atenção ‘especial’ da corporação e reforço policial de forma antecipada.
Mais de mil viaturas (entre carros e motos) foram disponibilizadas para dar suporte ao trabalho dos policiais militares durante o pleito. “Recebemos esse projeto com muita alegria e percebemos o empenho de todos os órgãos de segurança, especialmente a Polícia Militar, que designou quase todo o efetivo para coroar essa festa da democracia com bastante segurança”, avaliou o secretário Executivo da Segurança Pública, Jean Nunes.
A Operação ‘Voto Seguro’ foi lançada pela Polícia Militar hoje em solenidade realizada no Centro de Ensino da PMPB, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Na ocasião foi apresentado ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Marcos Cavalcanti, o planejamento operacional da corporação para a operação.
Funcionamento do sistema – Além do monitoramento das ocorrências em tempo real, o sistema desenvolvido pela Polícia Militar proporciona todo o suporte necessário para o bom funcionamento do policiamento durante as eleições. O sistema está abastecido com informações dos 223 municípios, com dados que vão desde a quantidade de eleitores e candidatos até os serviços sociais oferecidos em cada região (hospitais, delegacias) e as autoridades presentes na localidade (promotores, juízes, delegados).No dia do pleito, em 7 de outubro, o sistema ficará acessível a todas as forças envolvidas na segurança do processo (Polícias Civil, Federal, Rodoviária Federal, Exército e Bombeiros), por meio das três centrais de comando instaladas nas cidades polos (João Pessoa, Patos e Campina Grande). As sedes regionais concentrarão as ocorrências das suas respectivas microrregiões e terão a presença de um representante de cada força, além do juiz e do promotor eleitoral.
Polícia Civil
As cidades do interior paraibano receberão um reforço no contingente da Policia Civil durante as Eleições 2012. No domingo (7) um total de 1.300 agentes, escrivães e delegados  estarão de plantão durante o primeiro turno do pleito na Paraíba.  Os policiais de apoio foram organizados em 45 equipes com um delegado, um escrivão e dois agentes, que estarão distribuídos nas dez regionais de Polícia Civil (PC). Esses profissionais irão apoiar as equipes locais, garantindo a tranquilidade dos eleitores e inibindo os crimes eleitorais. 
O registro dos crimes eleitorais é de responsabilidade da Polícia Federal (PF) em João Pessoa, Campina Grande e Patos onde a instituição tem sede e fica a cargo da PC nas demais cidades paraibanas. “Contudo, por meio de um acordo, ficou decidido que o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) dos crimes de menor potencial ofensivo, a exemplo da ‘boca de urna’, serão lavrados pela Polícia Civil na Capital”, conta Gualberto.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!