Últimas notícias

19 crianças intoxicadas com o leite contaminado de marca Holandês

Intoxicação foi por nitrito, substância utilizada em produtos de limpeza

A 19º criança com sintomas de contaminação por leite é uma menina de três anos. Ela chegou ao hospital, em Florianópolis, na noite de domingo (23), passou a madrugada em observação e deve receber alta nesta segunda (24).
Marca de leite é investigada por intoxicação alimentar em Santa Catarina (Foto: reprodução Globo News) Outros 18 casos foram confirmados pelo governo desde quinta-feira (20): seis em Navegantes, cinco em Florianópolis, dois em Penha e um em Joinville, Balneário Camboriú, Itapema e Piçarras. Apenas um dos pacientes não teve a cidade onde mora confirmada. Os municípios ficam entre a Grande Florianópolis e o Norte do estado, regiões onde os lotes 0687 e 0689 da marca de leite 'Holandês' foram distribuídos.
Para quem consumiu o produto ou ainda tem em casa, a Vigilância Epidemiológica orienta que fiquem em alerta, observando a reação e, diante de qualquer sintoma, procurem o centro de informações toxicológicas do estado ou a unidade de saúde mais próxima.
O estado montou uma força tarefa, com funcionários da Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e interditou provisoriamente a fábrica Papenborg Laticinios Ltda, com sede em Biguaçu. Todos os os produtos da marca 'Holandês' foram retirados no mercado.
Conforme Luiz Carlos Custódio, responsável técnico da marca, a empresa também está fazendo um mutirão para recolher os produtos. "Desde semana passada, por medida de segurança, nos unimos aos técnicos do governo para retirar esses produtos do mercado. Na verdade, o problema já foi resolvido. Estamos apenas fazendo exames e análises nos produtos para saber se eles estão fora de perigo e para podermos voltar a produzir e comercializar os produtos", afirmou ele.
A investigação ainda não terminou, mas está confirmado que as crianças foram intoxicadas pelo excesso de nitrito, uma substância utilizada em grande quantidade em produtos de limpeza e que pode ter se misturado ao leite nos tanques de pasteurização. O resultado das análises deve ser divulgado em alguns dias. Por enquanto, a empresa segue impedida de comercializar produtos.
Entenda o caso
A suspeita ocorreu nesta semana após oito crianças ficarem doentes em três cidades deSanta Catarina. Elas estavam com o mesmo sintoma: apresentavam a região peitoral arroxeada.
Benjamim, de um ano e 10 meses, chegou na quinta-feira (20) desacordado ao Hospital Infantil de Florianópolis e foi internado às pressas. "Estava com as mãos roxas, vermelhas. A boca e os pés também", afirma Walter Britos, pai do menino. No mesmo dia, mais duas crianças chegaram com as mesmas características à unidade de saúde.
Segundo Roberto Souza Morais, diretor do hospital, o quadro é estranho e preocupante. "Eram crianças saudáveis previamente, e que, de súbito, apresentaram um quadro de ficarem arroxeadas perto da boca, nas extremidades, muito pálidas e com muita falta de ar. Eram casos graves realmente", diz.
Na noite de sexta-feira (21), foi confirmado o diagnóstico de metemoglobinemia - uma alteração no sangue que pode levar à morte e que, geralmente, é provocada pelo consumo de algum produto.

Para ler mais notícias do G1 Santa Catarina, clique em www.g1.globo.com/sc/santa-catarina. Siga também o G1 Santa Catarina no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!