Últimas notícias

Mituaçú agora tem centro de inclusão digital


Parceria entre Prefeitura e Ministérios permite instalação de Casa Digital no Conde
“Achei maravilhoso!”. A afirmativa é da jovem Michele Nascimento, 22 anos, que vive na comunidade quilombola Mituaçú, no município do Conde (PB), diante da realidade que passou a viver a partir deste sábado (23) quando foi inaugurada a Casa Digital e a rádio comunitária do lugar. Os dois equipamentos sociais foram entregues à comunidade graças a uma parceria que envolve a Prefeitura Municipal de Conde, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Ministério das Comunicações e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).
A comunidade quilombola, onde vivem Michele Nascimento e mais 300 famílias, participa de um projeto interministerial de inclusão digital chamado Territórios Digitais. A Casa Digital foi construída pela Prefeitura Municipal, encarregada de toda a infraestrutura como o prédio, ar condicionado e parte elétrica. O governo federal instalou no lugar um projetor multimídia (data show), um roteador wireles, um ponto de internet de alta velocidade em banda larga, 10 computadores, uma impressora, cadeiras, mesa e armário.
Tudo é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do MDA. A coordenadora do projeto Territórios Digitais, Rossana Moura, e o diretor de Infraestrutura do Ministério das Comunicações, Heliomar Medeiros de Lima, vieram entregar os equipamentos e conhecer de perto a comunidade Mituaçu. Ao lado do prefeito do Conde, Aluísio Régis, os dois inauguraram a Casa Digital e participaram de uma celebração que contou com a presença do grupo Caiana dos Criolos, comunidade quilombola de Alagoa Grande, cujas mulheres vieram ao Conde para conhecer a experiência e fazer uma apresentação de ciranda e coco-de-roda.
“A participação da comunidade é muito importante e a Casa Digital só tem futuro se os moradores e moradoras de Mituaçú participaram e se envolverem”, argumentou Rossana Moura na entrega dos equipamentos, que contou também com a presença de Jeferson Palmeira, assistente técnico do escritório do MDA na Paraíba. Ele informou que no município do Conde tem mais três casas Digitais, uma na comunidade Dona Antônia e outra em Quaxitu.
Durante a entrega da Casa Digital a vice-presidente da Associação Comunitária de Mituaçú, Geilsa Roberto, lembrou que a comunidade agora vai se preparar para uma série de cursos que vai lhes capacitar para o bom uso dos equipamentos. “A nossa inclusão digital está apenas começando e vamos fazer muito mais”, concluiu. O prefeito do Conde, por sua vez, adiantou que as comunidades contam com todo o emprenho da administração para desenvolver a infraestrutura necessária das Casas Digitais. “Esse projeto tem nossa atenção porque nos coloca dentro de uma ideia que sempre tive de consolidar o Conde como uma cidade global. Aqui temos um turismo forte e agora

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!