Últimas notícias

Rio tem chuvas fortes e desastres 5 mortos. 1 desaparecido, 15 feridos e 414 desabrigados

Sistema de alerta evitou desastre maior, diz secretário de Defesa Civil

Chuva mata 5 e deixa 400 desabrigados em Teresópolis, no Rio.
Governo federal enviou 600 cestas básicas para ajudar desabrigados.

Lucia, no centro da foto, contabiliza o prejuízo com a destruição causada pela chuva (Foto: Tássia Thum/G1) O secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, afirmou neste sábado (7) que o sistema de alerta evitou um "desastre maior" na região serrana do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (6). Fortes chuvas provocaram 20 deslizamentos de terra no município de Teresópolis. De acordo com a prefeitura, cinco pessoas morreram e já foram identificadas pelo Instituto Médico  Legal (IML) e uma pessoa está desaparecida, no bairro Ermitage. Outras 15 ficaram feridas e o número oficial de desalojados e desabrigados, até 11h deste sábado, era de 414.
"A gente lamenta o número de óbitos, mas as primeiras informações da meteorologia não davam conta de alerta alto e sim moderado. O alarme funcionou e pessoas foram retiradas das áreas de risco. O tempo foi curto, mas as sirenes foram acionadas e evitamos um desastre maior, como o que ocorreu em Friburgo no ano passado", afirmou o secretário.
Moradores ouvidos pelo G1 afirmaram que a sirene demorou para tocar e que o alerta só teria sido dado depois que casas já estavam destruídas pela força da água. A Defesa Civil Estadual - que monitora permanentemente as sirenes - não tem registro de falha.
De acordo com Viana, a meta do governo é evitar mortes causadas pelas chuvas e, para tanto, foram estão sendo comprados 2,4 mil novos pluviômetros que serão distribuídos nas áreas de risco. Esse aparelho permite monitorar a formação das tempestades.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!