Últimas notícias

Aniversário de Mangabeira JP Paraíba

Mangabeira, o bairro mais populoso de João Pessoa, completou 29 anos

Avenida Josefa Taveira, uma das principais do bairro de Mangabeira, Paraíba (Foto: Inaê Teles/G1)
Com cerca de 76 mil habitantes o Conjunto Habitacional Tarcísio de Miranda Burity, conhecido popularmente como bairro de Mangabeira, é o mais populoso da Paraíba e nesta segunda-feira (23) completa 29 anos. Caso fosse uma cidade, o bairro de Mangabeira seria a 6ª em número de habitantes e perderia apenas para João Pessoa (723.515 habitantes), Campina Grande (385.213), Santa Rita (120.310), Patos (100.674) e Bayeux (99.716).
Pelos dados do Censo 2010 do IBGE, 94,40% da população do bairro é alfabetizada e deixa Mangabeira em 26ª posição no ranking de escolaridade. A renda per capita é de R$ 846,84, a 36ª maior renda de João Pessoa.
Bairro de Mangabeira completa 29 anos em João Pessoa, Paraíba (Foto: Inaê Teles/G1) A maior parte da população, 10,31%, é composta por pessoas com idades que variam entre 25 e 29 anos, o que corresponde a 7.835 habitantes. A menor parte, 0,01%, é composta por  6 pessoas que estão com 100 anos ou mais. As mulheres são maioria no bairro e somam 40.144 moradores. Os homens somam 35.844 habitantes.
Mangabeira fica na Zonal Sul de João Pessoa e conta com 1.893 domicílios. Sendo que mais da metade deles, 87,17%, são casas. O bairro é subdividido em oito partes que vão de Mangabeira I até VIII. O início do bairro, que tem uma área de 1.069 hectares, é no colégio CAIC Damásio Franca e termina na metade da ladeira conhecida como Valentina/Mangabeira. Segue ainda a leste do sítio Laranjeiras e termina na área do Centro de Convenções.
Mercado Público de Mangabeira em João Pessoa, Paraíba (Foto: Inaê Teles / G1) De acordo com o IBGE, o bairro abriga o 2º maior mercado público de João Pessoa, perde apenas para o Mercado Central, e a 2ª maior avenida da cidade, a Josefa Taveira, que abriga um grande número de estabelecimentos comerciais.
Avenida Josefa Taveira, uma das principais do bairro de Mangabeira, movimenta o comérico de João Pessoa
As sedes da Academia da Polícia Militar e Civil, Detran, Inmetro, Unidade Prisional de Segurança Média e Máxima e Casa da Cidadania são encontradas no bairro. Agências bancárias, clínicas particulares e restaurantes também são encontradas nas principais ruas e avenidas de Mangabeira.
O presidente da associação de moradores de Mangabeira, Wallace Gonçalves de Albuquerque, aponta diversos pontos positivos do bairro. "Mangabeira tem 90% do bairro saneado e tem uma infraestrutura invejável", disse.
Em relação a saúde, o presidente da associação disse que o bairro tem hospitais de referência, como o Ortotrauma, mas necessita de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com atendimento 24 horas. "O hospital é muito bom, mas a demanda é muito grande. Com uma UPA vai melhorar muito", disse Wallace Gonçalves de Albuquerque.
A iluminação pública também é uma questão, que segundo o presidente da associação, os moradores apontam como um item que precisa melhorar. "Tem quase 30 anos que a gente precisa de um reparo na rede de iluminação pública do bairro. As luminárias da avenida principal e das ruas secudárias precisam ser trocadas", disse Wallace Gonçalves. A insegurança também preocupa os moradores, mas não é uma questão isolada do bairro. Segundo ele, a insegurança é um problema que atinge os moradores de todo Brasil.
Entre os projetos futuros para o bairro está a construção de um shopping. "Mangabeira está crescendo e tem muito ainda para crescer", disse Raimundo Nonato, aposentado que vive há 29 anos em Mangabeira.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!