Últimas notícias

Conde e outros 5 municipios se reúnem para criação de uma nova secretária a de Cultura


Gestores de seis municípios debatem SNC no Conde
A criação de secretarias municipais de Cultura no litoral sul e o Sistema Nacional de Cultura foram os principais temas de debate realizado neste sábado (3) durante a reunião de Gestores de Cultural no Litoral Sul, realizado na cidade de Conde, na Paraíba. A reunião contou com a presença de representantes de gestores das cidades de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Conde, Alhandra e Pitimbu.
Durante o Encontro de Gestores de Cultura do Litoral Sul, Célio Leonel, diretor do Núcleo de Cultura de Conde, informou que o município deve criar nas próximas semanas a Secretaria de Cultura e todos os demais instrumentos para o fortalecimento dos mecanismos de cultura, como o Conselho Municipal de Cultura e Fundo Municipal de Cultura. “A nossa Lei que cria a Secretaria estará sendo encaminhada já na próxima semana para a Câmara Municipal e vamos avançar nesse processo de forma integrada e planejada”.
O Encontro de Gestores teve a participação de George Edson, representante do escritório regional Nordeste do Ministério da Cultura (Minc). Ele apresentou o Sistema Nacional de Cultura (SNC). Ele lembrou que para a consolidação do processo de criação dos instrumentos de cultura, como o SNC, o Sistema Municipal de Cultura e os Fundos municipais de cultura vai ser preciso todo um processo de integração e capacitação dos gestores municipais. “Não vai ser possível que o Estado, o Município e a União trabalhem sozinhos; tudo pressupõe integração”.
O representante do Ministério de Cultura debateu as políticas de cultura, recursos financeiros e até mesmo a necessidade dos gestores e produtores de cultura saberem lidar com os processos formais e burocráticos para poderem disputar projetos de financiamentos e recursos. “Os recursos que vão vir de Fundo a Fundo serão para pagar as atividades fins da cultura. Não é para pagar servidores e técnicos ligados à cultura. São recursos, que chegarão aos municípios a partir de uma capacitação e organização local, para investir na produção de cultura”, completou o representante do Minc.
Fórum Metropolitano
O Encontro de Gestores de Cultura do Litoral Sul, que contou com a presença da gerente de cultura popular da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Mariah Marques, foi promovido pela Secult e pelo Núcleo de Cultura do Conde. De acordo com Maria dos Anjos Mendes Gomes (Doci), gerente de articulação estadual da Secult, foi um encontro muito produtivo. “A gente conseguiu trazer seis municípios, compartilhamos saberes e fazeres, conhecimentos e intercambio de informações. Foi um grande um passo no sentido de criação do Fórum Metropolitano de Gestores de Cultura”. A próxima reunião dos Gestores será dia 30 de março,às 9h, no Centro Turístico do município de Pitimbu, tendo como principal agenda a criação do Fórum Metropolitano de Cultura.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!