Últimas notícias

CONFIRA O RESUMO DA GREVE DOS PMS NA BAHIA

PM NA BAHIA EM GREVE
O líder do policiais militares em greve na Bahia, Marcos Prisco, disse nesta segunda-feira (6) que a categoria rejeitou a proposta do governo de reajuste de 6,5% retroativo a 1º de janeiro, feita no domingo (5).Desde a madrugada de quarta-feira (1º), sindicalistas filiados à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra) ocupam a sede da Assembleia Legislativa, situada no CAB, em estado de greve. Na ocasião, Marco Prisco, presidente da Associação, informou que os manifestantes só sairão do local após serem atendidos por algum representante do governo do estado.
Prisco disse que a oferta do governo baiano para colocar fim à greve dos PMs não é nova. "Essa proposta é linear e vale para todos os servidores públicos. Ela já foi feita e recusada há duas semanas", afirmou.
O clima provocado pelo cerco das forças do governo ao prédio da Assembleia Legislativa de Salvador, onde os PMs estão acampados, preocupa o líder grevista. Prisco teme um confronto. "Se o Exército invadir o prédio pode acontecer uma catástrofe. Não posso controlar a reação da categoria. Pode ser uma tropa armada contra outra tropa armada", afirmou.
Segundo o líder grevista, cerca de 4 mil pessoas, entre policiais e seus familiares, incluindo cerca de 300 crianças, ocupam o prédio da Assembleia. "A força não vai evitar o fim da greve ou o movimento".
Segundo o secretário de comunicação do governo da Bahia, Robson Almeida, a proposta não oferece anistia aos policiais que tiveram prisão preventiva decretada. O governo informou também que está aberto a negociações com os PMs, desde que eles suspendam a greve.
CONFIRA O RESUMO E AS CONSEQUENCIAS DA GREVE NA BAHIA

HomicídiosO balanço da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) revela que 56 pessoas foram mortas das 21h de terça-feira (31), dia em que foi decretada a greve por parte dos policiais militares, até as 18h30 deste sábado (4). O dia que somou maior número de mortes foi nesta sexta-feira (3), com 31 registros. Outras 14 mortes foram registradas nesta quinta-feira (2). Ainda segundo a secretaria, 43 homicídios foram cometidos em Salvador. Outros 13 foram registrados na Região Metropolitana de Salvador.

Das 21h de terça (31) até as 22h deste domingo (5), foram registrados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) 86 homicídios e 199 furtos ou roubos a carros em Salvador e Região Metropolitana. A greve foi decretada na noite de terça-feira (31).
12 POLICIAS IRÃO RESPONDER POR ROUBO QUALIFICADO.
O governo da Bahia informou neste sábado (4) que os doze policiais grevistas que cometeram algum tipo de infração do ponto de vista legal devem responder por roubo qualificado, pelo fato de terem retido viaturas, incitação à violência e formação de quadrilha

Seis instituições de ensino superior da BA suspendem aulas nesta segunda
Seis instituições de ensino superior suspendem a aulas nesta segunda-feira (6) na Bahia. A UNIME suspendeu as aulas nas unidades de Salvador, Lauro de Freitas e Itabuna. A faculdade Área 1, localizada em Salvador, também suspendeu as aulas nesta segunda-feira, mas mantém o funcionamento dos setores de atendimento.
As unidades da FTC de Jequié, Feira de Santana e Itabuna também resolveram suspender as atividades na manhã desta segunda-feira. Já a unidade da FTC em Salvador, apenas as atividades acadêmicas estão suspensas no turno matutino. A Faculdade Social da Bahia, localizada no bairro de Ondina, em Salvador, também suspendeu as atividades nesta segunda-feira. A Unijorge, além das atividades acadêmicas, suspendeu também as funções administrativas da instituição. A Unifacs também cancelou as atividades nesta segunda-feira.
O sindicato dos estabelecimentos de ensino particular da Bahia informou que, devido à greve da Polícia Militar, o sindicato dos estabelecimentos de ensino particular da Bahia decidiu suspender as aulas desta segunda-feira (6). Segundo o presidente do sindicato, Natálio Dantas, a orientação de cancelar a volta às aulas tem como objetivo manter a integridade física de alunos, professores e funcionários das instituições.

Dirigente da Aspra, que representa PMs grevistas, é preso na Bahia

Um soldado da PM e dirigente da Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares do Estado Bahia (Aspra) foi preso na madrugada deste domingo (5), segundo o governo do estado, e encaminhado a sede da Polícia do Exército, na Avenida Paralela, em Salvador.
O PM é lotado na Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental (COPPA). Segundo o governo, ele é suspeito de formação de quadrilha e roubo de patrimônio público, referente à retenção das viaturas.
A prisão dele é a primeira cumprida dos 12 mandados de prisão expedidos pela Justiça da Bahia contra integrantes do movimento grevista. De acordo com o governo, as outras 11 prisões devem ser executadas durante este domingo.
O presidente da Aspra, Marco Prisco, informa que o soldado, apesar de ser dirigente da associação, não estava acampado na Assembleia Legislativa e trabalhava no momento em que foi preso. Prisco diz que ele é auxiliar do major Nilton Machado e que, por isso, não teria paralisado as atividades. Já o governo do estado relata que foi o próprio major que efetuou a prisão. Prisco afirma ainda que foi informado sobre a prisão pela esposa do soldado.

Homens atiram contra sede da TV Oeste, afiliada da TV Bahia

Por volta das 1h45 da madrugada, no município de Barreiras, a sede TV Oeste, afiliada da TV Bahia no estado recebeu três tiros disparados por dois homens a bordo de uma motocicleta. Os disparos atingiram o letreiro do prédio e a porta principal da sede.
No momento do ocorrido, dois vigilantes faziam a segurança na TV Oeste. Os autores dos disparos conseguiram fugir e a polícia investigará os suspeitos. Ninguém ficou ferido na ação.
Atentados
Além da afiliada da TV Bahia, outros estabelecimentos receberam tiros na madrugada deste sábado (4). O Banco do Brasil da localidade de Barreirinhas e uma loja de roupas do centro da cidade também sofreram atentados.

De acordo com as informações do comandante Osival, responsável pelo 10ª Batalhão de Polícia Militar, foram enviadas quatro viaturas para fazer o policiamento na área dos atentados desta madrugada.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!