quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dia de finados no Conde

A tradicional festa dos mortos acontece todos os anos no dia 02 de Novembro. Parentes e amigos vão todos os anos enfeitar e acender velas em túmulos nos cemitérios.

Na cidade de Conde não é diferente além das flores, grinaldas e velas, é celebrada duas missas que antes era na própria capela do cemitério Nossa Senhora da Conceição esteve ano e no ano passado foram na Matriz. Listas com nomes dos falecido é sempre muito grande. Diante dos túmulos pessoas fizeram suas orações, alguns até choraram a perda do seu ente-querido, outros riam e festejavam, muito até aproveitavam para um bom papo.

O local até o final desta matéria estava todo iluminado, o cheiro de velas eram fortes que até sufocava. Essa ocasião é muito especial para os católicos, que acreditam que a vela é um símbolo da vida, vida em Jesus.

Vendedores ambulantes aproveitaram a ocasião para comercializar velas, flores, grinaldas até lanche. Encontramos vendendo velas foi o Vavá é sua esposa, quem estava comercializando suas belas grinaldas foi à empresária Arlinda Alves, aproveitei e comprei uma. Tinha grinaldas até de trinta reais, o que estava barato eram as velas que custam de um real á um real e cinqüenta centavos.

Percebi que no ano passado a cidade ficou lotada, não tinha como andar dentro do cemitério, as ruas principais que dão acesso ao principal cemitério, ficou lotada. Este ano nem parecia finados tava tudo tão tranqüilo, poucas pessoas durante o dia, a noite é que foram chegando mais, mesmo assim o efetivo foi pouquíssimo, porque será?

Segundo um fervoroso católico seu Paulo a fé esta caindo. Mais a maioria dos túmulos estavam enfeitados.

Este ano a rua principal do cemitério estava interditada para os veículos passarem. Guardas municipais estavam em prontidão, quem estava em frente ao cemitério para qualquer imprevisto era uma viatura da PM. Não ouve tumulto.

Feriado do dia 2 de finados com vitimas de transito no Conde

Colisão no Sitio Pituaçú em Conde uma das vitimas vinham do cemitério.

O SAMU e policia militar foram acionados por volta das 21hs e 40mn o fato aconteceu em Sitio Pituaçú. A informação era que havia uma colisão entre moto e um carro prata..

Chegando ao local constataram que uma moto CG FAN 125 conduzida por Jose Moreira da Silva e um gol conduzido pelo senhor Pedro Carneiro da Silva de 41 anos. Na versão do condutor do Gol, foi que havia uma caminhonete estava parada em frente (pista) quando o mesmo tentou parar atrás para poder ultrapassar(o caminhão), foi tudo tão rápido disse o condutor do veículo, concluindo o mesmo falou que o motociclista bateu na traseira do seu veículo(gol).

O gol no impacto caiu em uma ribanceira de aproximadamente 8 metros estava muito escuro não dava para ver o carro.

A informação da policia militar que estavam isolando a área relatou a nossa reportagem que o gol estava parado na PB 018 sentido Conde Jacumã quando o motoqueiro que vinha trafegando na mesma bateu na traseira do Gol que não estava sinalizado. O condutor do gol, uma idosa e uma outra pessoa que vinha com os mesmo não tiveram nenhum arranhão. Já o motociclista e duas mulheres que vinham com o mesmo foram socorridos para o hospital de emergência e trauma. Uma das vitimas estava em estado grave.

Conversamos com a esposa do condutor da moto que estava chorando muito inconformada com o fato acontecido. Ela disse que estava acendendo velas no cemitério quando recebeu a noticias. Eu dei muito conselho a ele, mais ele não quis me ouvir saiu pra beber com raparigas (amantes), disse a esposa do José Moreira.

Mais uma vez agente fala bebida e direção não combinam.