segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O leilão da festa do padroeiro de Gurugi





A comunidade de Gurugi no município de Conde na Paraíba, esteve esses dias de festa em homenagem ao santo padroeiro. São Sebastião, soldado romano morto por desobedecer às ordens do imperador para matar cristãos, estava sendo saudado por seus fiéis com 09 dias de festividade, iniciada no último dia 10, quando foram erguidos três mastros em frente à capela.

Nos dias 22 e 23(sabado e domingo de janeiro), últimos dia das comemorações, os moradores daquela comunidade fizeram da festa um patrimônio cultural do povo(é certeza todos os anos ter um leilão aberto ao público com os frutos colhido da própria terra).

Novenas, procissões e missas marcaram o lado religioso da festa. Um arraial com danças como a do coco de roda, estão entre as atrações culturais. Os dois aspectos formam a identidade cultural do povo de Gurugi e Ipiranga.

Foi convidado para abrilhantar a noite de sábado (22) o cantor de brega Kamilo Faion.

Confira nas fotos os produtos da terra que foram leiloados na noite de Domingo( no encerramento da festa).

Em Pitimbú dois homens são executados a tiros


Alexandre Mendes da Silva, 20, e Luciano Silva de Abreu, 26, conhecido por David, foram executados com vários tiros na cabeça por volta das 23h30 desta sexta numa bar em Pitimbú. A polícia informou que os assassinos chegaram numa moto.

Alexandre foi atingido por vários disparos. Segundo a polícia, Luciano é foragido de um dos presídios da Capital e foi morto com a própria arma tomada dele por um dos executores. As duas vítimas estavam acompanhadas com duas mulheres na mesa do bar localizado no Centro de Pitimbú.

No local do crime foi encontrada uma moto preta roubada e a polícia agora investiga a participação das vítimas em diversos crimes na região como explosões a bancos e até um homicídio recente ocorrido em Pedras de Fogo.

Segundo a policia local, que é possível que Luciano seja o preso que fugiu pela porta da frente de um dos presídios de João Pessoa vestido de mulher. A casa alugada pelos dois homens mortos será vasculhada pela polícia que busca armas e explosivos.

As duas mulheres que estavam com as vítimas no momento do crime foram levadas para a delegacia de Pitimbú para prestar esclarecimentos. A polícia trabalha com a hipótese de acerto de contas entre bandidos por causa do envolvimento de Alexandre e David com o mundo do crime. Os acusados continuam foragidos.

Erundina aconselha Dilma a não se intimidar

Mulher, solteira, migrante nordestina e filiada a um partido temido por determinados setores da sociedade à época. Contra todas essas adversidades, Luiza Erundina fez história ao se tornar a primeira mulher eleita para comandar a maior cidade do país no final dos anos 80, então pelo PT. Duas décadas depois, a ex-prefeita de São Paulo é uma das principais coordenadoras da bancada feminina no Congresso e uma entusiasta confessa do governo da primeira presidenta do Brasil. Do alto de sua experiência política, Luiza Erundina pede a Dilma Rousseff que não se esqueça que a sociedade, apesar dos avanços dos últimos anos, ainda é menos tolerante com os erros de uma mulher na vida pública do que seria com os desacertos de um homem.

“A sociedade é mais complacente com os homens. É mais tolerante com o homem do que com a mulher. Por isso a gente acerta, na média, mais que os homens, porque somos submetidas a mais exigências. Nós temos de dar certo. É praxe o homem nem sempre dar conta da responsabilidade, trair o voto popular. Como não temos precedentes, a responsabilidade que cai sobre nossos ombros é maior.”

Reeleita para seu quarto mandato de deputada federal pelo PSB, a ex-petista, baseada na sua experiência na administração de São Paulo, Erundina dá conselhos a Dilma sobre como enfrentar o eventual preconceito. “Primeiro, não se sentir vítima. Sei que ela não se sente. Nunca me senti vítima, transformei a discriminação em bandeira de luta. A gente só vai eliminar essa desigualdade de gênero quando houver mudança de cultura. Segundo, não se intimidar. Tem de ir para cima. A bandeira da luta é permanente. Acredito que ela administrará isso muito bem. Para uma mulher com o nível de politização e vivência dela, isso não será problema”, afirma a deputada.

Helicóptero da ‘TV Globo’ é atingido por tiro no RJ


A Rede Globo informou, no telejornal Bom Dia Brasil, que um helicóptero da emissora foi atingido por pelo um tiro na manhã desta segunda-feira enquanto se preparava para realizar imagens de uma operação policial no Morro da Mineira, no Rio de Janeiro. O piloto foi obrigado a realizar um pouso forçado no Aeroporto de Jacarepaguá.

Segundo a emissora, pelo menos um dos projéteis atingiu a região próxima ao rotor de cauda da aeronave, modelo Eurocopter AS-350 B2. Além do piloto, estavam a bordo o operador de sistemas e uma repórter. Ninguém se feriu.

Chuvas provocam cheias nos rios Taperoá e Paraíba


O final de semana foi de chuvas em toda a Paraíba, como vinha alertando a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Na região do Cariri, os índices pluviométricos provocaram cheias nos rios Taperoá e Paraíba e, consequentemente, aumento no volume d'água no Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que já recebeu mais de 7 milhões de metros cúbicos d'água (aumento de 20 centímetros na lâmina d'água).

Açude Epitácio Pessoa já recebeu mais de 7 milhões de metros cúbicos d'água, um aumento de 20 centímetros na lâmina Foto: Xico Morais/DB/D.A Press A expectativa é que hoje pela manhã o reservatório, que abastece Campina Grande e mais 15 municípios do Compartimento da Borborema, chegue a uma recarga superior a 8,5 milhões de metros cúbicos, com um aumento de 24 cm na régua de medição. A leitura será feita às 7h por Everaldo Jacobino de Moura, responsável pelo posto do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), que administra o manancial no município.

Além das cidades cujos riachos desaguam nos rios Taperoá e Paraíba, a Aesa registrou chuvas em municípios de outras regiões. Os açudes de várias cidades receberam água; inclusive, alguns transbordaram, especialmente os de pequeno e médio porte.

Em Campina Grande não foi diferente, mas apesar de uma madrugada chuvosa, ontem, a Defesa Civil da cidade não registrou nenhuma ocorrência e não recebeu nenhum pedido de socorro, nas cerca de 20 áreas de risco locais. Apesar da "tranquilidade" dos moradores, a chuva levou o lixo aos canais. Em muitas ruas, era ele quem tomava conta, como no caso da rua Severino Verônica, no bairro da Rosa Mística.

Polícia apreende 18 quilos de drogas enterradas dentro de tonel

    Políciais militares da Força Tática do 7º Batalhão aprenderam, neste domingo (22), aproximadamente 18 kg de uma substância se...