Últimas notícias

Criadores de gado de Conde vacine seu animal e entrevista com Secretário na J.A

Entrevista com secretário da Agricultura de Conde e a coordenadora da EMATER

Na ocasião Juscelino falou da distribuição de sementes e terraplanagem para os pequenos agricultores. Falou também do projeto que foi implantado no município a iniciativa para os agricultores que plantam O projeto já funciona onde os agricultores plantam e vendem os seus produtos bem mais barato e ainda recebem uma ajuda em custo do governo federal. Além das sementes. Juscelino falou ainda que existe um cadastro, qualquer agricultor pode receber sementes basta comparecer na secretária de agricultura. Falou ainda que existe um projeto de reaproveitamento do que sobrar dos produtos que os agricultores não conseguirem vender. Onde falaremos nas próximas matérias.



A EMATER -CONDE-PB avisa:
Alerta aos criadores de Gado do municipio de Conde para a vacina contra a febre aftosa, a vacina é obrigatória e deve ser comprovada e vai até o dia 30 deste mês.
Vacine seu Rebanho.

O que a febre aftosa?

É uma enfermidade altamente contagiosa que ataca a todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos, e muito menos os carnívoros, mamíferos; os animais solípedes são resistentes. Dá-se em todas as idades, independente de sexo, raça, clima, etc., porém há diferenças de suscetividade de espécie.

A doença é produzida pelo menos por seis tipos de vírus, classificados como A,O,C,SAT-1,SAT-2 e SAT-3, sendo que os três últimos foram isolados na África e os demais apresentam ampla disseminação. Não há transmissores de aftosa, o vírus é vinculado pelo ar, pela água e alimentos, apesar de ser sensível ao calor e a luz.

A imunidade contra um deles não protege contra os outros. Além disso, constataram-se alguns subtipos dos vírus citados, com a particularidade de que uns causam ataques mais graves que outros e alguns se propagam mais facilmente. Esta complexidade, apresenta um aspecto muito desfavorável, pois um animal atacado por um tipo de vírus, embora ofereça resistência ao mesmo, é ainda suscetível aos outros tipos e subtipos.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!