Últimas notícias

Secretária de Saúde de Conde garante que o aluno de 03 anos não está com minigite


Segundo a coordenadora a escola das Coreana(escola São Francisco) pode funcionar normalmente sem problema.

A secretária Municipal de Saúde de Conde, através da vigilância epidemiológica vem informar a todos que não está acontecendo caso de meningite em nosso município, trata-se de um caso de Encefalite viral, e informa ainda que é um caso isolado, onde a criança F.G.S. de 03 anos, apresenta imunidade baixa e complicações respiratórias e desenvolveu uma inflamação no encéfalo (parte do cérebro) nos últimos dias, A criança é aluno da escola Particular São Francisco).

A vigilância visitou a escola e constatou que as instalações físicas estão perfeitamente adequadas e que a escola está apta a reiniciar as aulas a qualquer momento. Informando ainda, não há necessidade de nenhuma medida de precaução, pois se fosse necessário a Secretária convocaria.

O que é Encefalite?
Encefalites são inflamações agudas do cérebro, comumente causadas por uma infecção viral. Podem ser causadas por uma infecção bacteriana, como na meningite bacteriana, ou podem ser uma complicação de outras doenças infecciosas, como a raiva (viral) ou sífilis (bacteriana). Acontecem em certas infestações parasitas e protozoárias, como toxoplasmose, malária, ou meningoencefalite amoébica primária. Também podem ocorrer encefalites em pessoas com o sistema imune comprometido. Uma lesão cerebral acontece quando o cérebro inflamado é empurrado contra o crânio, o que pode conduzir à morte. Como sinônimos de encefalite, temos: inflamação do Encéfalo e Síndrome de Rasmussen.
Como tipos de encefalite, temos: Encefalite viral; Encefalomielite; Meningoencefalite; Encefalite límbica; Leucoencefalite hemorrágica aguda.
Sinais e Sintomas de Encefalite
Pacientes com encefalite sofrem de febre. Dor de cabeça, e fotofobia com fraqueza e convulsões são comuns. Com menos freqüência, pode acontecer dureza no pescoço, em casos raros de pacientes que também sofrem de dureza nos membros, lentidão nos movimentos e desajeitamento. Isso depende de qual parte específica do cérebro está envolvida. Os sintomas das encefalites são causados pelos mecanismos de defesa do cérebro que são ativados para livrá-lo da infecção. Outro sintoma de encefalite é alucinação.
Outros sintomas podem envolver: Afetação meníngea, com meningismo ou rigidez na nuca e cefaléia; Alterações de consciência, com letargia, que pode progredir ao estupor e coma; Alterações de linguagem e afasia; Alterações visuais, auditivas e sensoriais; Diabetes insípido ou secreção inadequada de ADH, nos casos em que o hipotálamo e a hipófise são afetados.
Tratamento
Normalmente, encefalites são doenças virais, o que significa que não são usados antibióticos para tratá-las. A única vacina disponível para prevenção é para a encefalite japonesa.
Com a exceção da encefalite por herpes, o esteio de tratamento é alívio do sintoma. As pessoas com encefalites são mantidas hidratadas com fluidos IV, enquanto é monitorado o cérebro. Anticonvulsivos podem ser dados para controle de ataques epilépticos. Esteróides não foram estabelecidos como sendo efetivos. Encefalite de herpes podem causar morte rápida se não diagnosticada e tratada prontamente. O tratamento indicado é Aciclovir (Zovirax) dado por IV durante 2-3 semanas. Atualmente, o uso de Ribavirin (Rebetol, Virazole), no tratamento de crianças com encefalite de La Crosse, está sendo estudado.

Nesta terça(11) a coordenadora Amalia (NA FOTO)estará sendo entrevistada pelo reporte W. Assunção na rádio J.a as 7hs e 30 da manhã no programa Noticias em Debates. Participe tirando suas dúvidas ligando 3298 2198.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!