Últimas notícias

Presidiários da PB podem estar livres a partir de 2ª feira

A partir da próxima segunda-feira (4), entrarão em vigor as mudanças na lei 12.403 do Código Penal Brasileiro, onde 98% dos delitos passarão a ser afiançáveis pelo Juiz ou pelo delegado. Com a nova lei, 2.855 apenados da Paraíba podem ser beneficiados.

De acordo com o Secretário de Administração Penitenciária do Estado, Harrysson Targino, a população carcerária paraibana hoje é formada por 8.100 apenados - destes, 35 % estão sob regime provisório, ou seja, sem condenação criminal.

A lei anterior determinava que, sempre que possível, o preso temporário deveria ficar separado do condenado. Agora a lei diz que o preso temporário não pode ficar na mesma unidade que o condenado sob nenhuma hipótese.

As mudanças visam diminuir o número de ingresso aos presídios.

De acordo com Cláudio Lameirão, presidente da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados da Polícia da Paraíba – ADEPDEL, o Brasil é o 3º país com maior número de população carcerária do mundo, com 500 mil presidiários. Perdendo apenas para os Estados Unidos (2º) e China (1º).

O Governo do Estado já autorizou a aquisição de mil tornozeleiras eletrônicas para instalar nos presos que serão liberados.

Em uma reunião realizada no começo da semana, Targino debateu com autoridades da área carcerária e do sistema judiciário as ações que serão desencadeadas para identificar os detentos que se enquadram nos benefícios da nova lei.

Resumo em 15 tópicos sobre as mudanças da lei 12.403

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!