Últimas notícias

NO CONDE A PREPARAÇÃO DA SEMANA SANTA









Na quarta-feira Santa, à noite, existe uma tradição muito antiga e comovente que se faz na maior parte das cidades do interior do Brasil. É a procissão do encontro entre Nossa Senhora das Dores e o Bom Senhor Jesus dos Passos.
As Mulheres fazem uma procissão carregando a imagem de Nossa Senhora das Dores, com cantos penitenciais, com as figuras bíblicas das “mulheres piedosas”: Verônica, que teria enxugado o rosto ensangüentado de Jesus numa toalha, na qual ficou estampada a sua face; Maria Madalena e outras mulheres que acompanharam a caminhada de Jesus para o Calvário.
Outra procissão é feita só pelos homens, que carregam a imagem do Senhor dos Passos, figura de Jesus Cristo coroado de espinhos, ensangüentado, escarrado e carregando uma cruz às costas. Em determinado local se dá o encontro. Um pregador faz a dramatização da cena, recordando o que aconteceu na Sexta-feira Santa. Faz um apelo à conversão, recorrendo à dramaticidade da dor de Nossa Senhora e das Dores e sofrimentos de Jesus. o sermão tem o costume de ser mais exortativo. Após o sermão, a Verônica entoa um hino e mostra a toalha ensangüentada com a face esculpida no pano.

- A cerimônia do Lava-pés

A cerimônia do Lava-pés vem educar a comunidade para o serviço. Essa cerimônia costuma ser bem dramatizada pela piedade popular. O celebrante representa Jesus de Nazaré que lava os pés de seus discípulos.
Em algumas comunidades, os apóstolos são caracterizados por 12 homens, ou meninos, vestidos conforme a época de Jesus e recebem um pão abençoado.
Após a celebração da eucaristia, dá-se a desnudação dos altares. O Santíssimo Sacramento é levado para um altar lateral ou capela, sendo acompanhado por uma pequena procissão no interior da Igreja, ao som das matracas, cuja origem está ligada às catacumbas dos antigos cristãos.
Após a procissão os altares são despidos de toalhas, flores e ornamentos; e se cobrem com panos roxos os crucifixos e imagens. O Santíssimo Sacramento é velado com orações e cantos, durante toda a noite e até a hora da celebração da morte do Senhor, na sexta feira Santa.

No Conde essa matéria foi feita dia 16/abril/2011
Na Paróquia de nossa senhora da Conceição não é diferente, ontem( 15 de Abril) por exemplo, por volta das 19hs saiu da capela são Francisco a procissão das mulheres carregando a imagem da santa Ns das Dores. Enquanto quê da Matriz saia os homens carregando a imagem Senhor dos passos carregando a cruz. o O encontro foi na praça Ilza Ribeiro com o apoio do carro de som doado pelo Sistema J.A. A missa foi celebrada na Matriz pelo padre Eliezer.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!