Últimas notícias

FAMÍLIAS PARAIBANAS PODERÃO PERDER O DIREITO DO BOLSA FAMILIA


A ausência da informação ou a desatualização dos dados de crianças e jovens em idade escolar pode levar, já em maio, ao bloqueio de benefícios para a família

Neste mês de abril, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) está advertindo 25.449 beneficiários do Programa Bolsa Família na Paraíba com integrantes em idade escolar não localizados no acompanhamento da frequência escolar feito pelo Ministério da Educação (MEC).

Foram identificados não localizados em 217 municípios paraibanos. Ao todo, o risco de corte pode atingir 4,5% dos 552 mil 458 beneficiários paraibanos.

Em todo o País, o MEC detectou 615 mil famílias beneficiárias do programa sem crianças matriculadas na rede escolar.

Veja nota do Ministério da Justiça:
Essas crianças e esses adolescentes não são localizados porque a escola não foi identificada no Cadastro Único ou porque a informação está desatualizada.

Caso a situação permaneça inalterada, os benefícios dessas famílias serão bloqueados em maio.

A ação visa identificar a escola dos beneficiários no sistema do MEC, fazer a matrícula de quem esteja fora dela e inserir no acompanhamento familiar da assistência social as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Assim, busca-se garantir a frequência escolar dos beneficiários na faixa etária de 6 a 17 anos, um dos compromissos obrigatórios do programa partilhado entre as famílias e os governos locais.

Os municípios e as famílias terão até 31 de outubro para atualizar a informação da escola dos integrantes incluídos na ação e evitar que o benefício seja cancelado em novembro.

A expectativa é que, com a mobilização proporcionada pela ação, os 572.233 jovens e crianças passem a ter a frequência escolar acompanhada.

Nenhum comentário

Deixe aqui o seu comentário!